terça-feira, 1 de março de 2011

COMO RESTAURAR UM CASAMENTO

Ezequiel 37: 1-3

“Eu senti a presença poderosa do SENHOR, e o seu Espírito me levou e me pôs no meio de um vale onde a terra estava coberta de ossos.
Ele me levou para dar uma volta por todos os lugares do vale, e eu pude ver que havia muitos ossos, muitos mesmo, e estavam completamente secos.
Então o SENHOR me disse: —Homem mortal, será que esses ossos podem ter vida de novo? Eu respondi: —SENHOR, meu Deus, só tu sabes se podem ou não.

Assim como na passagem acima, muitos casamentos estão mortos e secos que parece não haver nenhuma esperança. Estão como aqueles ossos secos: mortos, desconectados, sem nenhuma expectativa de mudança e em algum tipo de sepultura. Enterrados em coisas pecaminosas ou nas “sepulturas” de suas próprias razões, casais não salvos ou que se desviaram dos caminhos do Senhor, não têm força para sair de onde foram sepultados. Sem “pele”, sem “carnes”, sem “tendões”, frios e inertes, não há mais nada para sustentá-los. Não há mais vida, nem cor. Não há mais planos, nem sonhos. Suas casas se tornaram sepulcros tristes e sombrios. Porque estão mortos e secos, estão também separados e espalhados. Não há mais amor, nem emoção ou sentimento ao se tocarem. Estão na mesma casa, na mesma cama, porém distantes, sem nenhuma unidade. Conselhos e sugestões para casais assim são como flores para um sepulcro. Em breve, as flores se secam, e tudo volta a ser como era: ossos secos, mortos e separados. Quando ávida se vai, o pecado vem, a morte entra e tudo se torna seco.
Alguns cristãos caíram e morreram espiritualmente, afastando-se de Deus e então se casaram. Outros casaram-se e depois caíram numa situação desolada e agora estão presos em suas sepulturas. Alguns foram mortos por seus próprios pecados e envolvimento pecaminosos; outros foram presos por suas próprias razões e cobiças. Quando um casal chega a uma condição dessa, sentimo-nos incrédulos diante da possibilidade de restauração e apenas ousamos dizer como o profeta Ezequiel disse: “Tu o sabes”. Haveria alguma esperança? Duvidamos até mesmo se o próprio Deus seria capaz de fazer algo.

Ouvir a voz do Filho de Deus

Graças a Deus que o Seu poder e vida não estão limitados a condição humana! Deus é o Autor da vida (Atos 3:15) e quem a todos dá vida, respiração e tudo mais (Atos 17:25). Como Deus restaura o caos? Dando vida! E como podemos receber essa vida? Ezequiel 37: 11-13 “O SENHOR me disse: —Homem mortal, o povo de Israel é como esses ossos. Dizem que estão secos, sem esperança e sem futuro.
Por isso, profetize para o meu povo de Israel e diga-lhes que eu, o SENHOR Deus, abrirei as sepulturas deles, e os tirarei para fora, e os levarei de volta para a terra de Israel.
Eu vou abrir as sepulturas onde o meu povo está enterrado e vou tirá-los para fora; aí ficarão sabendo que eu sou o SENHOR”.
Aquilo que aos nossos olhos parecem sem esperança, para Deus é uma ótima oportunidade de manifestar Sua vida e poder! A vida está no Espírito e o Espírito está na Palavra! Quando a Palavra de Deus chega, o Espírito que dá vida vem. Como resultado, aquilo que estava morto é reavivado. Quando temos vida, temos poder para vencer a morte. No Evangelho de João no capítulo 5 e versículo 25, o Senhor Jesus disse: Em verdade, em verdade vos digo, que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de deus, e os que a ouvirem viverão”. Assim, para que haja restauração, precisamos ouvir a Palavra do Filho de Deus! O Senhor é o Salvador dos mortos. Se dermos ouvidos à Sua Palavra, mesmo o mais forte sepulcro não será capaz de impedir o operar da salvação de Deus.

Ser iluminado e arrepender-se

Quando a Palavra de Deus chega, Sua luz também chega. Antes, porque estávamos mortos, estávamos em trevas e em confusão. Mas, tão logo tocamos a vida de Deus, ganhamos luz; “A vida estava nEle, e a vida era a luz dos homens” (João 1:4). Por meio da Palavra de Deus , vemos nossa própria condição. Assim, ao sermos iluminados podemos nos humilhar diante do Senhor e orar: “Senhor, confesso que não sou apenas doente e pecaminoso, admito que estou morto e seco, simplesmente porque me afastei de ti. Senhor, porque não temos dado ouvido à Sua Palavra, nosso casamento se tornou um sepulcro frio e sem vida. Ó Senhor, precisamos que Tua vida entre em nossa casa. Precisamos que Tu sopres o fôlego de vida em nós para que possamos ter vida. Ó Senhor, reaviva-nos e restaura-nos!”.
É uma benção perceber que estamos mortos, reconhecendo a seriedade de nossa situação, e é uma benção ainda maior percebermos que o Senhor, e somente Ele, pode e quer restaurar nosso casamento por meio da Sua Palavra viva - Então Jesus afirmou: —Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá (João 11:25).

Extraído do livro: Casamento - raízes de amor? ou raízes de amargura?

Nenhum comentário: