terça-feira, 4 de outubro de 2011

AS 42 JORNADAS NO DESERTO – CAPÍTULO 119

Taate – 23ª Estação (parte 10)

TEXTOS: Nm 18:20-24; Ex 13:2; Nm 3:12, 41, 45; Nm 8:18; 2Tm 2:4; 2Pe 2:20; Rm 12:7; Gn 14:18-20; Gl 3:7-8; Jo 8:39

Vamos prosseguir estudando sobre a 23ª estação, Taate. Quero compartilhar acerca dos direitos do sacerdócio, dentro da sequência dos estudos que temos considerado até aqui.

Vamos ler Números 18:20-24:

20 Disse também o SENHOR a Arão: Na sua terra, herança nenhuma terás e, no meio deles, nenhuma porção terás. Eu sou a tua porção e a tua herança no meio dos filhos de Israel. 21 Aos filhos de Levi dei todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, serviço da tenda da congregação. 22 E nunca mais os filhos de Israel se chegarão à tenda da congregação, para que não levem sobre si o pecado e morram. 23 Mas os levitas farão o serviço da tenda da congregação e responderão por suas faltas; estatuto perpétuo é este para todas as vossas gerações. E não terão eles nenhuma herança no meio dos filhos de Israel. 24 Porque os dízimos dos filhos de Israel, que apresentam ao SENHOR em oferta, dei-os por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel, nenhuma herança tereis.

Tendo já estudado alguns pontos preliminares acerca do significado espiritual do dízimo, vamos prosseguir compartilhando ainda alguns aspectos daquilo que entendo ser tão importante para nós. Já vimos como o Senhor separou os levitas, qual foi a causa da consagração, como Deus os separou exclusivamente para Sua obra. Vimos que Deus dissera àqueles levitas que eles não teriam nenhuma herança no meio dos filhos de Israel. Todos os demais israelitas tinham que cuidar da terra, trabalhar, comercializar, mas Arão e seus filhos viveriam exclusivamente para a obra e o ministério ao Senhor. Isso tem algo muito especial a nos ensinar. Amados irmãos em Cristo Jesus, sabemos que o significado espiritual de Taate é o encargo de Deus, delegação, fala de representação. Quando lemos o Novo Testamento vemos que os obreiros são dádivas de Deus a Sua Igreja. Aqui no Pentateuco vemos que os primogênitos pertenciam ao Senhor, como primícias, consagrados ao Senhor.

Em Êxodo 13:2 diz assim:

2 Consagra-me todo primogênito; todo que abre a madre de sua mãe entre os filhos de Israel, tanto de homens como de animais, é meu.

Agora, preste atenção. Nós vemos que os levitas foram consagrados para o serviço da obra de Deus. Mas aqui em Ex 13:2 vemos Deus reivindicar o primogênito. E o que foi que aconteceu? Nós já estudamos isso bem no início dessa jornada de Taate. Sabemos que houve aquele capítulo 32 onde conhecemos a história da rebelião da nação de Israel contra Deus, quando eles adoraram o bezerro de ouro. E ali vimos que os levitas não participaram dessa rebelião contra a santidade de Deus, contra o caráter de Deus, contra a majestade de Deus. E por isso Deus separou os levitas. Aqui Deus consagrou os levitas para o Seu propósito. E eles foram consagrados para o serviço da obra de Deus.

Em Números 3:12, 41, 45 e Números 8:18 vemos isso de forma muito clara. Vamos Le esses textos:

Números 3:12, 41, 45:

12 Eis que tenho eu tomado os levitas do meio dos filhos de Israel, em lugar de todo primogênito que abre a madre, entre os filhos de Israel; e os levitas serão meus.

41 e para mim tomarás os levitas (eu sou o SENHOR) em lugar de todo primogênito dos filhos de Israel e os animais dos levitas em lugar de todo primogênito entre os animais dos filhos de Israel.

45 Toma os levitas em lugar de todo primogênito entre os filhos de Israel e os animais dos levitas em lugar dos animais dos filhos de Israel, porquanto os levitas serão meus. Eu sou o SENHOR.

Números 8:18:

18 Tomei os levitas em lugar de todo primogênito entre os filhos de Israel.

Então, amados, vemos aqui a consagração dos levitas para o serviço, para a obra do Senhor. Os levitas viveriam exclusivamente para a obra de Deus. Aqui temos uma grande e importante lição espiritual para aprender. Paulo, escrevendo para Timóteo em 2 Tm 2:4, diz assim:

4 Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou.

Meus amados irmãos, quero que vocês notem o termo envolve. Na língua grega esse termo é “empleko”, e significa entrelaçar, juntar, prender-se, entretecer, mesclar-se, misturar. Paulo diz assim: “Nenhum soldado em serviço se entrelaça, se junta, se torna preso, mescla-se, mistura-se, em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer aquele que o arregimentou”. Essa palavra, “envolve” ou “empleko”, que está no original grego, ocorre apenas mais uma vez aqui no Novo Testamento, em 2 Pedro 2:20, quando Pedro diz:

20 Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro.


É esta palavrinha: enredar. Ela significa isto: “entretecer, misturar, mesclar”.

Meus amados, em Seu propósito eterno, Deus chama algumas pessoas para o ministério. E esses que Ele chama para o ministério devem estar ocupados integralmente no ministério.

Quando estudamos o Livro de Reis, na história de Ezequias, assim como o Livro de 2 Crônicas, capítulos 28 e 29, onde está mais detalhado, é possível perceber que houve um tempo de profunda crise espiritual, onde o povo havia abandonado, desprezado, a ajuda financeira aos levitas; não havia um apoio ao ministério levítico. Por isso, eles abandonaram o ministério e foram realizar trabalhos seculares. E ao estudar, você vê que quando Deus levantou Ezequias, ele restaurou o templo em Jerusalém e o culto a Deus. Os levitas voltaram a receber a porção que Deus havia estabelecido, para que pudessem viver integralmente e exclusivamente para o serviço ao povo de Deus, para que pudessem estar diante de Deus servindo ao povo de Deus.

A obra de Deus não é um emprego. A obra de Deus não é um negócio. A obra de Deus é um santo ministério. E só devem estar nesse ministério, aqueles que foram chamados por Deus, aqueles que têm em seu coração o encargo e a vocação celeste. Não aqueles que se sentem capazes, aqueles que se sentem preparados, mas aqueles que são espiritualmente, divinamente, vocacionados.

Números 18:21 diz assim:

21 Aos filhos de Levi dei todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, serviço da tenda da congregação.

Olhem bem. Deus não quer pessoas que estão ocupadas de muitas coisas, coisas seculares; pessoas que não são capazes de viver integralmente para o Senhor; pessoas que estão dividindo seu tempo com Deus e seu tempo com as coisas, com os negócios. Sei que algumas pessoas, mesmo servindo o Senhor no ministério, tendo o encargo, o chamado, a vocação do ministério, estão nos negócios, no seu trabalho. E sei o quanto isso incomoda os seus corações, por causa do chamado, da responsabilidade, do peso, do encargo que elas têm da parte do Senhor. E sei também que o Senhor, que lhe chamou e está inquietando você, está falando alto ao seu coração. Permita que Ele trabalhe de tal forma, que venha conduzir sua vida e seus negócios de forma que você possa viver mais livremente para poder servi-lo; para que você possa dar-se integralmente a Deus. Talvez você tenha dado apenas uma parte da sua vida, uma parte do seu dia; você tem procurado administrar seu tempo com muito zelo, com muito esforço. Deus tem visto isso, meu irmão, minha irmã. Mas ele quer você integralmente. Você tem que compreender isso. Permita que Ele trabalhe como quer; permita que Ele lhe conduza, pois Ele lhe chamou para um assunto muito mais elevado do que qualquer outro assunto desta vida. E você tem que entender que você nunca vai se sentir em paz completamente enquanto não estiver integralmente dedicado ao serviço e à obra do Senhor.

Então, veja que Deus não quer pessoa que estejam ocupadas de muitas coisas, pessoas que não têm seu tempo livre para Deus. Ele quer pessoas que possam dedicar-se de uma maneira profunda a Sua obra; pessoas que possam dar-se inteiramente a Sua obra. Por isso que creio que Ele está trabalhando na vida de muitos. Creio que essa palavra falará muito alto ao seu coração. Mas a questão não somente o que Deus deseja falar àqueles os quais Ele tem chamado, pois, na época de Ezequias, muitos levitas tiveram que trabalhar, muitos tiveram que deixar o ministério e a obra do Senhor por causa do trabalho. Eles não tinham como sustentar suas famílias, eles perderam todo o apoio financeiro. Então, quando Ezequias restaura o culto a Deus, ele restaura também a questão dos dízimos, das ofertas, que serviam como apoio financeiro àqueles que viviam integralmente para a obra do Senhor, para que houvesse mantimento espiritual para o povo de Deus. E muitos dos obreiros do Senhor não têm vivido integralmente para a obra do Senhor, por causa dessas situações, onde o povo de Deus, a Igreja do Senhor, não tem reconhecido a seriedade de tratar esse assunto, especialmente diante de Deus.

Aqueles que têm o encargo do ministério e da obra do Senhor devem conhecer aquilo que ensinam, devem orar, necessitam ter comunhão com Deus; eles precisam ler a palavra de Deus, preparar-se para ministrar; devem dedicar-se ao ensino, ao ministério, à palavra.

Em Romanos 12:7 Paulo diz:

7 se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo.

Olhem essa palavra esmere-se. No grego ela significa “empenho, dedicação”. Quando se trata do nosso serviço, do nosso encargo quanto ao ministério, quanto à palavra, você tem que entender que responsabilidade, reverência e temor nunca podem faltar. Por isso nós precisamos que o Senhor nos ajude a tratar desse assunto com muita seriedade. Que o Senhor possa estar falando ao seu coração.

Amados, para que tenhamos um ministério comprometido e dedicado para a glória de Deus, Deus proveu, por meio dos dízimos, o suprimento para os Seus obreiros; e também para que houvesse o cuidado a todos os santos. Este é um assunto que precisamos tratar com muita reverência e temor diante de Deus, pois Ele deseja que tenhamos uma visão clara, prática, bíblica sobre este assunto.

Vejamos Números 18:24:

24 Porque os dízimos dos filhos de Israel, que apresentam ao SENHOR em oferta, dei-os por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel, nenhuma herança tereis.

Vejam que primeiro o dízimo é apresentado ao Senhor em oferta, pois é dado ao Senhor. Na sequência diz assim: dei-os – Deus dá. Então, os dízimos são apresentados ao Senhor, e Ele os entrega como oferta para o suprimento aos levitas.

Sei que isso envolve muito cuidado, reverência, temor. Isso não é feito de forma leviana, não deve ser feito de forma leviana, mundana. Isso tem que ser feito com muito temor, com muita reverência. E o Espírito Santo está aqui para nos orientar, nos ajudar, nos dá visão clara de como esse assunto precisa ser tratado na obra de Deus. Não é de uma maneira mundana, de uma maneira qualquer. É com zelo, com temor.

Os dízimos não pertencem somente ao sacerdócio araônico. Ao estudarmos atentamente esse assunto na palavra de Deus, veremos que é um assunto que pertence ao sacerdócio segundo a ordem de Melquisedeque. Em Gênesis 14:20 temos a primeira vez em que aparece o assunto dos dízimos na Bíblia. Esse princípio começa na vida de Abraão aqui em Gênesis 14:18. Não havia nenhuma lei que obrigasse Abraão a adorar a Deus com os dízimos. O que ele fez, o fez na liberdade de viver uma vida para agradar a Deus – algo que nasceu espontaneamente na vida de Abraão. A Bíblia diz que Deus primeiramente anunciou o Evangelho a Abraão (Gl 3:8). Em João 8:39 diz:

(...) Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão.

Esses dois textos mostram para nós que não foi uma atitude leviana, que Abraão não era um homem leviano, que aquilo que ele fez, o fez numa relação com Deus, numa relação de intimidade, de uma vida espiritual com Deus. O Evangelho primeiro foi revelado a ele. Abraão nos é apresentado na Bíblia como o pai da fé. E sei que este assunto do dízimo é um assunto que envolve a fé. Então, em Gálatas 3:7 diz assim:

(...) os da fé é que são filhos de Abraão.

Então, entre muitas obras praticadas por Abraão, uma delas foi o dízimo – algo que nasceu espontaneamente no seu coração.

Gênesis 14:20 diz:

20 e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo.

Vejam que foi algo voluntário, que brotou, nasceu em seu coração. Notem o verbo deu. Ele indica que não foi um pagamento, mas um ato voluntário da parte de Abraão. Ele não estava obedecendo a nenhuma lei; o que ele fez foi aceito por Deus. Por isso, esse princípio foi estabelecido.

Que Deus venha falar claramente, poderosamente, ao seu coração. Que Ele venha abençoar você através desta palavra; falar a você aquilo que Ele quer. Que você possa compreender tudo isso. Estaremos estudando mais acerca deste assunto, e espero que Deus possa revelar a palavra dEle a você de uma forma muito clara sobre este assunto.

Nenhum comentário: