domingo, 16 de outubro de 2011

ESTUDO DA EPÍSTOLA AOS HEBREUS

2ª Exortação - Incredulidade


Hb 3:7-4:13

A segunda exortação do livro de Hebreus tem como “foco” a Vocação Celestial. Veja o gráfico:

TEXTOS EXORTATIVOS

PANO DE FUNDO

PECADO ENVOLVIDO

PRIVILÉGIOS

ADVERTÊNCIAS

CARÁCTERÍSTICAS DOS DESTINATÁRIOS

Hb 3:7 a 4:13

Deserto e Canaã

Incredulidade (Hb 3:12, 19)

Vocação Celestial (Hb 3:1)

Não endurecer o coração (Hb 3:7,8, 15; 4:7)

Falta de Fé

Nós somos um povo chamado com uma Vocação Celestial. Em 2 Tm 1:9, Paulo diz:

“que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos

A Igreja é celestial! A Igreja é o povo celestial de Deus. É o povo da aliança de Deus. Deus tem aliança com a Igreja. Veja Hb 10:16:

“Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei

Então essa segunda exortação, que nos fala da Vocação, visa nos tornar semelhantes a Cristo. Ele é o Cristo de Deus. Ele é o varão perfeito. O Espírito Santo foi enviado para que todos nós sejamos transformados de glória em glória na medida em que “respondemos” ao trabalhar do Senhor. De um grau de glória de semelhança com Cristo a outro grau de glória de semelhança com Cristo. Isso é o que significa de “glória em glória”. Aqui somos chamados a considerar a Jesus. Quem é Jesus? Apóstolo e Sumo Sacerdote. Então somos transformados de glória em glória. Esse é o único objeto, alvo, foco, capaz de transformar-nos em nossas vidas cristãs. Nada pode nos transformar, nada pode nos encorajar, a não ser a “contemplação” de Cristo. Então lembrando uma vez mais, a maneira do Espírito Santo para encorajar cristãos “veteranos e cansados” é uma visão “renovada” da Pessoa e Obra de Cristo. E como o Espírito Santo faz isso na Epístola aos Hebreus? Ele apresenta esse “Jesus” como Apóstolo, por um lado, e Sumo Sacerdote, por outro lado. Essas são as duas grandes visões de Cristo em Hebreus. Do capítulo primeiro até o capítulo quatro versos 13, a ênfase está no Apóstolo. E do capítulo quatro 14 até o capítulo 10 versos 18, toda a ênfase está no Sumo Sacerdote. Quando nós consideramos atentamente a este Jesus nós respondemos à Vocação Celestial. Qual é o significado da Vocação Celestial? Sabemos que é sermos tornados semelhantes a Cristo. Mas os capítulos 3 e 4 de Hebreus vai usa três vezes a mesma expressão.

“Hoje, se ouvirdes a sua voz não endureçais o vosso coração”

Isso não é aleatório! Por que o Espírito Santo disse isso três vezes? Ele não apenas repetiu. Cada vez que a citação é feita nossa “atenção” é chamada para alguma coisa. Então vejamos quais são as três citações. Essas três citações visam mostrar para nós a nossa Vocação Celestial. Vamos ter uma visão geral das três: A nossa Vocação Celestial é em primeiro lugar sermos edificados “casa” para Deus. Veja Hb 3:6:

Cristo, porém, como Filho, em sua casa; a qual casa somos nós...”

Então após dizer isto o Espírito Santo diz: “Hoje, se ouvirdes a sua voz não endureçais o vosso coração”. Essa é a primeira menção tendo em vista a Vocação. Vejamos agora a segunda citação. A nossa Vocação Celestial é em segundo lugar sermos “companheiros” de Cristo. Veja Hb 3:14:

“Porque nos temos tornado participantes de Cristo...”

Então após dizer esta segunda citação o Espírito Santo diz: “Hoje, se ouvirdes a sua voz não endureçais o vosso coração”. Agora vamos localizar a terceira menção. A nossa Vocação Celestial é em terceiro lugar entrarmos no “descanso” de Deus. Veja Hb 4:1:

“... sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus...”

Então aqui está a terceira citação com relação à Vocação Celestial. E após dizer isto diz o Espírito santo: “Hoje, se ouvirdes a sua voz não endureçais o vosso coração”. Veja que não é uma repetição “aleatória”. Cada vez que o Espírito Santo nos diz isto, revela para nós um aspecto da nossa Vocação Celestial.

Tendo esta visão geral da Vocação, devemos estudá-la uma a uma por conta do conteúdo “riquíssimo” que cada uma pode nos mostrar. Que o Senhor abra os nossos olhos e nos dê Espírito de Sabedoria e Revelação para conhecermos cada uma.

A nossa Vocação Celestial é em primeiro lugar para sermos edificadoscasa” para Deus. Veja Hb 3:6:

Cristo, porém, como Filho, em sua casa; a qual casa somos nós...”

Nós precisamos ouvir a sua voz para sermos edificados “casa de Deus”. Irmãos ser edificados casa para Deus também não é um assunto “automático”. Veja o que Paulo diz aos Efésios 2:21,22:

“no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.”

Veja esta frase: vós juntamente estais sendo edificados”. Há um gerúndio aqui. Há um contínuo. Estamos sendo edificados para habitação de Deus no Espírito. Na linguagem do Novo Testamento 1 Pe 2:5, nos diz assim:

“também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual...”

O desejo de Deus não é edificar o povo judeu. Não é edificar a nação de Israel. Mas é edificar a sua Igreja. Porque a sua Igreja é o Seu testemunho. Sua Igreja é a Sua casa. O chamamento da Igreja não é apenas que sejamos pedras vivas, mas pedras vivas edificadasjuntas”. Isso é tão importante! Edificados juntos. Ao lermos a Epístola aos Efésios veremos que a palavra “juntamente” é muito importante nesta Epístola. Vejamos algumas delas:

· Ef 2:5 - nos deu vida juntamente com Cristo.

· Ef 2:6 - e, juntamente com ele, nos ressuscitou.

· Ef 2:22 - vós juntamente estais sendo edificados.

· Ef 3:18 - com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade.

Temos que estar ligados a Cristo. Temos que conhecer esta união vital, esta relação vital com Ele. A principal pedra da esquina mantém todas as partes juntas - razão pela qual o apóstolo vai repetindo: “... no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor, no qual também vós juntamente sois edificados...”. O capítulo todo dá ênfase a isso. Fomos vivificados juntamente com Cristo, fomos ressuscitados juntamente com Cristo, e juntos nos assentamos nos lugares celestiais em Cristo Jesus.

A Igreja é um edifício que está em processo de edificação. Não conheço melhor maneira de pensar na era atual, na presente dispensação, do que simplesmente ver a Igreja desse modo. Que é que Deus está fazendo no presente? Que será que na verdade Deus tem feito desde que o nosso Senhor completou a Sua obra e retornou ao céu? Que é que na verdade Deus tem feito desde a queda do homem? A resposta é que Deus está erigindo um edifício, e esse edifício é a Igreja. Este é um processo que está em andamento. E o apóstolo nos dá idéia disso aqui, com estas palavras, "que estão sendo edificados sobre". Vocês podem ver o processo em andamento, um edifício crescendo para o alto e aumentando. Afastem da mente a idéia de um edifício de tijolos. Pensem antes num grande e maciço edifício de pedras.

“A idéia da escolha”

Obser­vem aqueles homens que estão erigindo este edifício. Já o viram tirar uma pedra de uma pilha, vendo que não é adequada, ele apara e depois a coloca na posição certa? Esta é a figura que o apóstolo está usando; "bem ajustado", "adequada e conjuntamente ajustado" - pedras individuais sendo acrescentadas e colocadas na posição certa numa parede. Estamos examinando a nós mesmos como partes desta grande parede, deste grande edifício que está sendo erigido para a construção de um templo, uma habitação para Deus. Cada pedra é selecionada e colocada individualmente na posição. Quando se constrói com tijolos, um é tão bom como qualquer outro. Entretanto não é assim com o tipo de edifício no qual o apóstolo estava pensando. Há ali uma seleção deliberada, pessoal, particular e individual. Não existe produção em massa na Igreja Cristã.

“As pedras não são idênticas”

Dêem uma olhada nalgum magnífico edifício de pedra e façam uma atenta busca desse ponto. As pedras não são iguais nem no tamanho, nem na forma, nem em nenhuma outra coisa. São todas diferentes, umas são pequenas, outras são de tamanho médio e, contudo, estão harmoniosamente ajustadas e unidas, e fazem parte de uma parede magnífica. Todos na mesma parede, sim, mas muito diferentes uns dos outros, porém todos igualmente na parede. Livremo-nos, pois, da idéia de que todos nós temos que ser iguais, e procuremos descobrir o que Deus quer fazer conosco e o que Deus quer que nós sejamos. Procuremos captar bem este princípio vital - que há esta grande variedade e variação nas pedras que devem estar no mesmo edifício. Deus vê o lugar exato para nós na parede e nos coloca ali; e nos coloca ali exatamente da mesma maneira como coloca todos os demais.

Preparo e adaptação

Eu disse a vocês que o construtor, o pedreiro, em dado ponto precisa de uma pedra de certo tamanho ou forma e, olhando para o monte de pedras, enxerga uma que parece servir e a retira. Ah, diz ele, esta vai servir, vai servir direitinho. Mas não tão direitinho, porque esta pedra vai ter que ser preparada e adaptada. Há pedras embaixo e nos lados. Esta é a pedra certa em geral, porém terá que ser adaptada às que estão nos lados e por baixo. Ele apanha a pedra e depois, com seus diversos tipos de martelo, tira pedaços dela. Ele a apara, modela-a, da­-lhe forma, e lhe tira lascas. Aí tenta colocá-la. Depois torna a tirá-la porque não esta bem ajustada. Tira outro pedaço, talvez com o cinzel e o martelo. Todos nós temos estes estranhos ângulos e arestas e, como somos por natureza, não nos ajustamos à construção. E assim ele trabalha nela até ficar bem certa. Depois a coloca, e se afasta para olhar. Satisfeito, punha a argamas­sa, pega outra pedra e fazia o mesmo trabalho. Algo terá que acontecer conosco, antes de podermos estar adequadamente ajustados ao conjunto. E, natural­mente, é óbvio que o trabalho de aparar, cortar e cinzelar é mais necessário em alguns casos do que noutros. Mas todos nós precisamos disso. E o temos.

Então o primeiro aspecto da Vocação Celestial, aqui em Hebreus, é que nós somos chamados para sermos edificados “casa de Deus”. Qual a maneira que Deus usa para isso? Hb 3:7,8:

“... Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração...”

É assim que o Senhor edifica a Sua casa: “... Hoje, se ouvirdes”. A casa do Filho. Em Lv 8, vai nos falar da consagração de Arão e seus filhos. Depois que o sangue do carneiro da consagração era derramado, parte do sangue era recolhido e aplicado no sacerdote. Veja Lv 8: 23:

“E Moisés o imolou, e tomou do seu sangue, e o pôs sobre a ponta da orelha direita de Arão, e sobre o polegar da sua mão direita, e sobre o polegar do seu pé direito.”

Agora preste atenção na ordem: 1º orelha direita, 2º mão direita e 3º pé direito. O que significa isso? Em primeiro lugar “consagração” significa morte para aquilo que não é Deus. Antes aquele carneiro estava solto no pasto. Ele podia comer o que quisesse. E ir para onde queria. Mas agora este carneiro foi posto no altar. Veja o que nos diz Paulo em Rm 12:1:

“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.”

Então em primeiro lugar “consagração” é ser separado daquilo que não é Deus. Quando consagramos nossas vidas a Deus, o primeiro ato de Deus é “morte”, separação. Quando colocamos os nossos corpos como um sacrifício vivo no altar, a primeira coisa que o sacerdote faz é usar a sua faca. Esse é o tema de Hebreus 4 - a Palavra de Deus é viva e eficaz. Então o animal era morto e o couro dele era tirado. É isso que o Espírito Santo quer fazer conosco – tirar o nosso couro, tirar as nossas máscaras, expor a nossa vida diante dele. O couro é tirado. Nada de aparência exterior, nada de barulho exterior. O que o Espírito Santo busca é realidade interior. Então o couro do animal é tirado. Depois com a sua faca ele abre o animal ao meio e separa as entranhas do animal e vai lavando com água. Esse é o trabalho do Espírito pela Palavra. Veja o que Paulo diz sobre a Igreja em Ef 5:26:

“para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra

Então quando o sangue do carneiro da consagração era aplicado na orelha direita, isso significa: que para sermos edificados “casa de Deus” nós precisamos “ouvir” a sua voz. Por isso há três menções no livro de Hebreus. Só podemos “responder” a Vocação Celestial ouvindo a voz do Senhor, pelo Espírito, pela Palavra, então seremos edificados casa espiritual. Estamos surdos para o mundo e atentos ao Senhor. Sangue na orelha direita. É aqui que começa todo o serviço espiritual. A ordem não pode ser mudada. Primeiro na orelha direita. Primeiro ouvir ao Senhor. Depois na mão direita que fala das nossas obras. Aquilo que nós fazemos, que estamos envolvidos. Nós ouvimos o Senhor, foi o Senhor que nos chamou, que nos envolveu ou recebemos atividades delegados por outros. Então ouvir ao Senhor é o primeiro ato na consagração. Corremos um risco tão grande em estarmos envolvidos com coisas de Deus, mas que não é o “chamamento” de Deus para nós. Veja o que Paulo nos diz em Co 3:13:

manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará.”

Então se nós não ouvimos ao Senhor, mas nos envolvemos com a obra de Deus, então esta “palha, feno e madeira” serão revelados. Porque não ouvimos ao Senhor. Que o Senhor ajude a ouvi-lo como aqueles que aprendem, como diz Is 50:4:


“Ele desperta-me todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que ouça como aqueles que aprendem.”

Nenhum comentário: