domingo, 27 de novembro de 2011

ESTUDO DA EPÍSTOLA AOS HEBREUS


A Superioridade do Sacerdócio de Cristo.

Hb 8

Vamos dar continuidade a este assunto que o autor de Hebreus chama de “alimento sólido” - o sacerdócio de Cristo Jesus. O que significa? O que realiza?

No estudo anterior falamos acerca de Melquisedeque. Examinamos o capítulo 7 procurando ver o que as escrituras têm para nos dizer acerca dessa figura enigmática, instrutiva, por um lado, e por outro, figura do nosso grande Sumo sacerdote, Cristo Jesus. Vimos que Melquisedeque é "Rei da Justiça e Rei da Paz". Vimos como na Pessoa do Senhor Jesus a "Justiça e a Paz" se beijaram. E por isso hoje podemos comer o pão e beber o vinho na mesa do Senhor. Assim como na figura de Melquisedeque que, saindo ao encontro de Abraão, ministrou pão e vinho (Gn 14). Melquisedeque é, sem dúvida, figura, um tipo de Cristo no Velho Testamento.

Agora vamos avançar aqui no capítulo 8 falando da "Superioridade" do sacerdócio de Cristo, que como vimos, é segundo a ordem de Melquisedeque. É interessante como o autor de Hebreus inicia este capítulo 8. Veja o que ele diz no verso 1:

"Ora, o essencial das coisas que temos dito é..."

Com essa palavra "essencial" sabemos que estamos tocando naquilo que é central, focal no livro de Hebreus - o Sacerdócio de Cristo. Ele está dizendo: tudo o que falamos antes é para que se compreenda isso. Compreender o que? Veja o que o autor diz na seqüência do verso 1:

"... que possuímos tal sumo sacerdote..."

Por que o autor de Hebreus gastou tanto tempo falando de Melquisedeque? Para que nós saibamos que "possuímos" tal Sumo Sacerdote. Do qual Melquisedeque é apenas uma figura. Nosso Rei da Justiça e Rei da Paz é aquele que Melquisedeque tipificava. Esse que nos oferece pão e vinho, Cristo Jesus. Então o essencial das coisas que temos dito é que:

"... que possuímos tal sumo sacerdote...".

Quem é esse “tal” sumo sacerdote? Para entendermos vamos voltar ao contexto no verso 26 de Hb 7, veja o que diz:

“Com efeito, nos convinha um sumo sacerdote como este, santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais alto do que os céus

Ele diz que “nos convinha” um sacerdote assim. Feito mais alto que os céus. Que quer dizer feito? Por causa da obra da cruz no Calvário. Sua obediência. Por isso o autor inicia dizendo:

“Ora, o essencial das coisas que temos dito é que possuímos tal sumo sacerdote...”

Essa é a visão mais importante. Se nós não virmos com clareza “o lugar” do nosso Sumo Sacerdote ressurreto, homem, não temos chance. Veja o que nos diz certo hino:

“OH! Há um homem no céu, agora; Cristo Jesus O salvador nosso”

Isso é outra maneira de dizer o que está escrito aqui em Hb 8:1: “possuímos tal sumo sacerdote...”. Não apenas Deus, mas Deus/homem. Aquele que enfrentou a morte como Deus, não apenas, mas como homem. Aquele que ressuscitou como Deus, não apenas, mas sendo homem. Aquele que foi “entronizado” e está sentado á destra da Majestade nas alturas. Por que é Deus? Não apenas, mas como homem e sendo homem. Por isso que os capítulos anteriores gastaram tanto tempo e linguagem para dizer isso. Relembremos Hb 2:14:

Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou...”

Essa mensagem vem desde o inicio do livro. Qual mensagem? “Jesus” Sumo Sacerdote - homem/Deus.

Esse “tal” Sumo sacerdote é “ministro”. Veja Hb 8:2:

como ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo...”

Precisamos fazer algumas perguntas aqui. Que santuário é esse? Se Ele não é levita, na tem nada haver com o Tabernáculo terreno. Onde está este santuário? Onde está localizado? Seria outra pergunta. Porque se o verso 1 é tão importante sobre esse “Jesus” que entrou na morte. Que é homem. É homem que está entronizado, que está à destra de Majestade nas alturas. E Ele “ministra”. É o que está dizendo o verso 2. Ele ministra sobre um “santuário”. Que santuário é esse? Onde está este santuário? Saber isso é importante, sério. Pois, esse homem Jesus assumiu uma posição tão alta e é ministro de um santuário. Esse santuário deve ser também muito importante. E a “relação” Dele com este santuário deve ser muito importante. Porque quem ministra para este santuário é ninguém menos que o Filho de Deus. Esse homem que venceu a morte. Ele é ministro desse santuário, que é o verdadeiro Tabernáculo.

Esse verso 2 em si não explica o que é o santuário. Está dizendo que Ele é ministro desse santuário que é o verdadeiro Tabernáculo. Essa palavra “verdadeiro” significa aquilo que tem “realidade”. Não contrasta com “falso”. O Tabernáculo do Velho Testamento não era “falso”. Era sombra, figura como diz Hb 8:5, veja:

“os quais ministram em figura e sombra das coisas celestes, assim como foi Moisés divinamente instruído, quando estava para construir o tabernáculo

Esse era o Velho Testamento: figura e sombra. Mas quando diz no verso 2 “verdadeiro” Tabernáculo, veja o que diz a seguir:

“... que o Senhor erigiu, não o homem”.

Quem erigiu o Tabernáculo do Velho Testamento foi o homem. Foi Moisés, como vimos no verso 5. Era uma obra terrena, natural, feita por mão do homem, mesmo que inspirada por Deus. Aqui no verso 2 nos diz que este Tabernáculo verdadeiro foi Deus quem erigiu e não o homem. Veja Hb 9:11:

Quando, porém, veio Cristo como sumo sacerdote... mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, quer dizer, não desta criação

Então este Tabernáculo que o Senhor erigiu é em 1º lugar – o corpo físico, humano do Senhor Jesus. Será que podemos dizer que o corpo humano do Senhor Jesus é desta criação. Não! Porque a concepção do Senhor Jesus foi algo “miraculoso”. A ação do Espírito Santo de Deus sobre o “ventre” da Virgem. Veja Mt 1:18:

Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo”.

Agora precisamos ver também Hb 10:5:

“Por isso, ao entrar no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste; antes, um corpo me formaste

Nenhum de nós poderia dizer isso a nosso respeito. Que Deus preparou um corpo para nós, no mesmo sentido que o Senhor Jesus. Porque nós nascemos de uma concepção natural. De um homem e uma mulher. Mas não O Senhor Jesus. Aquele corpo humano foi preparado por Deus no ventre de Maria. Ele é homem, 100% homem. Mas o Seu corpo foi preparado por Deus, sem pecado, mesmo nascido de uma pecadora, como Maria.

Então em primeiro lugar, o corpo humano, físico do Senhor Jesus é o Tabernáculo de Deus. Naquela Pessoa humana, Deus teve um templo. Pela primeira vez Deus teve um templo para habitar. Por isso João 1:14, nos diz:

“E o Verbo se fez carne e habitou (tabernaculou) entre nós...”

Essa palavra “habitou” no grego é “tenda”. Significa que Ele pôs sua “tenda” entre nós. O Verbo se fez carne e pôs sua “tenda” entre nós. Que significa isso? Que naquela, tenda Deus estava conosco. Por isso se chamou “Emanuel” – Deus conosco. Então qual é o 1º templo de Deus? O corpo físico do Senhor Jesus. Lembra do que o Senhor Jesus disse para os “cambistas” no templo. Está em Jo 2:19:

“Destruí este santuário, e em três dias o reconstruirei.”

Eles não entenderam o que o Senhor Jesus estava falando. Agora veja o que João nos diz: Jo 2:21:

“Ele, porém, se referia ao santuário do seu corpo.”

O 1º templo em que Deus habitou – o corpo humano do Senhor Jesus.

O que o cap. 8 de Hebreus está dizendo é que este homem no qual Deus habitou plenamente, agora ministra a uma “casa” que é o Seu próprio corpo espiritual. Ele tem o seu corpo físico. Não está aqui entre nós. Onde está o seu corpo físico? À destra do trono da Majestade no céu. E é de lá que nós o aguardamos. Mas o Seu corpo espiritual, o qual Ele está unido de forma orgânica, que Ele é ministro deste santuário, está na terra. Então qual é o verdadeiro santuário que o Senhor erigiu e não homem? Como já vimos, em 1º lugar o corpo físico de Cristo. Mas em 2º lugar Ele tem um corpo espiritual, o qual está unido “indissoluvelmente” – a Igreja. ALELUIAS!!!!

Se sairmos do contexto de Hebreus veremos isso com mais clareza ainda. Veja o que Paulo diz aos coríntios. Veja Co 6:16:

“Porque nós somos santuário do Deus vivente...”

Então esse verdadeiro tabernáculo é um corpo espiritual, que somos nós. Estamos unidos completamente a Ele. A Igreja, a casa de Deus é totalmente obra de Deus. Foi edificada por Ele. A pedra angular desta casa é Cristo. E nós somos o que? As pedras vivas. E qual o objetivo disso tudo? Veja 1 Pe 2:5:

“... sois edificados casa espiritual...”

Veremos isso em toda a Bíblia. Esse tabernáculo verdadeiro. O que está acontecendo é o que podemos chamar de “parto cósmico”. A Cabeça já saiu. Está a destra de Deus. E o corpo vem logo atrás, como no nascimento de uma criança. E se é certo que a Cabeça está entronizada nos céus, é certo que o Seu corpo (a Igreja) entrará nessa realidade que este Cabeça já possui.

Agora no verso 6, teremos a conclusão dos versos 1 e 2. Veja o que diz:

Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quanto é ele também Mediador de superior aliança...”

Aquela aliança não foi dada para torná-los perfeitos. Foi dada para mostrar que eram pecadores. Eles que entenderam errado. Pela Lei vem o pleno conhecimento do pecado. A Lei era pra mostrar que eles precisavam de Cristo. Então o Senhor diz: eles não continuaram na minha aliança e Eu não atentei para eles.

Agora, avançando vejamos o que nos diz Hb 8:10:

“Porque esta é a aliança que firmarei... depois daqueles dias, diz o Senhor...”

Precisamos ver quais são as características desta “Aliança” que o Senhor afirmou. Uma Aliança de um lado só, incondicional. Ele que firmou. Baseada no sangue do Seu Filho. Essa nova Aliança que tem o Senhor Jesus como fiador, aquele que garante. Ele é cabeça dessa Aliança. Ele está ministrando as bênçãos desta Aliança ao Seu santuário, que é a Igreja. São três características que podemos ver aqui em Hb 8. Que podemos chamar também de promessas superiores. Vejam quais são:

· Hb 8:10Vida e poder.

“... diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei;”

Essa é uma relação de “vida e poder”. A vida de Deus em nós cumpre em 1º lugar um propósito: conquistar a nossa mente. Renovar a nossa mente (Rm 12:2/Ef 4:23). Na vida cristã não serve mente velha.

· Hb 8:11Conhecimento de Deus.

“E não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor; porque todos me conhecerão

Aqui se fala de “conhecimento de Deus”. De forma que não precisaremos de intermediários “sacerdotais” pra isso. É claro que nós precisamos e muito da vida uns dos outros. Esse verso 11 não diz que não precisamos uns dos outros. Em Hb 3:13 nos chama a “exortar-nos” a cada dia. Esse verso nos diz que o caminho já está aberto para nós a Igreja (Hb 10:19). Por quê? Porque nós somos sacerdotes. Temos “acesso” livre. Cada um de nós que é filho de Deus. Não precisamos mais de apresentação. O Senhor Jesus já nos apresentou (Hb 2:13).

· Hb 8:12Purificação.

“Pois, para com as suas iniqüidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei”.

Purificação é, na ordem da experiência, a primeira benção que recebemos. Essa palavra “pois” nos revela isso. Está dizendo que se é possível “vida e poder”, no verso 10, se é possível o “conhecimento de Deus”, no verso 11, é porque Ele usará de misericórdia com as nossas iniqüidades. É porque Ele nos perdoou, não apenas daqueles pecados antes de conhecê-Lo, mas de todos os pecados, que podemos comungar com Ele, podemos conhecê-Lo.

Em Levítico 16, temos o registro do “dia” mais importante do calendário do povo judeu. Que dia é esse? É o dia da “Expiação”. Expiar significa tirar a “culpa”. Então Deus tornou-se favorável a nós em Cristo Jesus e tirou-nos a culpa. Nunca Deus pode olhar para o Seu povo e dizer: este pecado eu não posso perdoar. Porque todos os nossos pecados já foram perdoados. Veja Hb 10:17:

Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniqüidades, para sempre”.

Que o Senhor por sua graça infinita possa nos abrir olhos para contemplarmos “tal” Sacerdote “Jesus” e o “verdadeiro” tabernáculo a Igreja. Que possamos avançar, na experiência, nesse assunto tão elevado – O Sacerdócio de Cristo Jesus.

Nenhum comentário: