quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O Descanso de Deus

Hb 3:16-4:13

Como vimos nós somos um povo chamado com uma Vocação Celestial. Em 2 Tm 1:9, vimos que Paulo diz:

“que nos salvou e nos chamou com santa vocação...”

Então essa segunda exortação, que nos fala da Incredulidade, tem como privilégio a Vocação, e visa nos tornar semelhantes a Cristo. O Espírito Santo foi enviado para que todos nós sejamos transfigurados de glória em glória na medida em que “respondemos” ao trabalhar do Senhor. Qual é o significado da Vocação Celestial? Sabemos que é sermos tornados semelhantes a Cristo. Como nos diz Rm 8:29:

“... os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho...”

Mas os capítulos 3 e 4 de Hebreus vão usar três vezes a mesma expressão.

“Hoje, se ouvirdes a sua voz não endureçais o vosso coração”

Cada vez que a citação é feita nossa “atenção” é chamada para alguma coisa. Essas três citações visam mostrar para nós a nossa Vocação Celestial. Então vimos que a nossa Vocação Celestial é:

· Sermos edificadoscasa” para Deus. (Hb 3:6)

· Sermos participantes de Cristo. (Hb 3:14)

· Entrarmos no descanso de Deus. (Hb 4:1, 11)

Vimos que a nossa Vocação Celestial é em primeiro lugar sermos edificados “casa” para Deus. Nós precisamos ouvir a sua voz para sermos edificados “casa de Deus”.

Depois nos concentramos no 2º aspecto da nossa vocação revelado aqui em Hebreus – sermos Participantes ou Companheiros de Cristo. Veja o que nos diz Hb 3:14:

“Porque nos temos tornado participantes de Cristo

E por isso Hb 3:15 vai nos dizer novamente:

“Hoje, se ouvirdes a sua voz não endureçais o vosso coração”

Se ouvirmos a Sua voz nos tornamos participantes de Cristo. Ser participantes de Cristo é ter o Seu caráter formado em nós. E para isso precisamos ouvir a Sua voz.

Então agora vamos nos concentrar no aspecto da nossa Vocaçãoentrar no Descanso de Deus. Veja o que nos diz Hb 4:11:

Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência.”

E mais uma vez o Espírito Santo vai nos dizer:

“Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração.”

A partir do cap. 4 o repouso de Deus é apresentado. Deus descansou das suas obras. Deus descansou na Pessoa de Cristo. Nós cristãos não guardamos o sábado. Porque o sábado nos guarda. Cristo é o nosso sábado! Cristo é o nosso repouso! Nós estamos em Cristo. Ele é o repouso de Deus.

Agora o nosso chamamento é entrarmos neste repouso. Não apenas estando em Cristo, mas... tendo Cristo formado em nós. Porque um dos aspectos é o descanso objetivo. Nós estamos em Cristo. Um fato imutável. Graças ao Senhor! Mas há um segundo aspecto: Cristo formado em nós. Um fato subjetivo. Não apenas que Cristo esteja em nós. Cristo está em nós! Veja Rm 8:10:

“Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça.”

Agora veja o que nos diz Gl 4:19:

meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós

Veja a diferença. Uma coisa é ter a vida e a natureza de Cristo. Outra coisa é ter o caráter de Cristo. E esse é o trabalho do Espírito Santo.

Então o terceiro aspecto da nossa Vocação Celestial é entrar no repouso de Deus. Esse repouso que é Cristo. Mas aqui não é uma entrada objetiva. É uma entrada subjetiva. É uma entrada em nossa experiência. Cristo é o repouso de Deus. Deus descansou em Cristo. Mas... nós descansamos em Cristo? O nosso cansaço tem um nome – EU. Esse é o nosso cansaço. O nosso descanso tem um nome – Cristo. Ele é o nosso descanso. Precisamos entrar Nele. Na experiência. Nós já estamos Nele. Ele já está no nosso espírito. Mas... precisamos entrar Nele com tudo o que nós somos. Nossos afetos, nossa mente, nossa vontade, tudo que há em nós. ENTRAR NO REPOUSO DE DEUS.

O povo que saiu do deserto comeu a carne do Cordeiro. Isto significa: Cristo em vós. Alimentaram-se do Cordeiro. Mas quando eles foram para o deserto todo o ser deles foi exposto. E eles murmuraram contra Deus por dez vezes. Não foram transformados. E por isso não entraram no descanso de Deus. Veja o que nos diz Hb 3:19:

“Vemos, pois, que não puderam entrar por causa da incredulidade.”

Toda aquela geração morreu no deserto. Menos Josué e Calebe. Estes entraram no descanso. Porque creram na Palavra do Senhor. Este é o instrumento para entrarmos no descanso – Sua Palavra. Por isso Hb 4:2 nos diz:

“mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram.”

Preste atenção neste versículo. Nós também ouvimos a Palavra do Senhor, o Espírito Santo é incansável em falar conosco, fala conosco 24 horas por dia. Mas se nós não retivermos a Sua palavra, se não obedecermos a Seu falar, assim como eles, não entraremos no descanso. Veja o que nos diz Hb 4:12:

“Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz...”

Quero citar um exemplo. Na odontologia tem algo que o dentista usa que se chama “amálgama de prata”. De um lado tem uma liga de prata e do outro lado de “mercúrio”. Enquanto a liga de prata está de um lado e o mercúrio do outro, nada acontece. Mas na hora em que os dois são misturados, o dentista tem só 7 minutos para fazer o trabalho de restauração no dente. Se fizer depois desse período ficará duro como uma rocha e não será mais maleável, assim é a Palavra de Deus. A Palavra de Deus tem uma expectativa de vida. Quando Deus fala conosco, em qualquer situação, a Sua palavra tem um período de vida. Uma expectativa de vida. Se nós não agarramos esta Palavra, se não misturamos com fé, então tudo é perdido. O Senhor terá que nos falar de novo. Para que ouvindo a sua Palavra apeguemos com firmeza as verdades ouvidas. Então é assim o trabalho da Palavra de Deus. Não há problema com a Palavra. Deus não retém a sua Palavra de nós. Ele já nos falou totalmente no Seu Filho e nos fala dia a dia pelo Seu Espírito. O problema está conosco, em não retermos a Sua Palavra. Misturar com fé.

O verbo crer no original significa: estar unido a, aderido a. Que linda palavra! Quando falamos que cremos em Cristo nós estamos dizendo: estamos unidos a Cristo. Cristo e nós somos um. Crer em Cristo. Crer na Sua Palavra significa ligar tudo que há em nós a Palavra falada. E como sabemos se estamos crendo na Palavra ou não? OBEDIÊNCIA. Aqui é um teste muito importante. Se estivermos obedecendo ao Senhor é porque cremos em Sua Palavra. Se não obedecemos ao Senhor é porque não cremos na Sua Palavra. Veja o que diz Hb 3:17:

“E contra quem se indignou por quarenta anos? Não foi contra os que pecaram, cujos cadáveres caíram no deserto?”

Vamos guardar esta palavra “pecaram”. Aquele povo pecou no deserto. Que tipo de pecado? Que significa esse pecado? A resposta está no verso 18. Veja o que diz Hb 3:18:

“E contra quem jurou que não entrariam no seu descanso, senão contra os que foram desobedientes?”

Veja agora a palavra “desobedientes”. Viu qual foi o “pecado”. DESOBEDIÊNCIA. Não retiveram a Palavra do Senhor. Agora preste atenção ainda no verso 19. Veja Hb 3:19:

“Vemos, pois, que não puderam entrar por causa da incredulidade.”

O pecado deles foi a desobediência. E porque que eles desobedeceram? Porque eles não creram. Eles foram incrédulos. Crer é obedecer. O teste da nossa fé é a obediência. Se levarmos Deus a sério nós obedecemos a Deus. Se não levamos a Palavra de Deus a sério então não temos compromisso de obediência. A Palavra de Deus é para o nosso entretenimento, gastar tempo, não para obedecer. Se não obedecermos à Palavra revelada do Senhor, a Palavra escrita do Senhor, a visão de Cristo que tem sido aberta para nós, os princípios de Deus na sua Palavra, então nós não cremos na sua Palavra. Não importa que nos chamem de “crentes”, isto não significa nada para Deus. O que significa é se obedecemos a Palavra do Senhor para que nós entremos no descanso.

Então Hb 4: 12 e 13, vai nos falar sobre a maravilhosa Palavra de Deus. Como nós entramos no repouso de Deus? Pela PALAVRA. Que instrumento maravilhoso é a Palavra de Deus. A Palavra é o instrumento para nos introduzir no descanso de Deus. Se olharmos o contexto é tão claro. Davi não deu repouso (v.7), Josué não deu o verdadeiro repouso (v.8). Agora veja o que nos diz Hb 4:11:

Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso...”

Algumas traduções dizem “apressemo-nos”. A idéia é que sejamos “rápidos”. E façamos um esforço para entrar no descanso. Porque o descanso é Cristo. Mas... nós precisamos subjetivamente, na nossa experiência entrar no descanso que é Cristo. Então a maneira de entrar nesse descanso é a Palavra de Deus.

Aquele povo do deserto não entrou no descanso. Porque não creram na Palavra de Deus. Não misturou com fé. Então Hb 4:12 vai dizer:

“Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração”.

Ela é “viva” porque é a Palavra de Deus. Como sua Palavra não seria viva? A Palavra Dele é igual a Ele. Veja o que o Senhor Jesus nos diz em Jo 6:63:

as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida”.

A Palavra de Deus é viva quando a sua “natureza”. E também é “eficaz” quanto a sua “operação”. Ela é viva e é eficaz. Não há como não ver nesses dois versos (12 e 13) aquele pano de fundo do “altar” onde o “sacrifício” era oferecido. Quando o sacerdote tomava aquela faca (daga no grego) de 45 cm e usava para dissecar o sacrifício. A comparação que é feita aqui é que a Palavra de Deus é uma faca do sacrifício. Diferente de Ef 6, que fala da espada do Espírito, que é a Palavra de Deus para a batalha espiritual. Mas não é este o contexto aqui. Aqui é a faca do sacrifício. Penetrando em nós. A Palavra acolhida por nós. Veja o que Tg 1:21 nos diz:

“... acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma”.

Tiago escreveu para crentes. Não escreveu para o mundo. Essa Palavra é poderosa para “salvar nossas almas”. Nosso espírito já foi regenerado. O Espírito de Deus já habita no nosso espírito. Mas... nossas almas precisam ser salvas, passo a passo. Salvas em que sentido? No sentido de “transformação”. No sentido de termos o “caráter de Cristo”. Onde? Nossos pensamentos, nossas vontades, nossos desejos. Essa é a salvação da alma. É para isso que a Palavra de Deus foi enviada.

Agora veja a natureza da operação da Palavra: dividir alma e espírito. Porque enquanto os dois estão mesclados é um perigo tremendo. Nós podemos tentar servir a Deus na energia da alma. Com nossos sentimentos, emoções, intelecto. Provocando sentimentos em outros. Isso é muito grave. Serviço na alma. O que Deus busca é um serviço espiritual. Mas se o nosso espírito não está separado da nossa alma, a alma entra no serviço. E aquilo é interpretado como sendo espiritual. Mas não é espiritual. É carnal. É da alma. O espírito e a alma não foram separados. Então a separação do espírito e da alma só pode ser feita pela Palavra de Deus. Porque ela nos “expõe” diante dela. Ela nos corta, separa o carnal do que é celestial. Então podemos nos tornar homens e mulheres espirituais. Se a Palavra não separar em nós o que é “genuinamente” espiritual do que carnal, da alma teremos muitos problemas. E vamos pelejar contra Deus. Porque Deus não edifica com aquilo que nasce na alma.

Então o instrumento para entrarmos no descanso é a Palavra viva e eficaz de Deus.

Nenhum comentário: