quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Companheiros de Cristo



Hb 3:12-15

Como vimos nós somos um povo chamado com uma Vocação Celestial. Em 2 Tm 1:9, vimos que Paulo diz:

“que nos salvou e nos chamou com santa vocação...”

Então essa segunda exortação, que nos fala da Incredulidade, tem como privilégio a Vocação, e visa nos tornar semelhantes a Cristo. De um grau de glória de semelhança com Cristo a outro grau de glória de semelhança com Cristo. O Espírito Santo foi enviado para que todos nós sejamos transfigurados de glória em glória na medida em que “respondemos” ao trabalhar do Senhor. Qual é o significado da Vocação Celestial? Sabemos que é sermos tornados semelhantes a Cristo. Como nos diz Rm 8:29:

“... os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho...”

Mas os capítulos 3 e 4 de Hebreus vão usar três vezes a mesma expressão.

“Hoje, se ouvirdes a sua voz não endureçais o vosso coração”

Cada vez que a citação é feita nossa “atenção” é chamada para alguma coisa. Essas três citações visam mostrar para nós a nossa Vocação Celestial. Então vimos que a nossa Vocação Celestial é:

· Sermos edificadoscasa” para Deus. (Hb 3:6)

· Sermos participantes de Cristo. (Hb 3:14)

· Entrarmos no descanso de Deus. (Hb 4:1, 11)

Vimos que a nossa Vocação Celestial é em primeiro lugar sermos edificados “casa” para Deus. Nós precisamos ouvir a sua voz para sermos edificados “casa de Deus”. Vimos que o chamamento da Igreja não é apenas que sejamos pedras vivas, mas pedras vivas edificadasjuntas”, que a Igreja é um edifício que está em processo de edificação. Vimos que é isso que Deus está fazendo no presente. Edificandos-nos juntos. Este é um processo que está em andamento. Um edifício crescendo para o alto e aumentando. Então vimos também que há nesse processo:

· A idéia da escolha.

· As pedras não são idênticas.

· Preparo e adaptação.

Então o primeiro aspecto da Vocação Celestial, aqui em Hebreus, é que nós somos chamados para sermos edificadoscasa de Deus”. É assim que o Senhor edifica a Sua casa:

“... Hoje, se ouvirdes”.

Então vamos agora nos concentrar no 2º aspecto da nossa vocação revelado aqui em Hebreus – sermos Participantes ou Companheiros de Cristo. Veja o que nos diz Hb 3:14:

“Porque nos temos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firme, até ao fim, a confiança que, desde o princípio, tivemos.”

Precisamos dar atenção à palavra “participantes” que significa integrar algo, ·fazer parte de algo. Veja o que diz Hb 2:14 :

“Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou...”

O Filho, o Senhor Jesus, participou de carne e sangue. Isso significa que Ele foi um homem real. Um homem de carne, ossos e sangue. Ele participou! Assim também, a mesma palavra é usada em Hb 3:14, veja:

“Porque nos temos tornado participantes de Cristo...”

Vamos falar um pouco mais sobre esta palavra “participante”. Ela é muito importante aqui no livro de Hebreus. Veja Hb 3:1:

“Por isso, santos irmãos, que participais da vocação celestial,”

Basta estes exemplos para nós. Essa palavra no livro de Hebreus significa que diante do propósito de Deus nós não somos “assistentes”. Diante dos propósitos de Deus, estabelecidos em Cristo, nos viemos a fazer “parte”, “integrar”. A exortação aqui é para aqueles que são “integrantes”, que fazem parte, que estão dentro. Não estão assistindo, observando, mas sim integrando a Vocação Celestial. Assim como o Senhor Jesus em Hb 2:14, não observou a raça humana. Ele não teve aparência humana apenas. Ele se vestiu de carne humana real. Então Ele se “integrou” na carne e no sangue. O mesmo sentido do que é dito em Hb 3:1 e 3:14. A mesma palavra não pode ser usada em dois sentidos. O sentido é integração, uma participação real. E não uma participação periférica, externa. Mas uma integração. Se juntarmos Hb 2:14 e Hb 3:14, teremos uma complemento maravilhoso. Porque em Hb 2:14 o Filho está participando do que os filhos já possuem. Quem somos nós? Homens participantes de carne e sangue. Então aqui em Hb 2:14 vai dizer que esse Filho “integrou”, “participou” de carne e sangue. Porque os filhos participam de carne e sangue. Nós! Então Ele se fez um com os irmãos. Integrou, participou da raça humana.

Agora vejamos a outra parte em Hb 3:14. E veja como é importante colocar juntos estes dois textos. E é a palavra “participou” que vai ligar os dois versículos. Aqui fala da mesma “integração”. Está dizendo que o Filho participou de carne e sangue para que os filhos pudessem participar. Do que? Da Vocação Celestial. Glórias ao Senhor!!! É a parte e a contraparte. O Filho unigênito participou de carne e sangue para que os filhos, que já participam de carne e sangue, venham a participar duma Vocação Suprema. Coisa que eles não participavam. A nossa participação era na ira de Deus. A nossa integração era na morte. A nossa integração era no império das trevas, comandado pelo Diabo. Veja a seqüência do vers. 14:

“... para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo,”

Destruindo o poder da Morte e do Diabo, Ele pôde fazer com que os filhos participassem de uma Vocação Celestial. Estão vendo parte e contraparte. Os filhos em Hb 2:14 e os filhos de 3:14. Graças ao Senhor por isso!

E por isso Hb 3:15 vai nos dizer novamente:

“Hoje, se ouvirdes a sua voz não endureçais o vosso coração”

Se ouvirmos a Sua voz nos tornamos participantes de Cristo. Ser participantes de Cristo é ter o Seu caráter formado em nós. E para isso precisamos ouvir a Sua voz. Nós já somos de Cristo. Já temos a vida de Cristo. Já temos a natureza de Cristo. Mas... precisamos ter o caráter de Cristo. Natureza não é igual ao caráter. Caráter é uma natureza que passou por uma disciplina. Todos os filhos de Deus têm a natureza de Deus. Mas... nem todos os filhos de Deus têm o caráter de Deus. É muito difícil equacionar a vida cristã. Mas vamos sugerir uma equação: VIDA + DISCIPLINA = CARÁTER. Precisamos da disciplina de Deus para termos o caráter de Cristo formado em nós. É por isso que o cap. 12 de Hebreus foi escrito. Veja o que nos diz o vers. 6:

“porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe.”

Por que um Deus amoroso desejaria nos causar dor, ainda que pequena...? Para chamar nossa atenção e obter um resultado altamente desejado em nossa vida. Ele utiliza-se da disciplina (Boa Dor) para moldar o seu caráter de forma que nós venhamos a viver de forma que O glorifique.

Aqui no versículo 6 de Hebreus 12 podemos ver duas coisas distintas: “corrige” e “açoita”. Veja o que isso significa:

· corrige - “educar”, “formar o caráter pela repreensão e admoestação”;

· açoita- “punição”; “algo penoso que alguém é obrigado a suportar”.

A disciplina tem um objetivo definido – levar-nos a participar da santidade de DEUS. A punição é o castigo de DEUS sobre aqueles que menosprezaram a “disciplina”. Veja o que diz Hb 12:5: “não desprezes a correção do SENHOR”. Essa é uma advertência. Se desprezarmos a disciplina do SENHOR, naturalmente seremos corrigidos.

Veja o que nos diz também o vers. 7:

“É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho que o pai não corrige?”

Ainda o vers. 8, veja o que nos diz.

“Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos.”

A disciplina parece agradável para a criança? Não! E disciplinar é agradável para o pai? Não! Se você é pai ou mãe, deve saber como reluta em trazer dor a seu filho. Há uma tremenda revolta contra a disciplina neste mundo, que rejeita toda autoridade, controle, governo. A Palavra diz que é assim que será no tempo do fim: desobedientes aos pais e assim por diante. Isto de modo algum é bom para o verdadeiro propósito que Deus tem para a família, não de crianças, mas de filhos adultos, disciplinados para uma responsabilidade eterna. — uma posição governamental no Reino vindouro. A disciplina está relacionada com a nossa responsabilidade. Quando falhamos nas nossas responsabilidades, somos disciplinados.

Precisamos ver ainda outro versículo de Hebreus 12 que nos revela o propósito de toda a disciplina do Senhor. Veja o vers. 10:

“Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade.”

Então quando somos disciplinados por Deus o caráter do Seu Filho é formado em nós. Quando lemos a Bíblia, vemos que não há nenhum versículo que nos ensine que DEUS disciplina os incrédulos. A esfera da disciplina se limita aos cristãos salvos em CRISTO JESUS; e o motivo da disciplina de DEUS é que sejamos participantes da Sua santidade. Por isso o Espírito Santo nos repete:

“Hoje, se ouvirdes a sua voz não endureçais o vosso coração”

Deus fala uma palavra nova todos os dias, a todos quantos ouvirem; muitos, porém, não podem ouvi-la porque seus corações estão endurecendo. Contra isso veja o que nos diz Hb 3:13:

exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado.”

A voz de Deus é uma voz "Hoje". É uma voz atualizada, minuto a minuto, que ele deseja que ouçamos. Uma das maiores bênçãos do verdadeiro crente é ouvir e conhecer a voz de Deus. Aqui está Deus advertindo seus filhos santos, crentes. Veja o que nos diz Hb 12:25:

" Vede que não rejeiteis ao que fala. ... como escaparemos nós, se nos desviarmos daquele que nos adverte lá dos céus"

Muitos dentre o povo de Deus não querem assumir a responsabilidade de ouvir a voz de Deus para si mesmos. Os filhos de Israel queriam ouvir a voz de Deus filtrada através de um servo santo. Disseram a Moisés: Chega-te, e ouve tudo o que disser o SENHOR, nosso Deus; e tu nos dirás tudo o que te disser o SENHOR (Dt 5:27). O povo de Deus não mudou muito hoje em dia! Ainda tem medo da responsabilidade de fechar-se com Deus para ouvir a sua voz! Não é de admirar que milhares se estão transviando. Colocaram suas próprias vidas nas mãos de um mestre ou de um pastor, que se torna Deus para eles — e seja o que for que eles ouçam ou ensinem, torna-se a própria voz de Deus. Jesus chama a última igreja, Laodicéia para ouvir a sua voz e abrir a porta: (Ap 3.20).

“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo

Aqui o SENHOR está fora da Igreja, e Ele deseja entrar. Mas é ela que tem que abrir a porta. Veja que a expressão “estou” indica que “permanece”. Ele permanece “à porta”. A idéia aqui é que Ele não sai da porta. Ele está batendo, mesmo que ela não O ouça, Ele está lá batendo. Aqui vemos o amor perseverante do SENHOR pela Sua Igreja. Ele não desiste dela. Embora, sabemos que Ele não é complacente com o pecado dela; porque sabemos que Ele irá discipliná-la. Vejo que Ele está falando a nós nesse tempo. Esse bater é através da Sua “voz”. O falar de CRISTO é o bater na porta. Quanto amor! Veja que Ele deseja entrar em nossa “casa” para “cear” (comunhão) conosco, para nos levar a sentar com Ele em Seu trono.

A voz de Deus só é ouvida pelos que se fecham com ele em oração secreta. Todos os dias Deus está chamando seu povo ao local secreto de oração porque ele quer falar. Fala apenas aos que dão valor à sua voz a tal ponto que se isolam do mundo inteiro para estar a sós com ele e esperar por ele. Deus nos diz: "Se quiser ouvir a minha voz, feche-se no quarto secreto de oração. Ore a mim em secreto e eu o recompensarei." Ocupação e os cuidados da vida abafam a voz de Deus. Você ainda o ama, porém cada vez tem menos tempo para Ele. Sua vida ocupada agora o chama, seus cuidados, seus problemas, e todas as demais coisas que consomem o seu tempo! A voz de Deus agora começa a enfraquecer. Ele o está chamando, cortejando-o, advertindo-o: "Continue assim, e você abafará e afogará totalmente a minha voz em você!" Toda vez que recusamos esse chamado e buscamos nossos próprios interesses e negócios, colocando outras coisas adiante de Deus — toda vez que deixamos passar um dia sem ouvir — toda vez que nos recusamos a dar ouvidos — nossos corações se esfriam e endurecem. Tornamo-nos um pouco mais duros. Você pode endurecer o coração, definhar, e morrer espiritualmente apenas distanciando-se do lugar onde Deus está falando. Se você vier à reunião, louvar a Deus, for bom, e fizer todas as coisas certas, ainda assim poderia definhar e morrer, muito embora ame a pregação. Você deve ouvir a Deus de maneira pessoal. Nossa maior alegria deveria ser:

"Ouço a sua voz!”

Tão importante ouvirmos a sua voz, sermos disciplinados para podermos ser participantes de Cristo. Esse foi o 2º aspecto da Vocação Celestial nos revelado aqui em Hebreus.

Nenhum comentário: