terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

AS 42 JORNADAS NO DESERTO – CAPÍTULO 141

Por: Luiz Fontes


27ª Estação – Moserote (parte 1)

TEXTOS: Números 33:30; Deuteronômio 10:6-7

Vamos estudar a 27ª estação da peregrinação do povo de Israel pelo deserto. Temos tido esse maravilhoso privilégio da parte do Senhor de estar estudando jornada após jornada. Começamos lá em Ramessés, quando o povo de Israel saiu do Egito graças à mão forte de Deus. E, assim, viemos estudando, estação após estação. Agora estamos aqui, nessa 27ª estação que está em Números 33:30:

“Saíram de Hasmona e acamparam em Moserote”.

Avançando no estudo sobre essa estação, antes de entrarmos na aplicação espiritual precisaremos compreender uma aparente contradição que existe em relação a ela. Moserote nos revela a transição da antiga geração para a nova, assim como já vimos em Hasmona, a 26ª estação. Deuteronômio 10 é um capítulo muito importante para nós entendermos essa estação. Os versículos 6 e 7 fazem menção acerca dela, embora não esteja aparentemente claro. Por isso, é necessário fazermos uma leitura detalhada, específica. Aqui em Deuteronômio 10 encontramos algumas verdades muito interessantes:

6 Partiram os filhos de Israel de Beerote-Benê-Jaacã para Mosera. Ali faleceu Arão e ali foi sepultado. Eleazar, seu filho, oficiou como sacerdote em seu lugar. 7 Dali partiram para Gudgoda e de Gudgoda para Jotbatá, terra de ribeiros de águas.”

Observem a expressão Beerote-Benê-Jaacã. Essa é uma estação para Mosera (Moserte). Veja que esse texto diz que eles partiram de Benê-Jaacã para Mosera e que em Mosera Arão faleceu e foi sepultado.

Irmãos e irmãs, precisamos examinar a Bíblia com muito cuidado porque, se você ler o capítulo 10 de Números, você vai ver que aqui Moisés está relembrando a peregrinação do povo de Israel – especialmente o que aconteceu no Sinai. Vamos estudar isso de modo que não haja nenhuma confusão. Veja que Números 33:30 cita Moserote, a 27ª estação. Em Números está uma ordem geográfica dessas estações, mas quando lemos Deuteronômio 10:6-7 vemos que precisamos atentar mais, uma vez que em Números aparece Moserote e, em Deuteronômio 10, aparece Mosera. Mosera e Moserote são as mesmas estações. Mas temos que ver um detalhe a mais.

Veja que Deuteronômio diz que os filhos de Israel partiram de Beerote-Benê-Jaacã para Moserote, onde Aarão faleceu. Atentando para a questão ortográfica percebemos que algumas palavras que estão nestes textos de Deuteronômio 10:6-7 necessitam de uma análise, pois ainda estamos diante de uma aparente contradição que precisamos entender. Olhe, por exemplo, uma estação que é citada aqui em Deuteronômio capítulo 10:7: Gudgoda – é a mesma Hor-Hagidgade de Números 33:33; trata-se da mesma palavra no original hebraico. Do mesmo modo, Mosera é a mesma palavra para Moserote.

A palavra Mosera é singular. E Moserote é plural. Toda terminação ote, em hebraico, é plural. Veja que Deuteronômio diz que eles partiram de Beerote-Benê-Jaacã a Mosera. E em Números 33:30 diz que eles partiram de Hasmona e acamparam em Moserote. Então, existe aqui uma aparente contradição. Amados irmãos e irmãs, Números 33:31 diz que eles saíram de Moserote e acamparam em Benê-Jaacã. Vejam... Moserote, Benê-Jaacã... Esse aqui é o versículo 31 de Números 33. Mas, quando vamos para Deuteronômio 10:6, diz o texto que eles saíram de Benê-Jaacã e foram para Mosera. Nada aqui está fora do seu lugar. Temos que entender que eles ficaram dando voltas. Primeiro, eles foram – isso quando partiram. Essa é a ordem cronológica, essa é a ordem geográfica que nós encontramos em Números. Mas em Deuteronômio não está assim – até porque vamos atentar mais detalhadamente para Deuteronômio para podermos compreender melhor esse capítulo. Então, se você está seguindo para a terra de Canaã, você sai de Mosera para Benê-Jaacã. Mas se você está voltando, você vem de Benê-Jaacã para Mosera. Eles passaram uma vez e ficaram lá – essa foi uma estação registrada em Números 33:30. E em Deuteronômio 10:6 diz que eles passaram. Uma vez permaneceram; outra vez passaram. Isso tudo é muito importante.

Vamos ler também Números 33:38-39, onde encontraremos outra aparente contradição:

38 Então, Arão, o sacerdote, subiu ao monte Hor, segundo o mandado do SENHOR; e morreu ali, no quinto mês do ano quadragésimo da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no primeiro dia do mês. 39 Era Arão da idade de cento e vinte e três anos, quando morreu no monte Hor.”

Observe bem: monte Hor. Veja que aqui nesses textos de Números Arão morre em Hor. Mas em Deuteronômio diz que ele morre em Mosera. Outro detalhe é que em Deuteronômio 10 Mosera aparece depois de Benê-Jaacã. Sabemos que toda escritura é divinamente inspirada por Deus e, com absoluta certeza, o Espírito Santo não inspirou nenhuma contradição na Palavra. Aquilo que aparece aqui como uma contradição, à primeira vista, é justamente o que nos ajuda a entender o significado do nome Mosera. Assim, vamos atentar para alguns pontos:

1) Números 33:2 diz que “Moisés escreveu as suas saídas, caminhada após caminhada, conforme o mandado do SENHOR”. Então, aqui você vê que o propósito de Números 33 é nos mostrar cada uma dessas estações em suas respectivas ordens de saída. Já o propósito de Deuteronômio é preparar o povo para entrar na terra. Precisamos saber qual o propósito de Números 33 e também o propósito do livro de Deuteronômio.

2) Além disso, precisamos ver o que quer dizer Deuteronômio 10. Ao fazer um estudo geográfico, detalhado, veremos que Israel chega agora nos territórios de Moabe, bem próximo de entrar na terra de Canaã. Esse capítulo 10 de Deuteronômio é um discurso de Moisés, e os versículos 6 e 7 constituem um parênteses. Leia atentamente que você vai perceber isso. Aqui em Deuteronômio 10 Moisés está recordando os acontecimentos do monte Sinai. Agora, se você prestar bastante atenção vai notar que ele coloca as palavras dos versículos 6 a 9 de Deuteronômio 10 entre parênteses. Isso porque o foco inicial é outro, ou seja, ele está mencionando nesse exato momento os acontecimentos lá do monte Sinai. Quando lemos os versículos 1 a 5, vemos que todos os acontecimentos citados referem-se ao monte Sinai. Mas os versículos 6 e 7 mencionam o momento em que eles estão retornando. Israel esteve dando voltas na região do monte Seir. E quando passaram pela primeira vez estiveram aqui em Mosera (ou Moserote). Mas depois que voltam, Arão morre. Aqui eles já haviam passado por várias estações, e depois dessa volta é que Arão morre. Então, fica claro que os versículos 6 e 7 são um parênteses, pois focam a escolha da tribo de Levi, ocorrida lá no monte Sinai, em que os levitas foram escolhidos por Deus para ministrarem no Tabernáculo. Somente eles podiam levar a Arca. Então Moisés menciona aqui a morte de Arão e, depois, diz que Eleazar, o filho de Arão, prosseguiria no sacerdócio no lugar de seu pai. É isso que Moisés recorda ao povo aqui. Ele cita essas estações entre parênteses para mencionar a morte de Arão, porque a morte de Arão está ligada à questão do sacerdócio – escolha de Deus lá no monte Sinai. Creio que aqui esses parênteses existem com o propósito de evidenciar a fidelidade de Deus e Seu mover na Sua obra.

3) O terceiro ponto que preciso compartilhar com vocês para entendermos melhor essa estação é que devemos saber que o contexto geográfico de Moserote é o monte Seir. Nessa região há muitos lugares, e um deles é o monte Hor. Foi justamente no monte Hor que morreu Arão (Nm 33:38). Mas em Deuteronômio 10:7 diz que ele morreu em Mosera, mencionada no versículo 31 de Números capítulo 33 como Moserote (plural de Mosera). Então, Mosera é o mesmo que o monte Hor, um lugar lá no monte Seir. Assim, tudo isso fica muito claro.

4) A sequência da viagem aqui nesse ponto é a seguinte: eles acamparam primeiro em Mosera; de Mosera (ou Moserote) passaram para Benê-Jaacã; depois, por Hor-Hagidgade, por Jotebatá, Abrona, Eziom-Geber e Cades. Depois retornaram, passando por Mosera. Precisamos compreender que aqui em Deuteronômio essas estações não estão apresentadas em ordem geográfica, como vemos em Números 33. Temos ainda que entender que eles estavam dando voltas no monte Seir. Uma vez acamparam e outra vez passaram. Moserote, como é plural, corresponde a vários lugares. E um desses lugares é Mosera, onde está o monte Hor, onde Arão morreu.

Moserote é uma palavra muito significativa. Precisamos estudá-la para compreender o que de fato Deus deseja nos falar, estudando-a no léxíco hebraico que foi preparado pelo Dr. Jemes Strong. Ele foi um professor de teologia exegética entre 1868 e 1893. Esse irmão trabalhou durante 35 anos de sua vida para preparar a concordância chamada Strongs (ou concordância exaustiva da Bíblia Strongs), material publicado primeiramente em 1890, riquíssimo, um dos maiores trabalhos que nós podemos encontrar hoje com relação ao grego e ao hebraico. Segundo o Strongs, o significado dessa palavra é “carregar o jugo com o outro; ser aprisionado; vínculo; aquilo que ata; aquilo que aperta duas ou mais coisas ou mesmo pessoas, que estabelecem relacionamentos”.

É isso que você vai entender aqui com essa palavra. Creio que é isso que Deus deseja nos ensinar, alguns princípios para a nossa vida, para a nossa edificação; mostrar que verdadeiramente estamos vinculados uns com os outros, unidos; a questão do nosso relacionamento cristão maduro, para que a obra do Senhor possa prosseguir, para que a obra do Senhor não venha sofrer dano. Uma das questões mais sérias que nós encontramos na vida cristã é a questão de relacionamentos. E Deus é um Deus relacional. Ele deseja que nós, como Seu povo, Sua Igreja, vivamos essa relação de vínculos, de amizade, para que a Sua obra seja um verdadeiro instrumento para a formação do caráter das pessoas, para a formação da própria família, para a educação dos filhos, para as questões conjugais, para o relacionamento entre pessoas, para que vivamos uma vida cristã madura, adequada, sendo sempre um vaso para conter Deus. É isso que nós vamos estudar acerca de Moserote.

Que Deus, mais uma vez, venha nos abençoar com a Sua Palavra.

Nenhum comentário: