terça-feira, 26 de julho de 2011

AS 42 JORNADAS NO DESERTO – CAPÍTULO 114


Taate – 23ª Estação (parte 5)

TEXTOS: Nm 33:26; Nm 18:20-24; Lv 8:1-24; 1 Co 5:14-15; 1 Co 6:19-20; Ef 2:1-6

Dando continuidade ao estudo desta 23ª estação, Taate, encontramos em Números 33:26 que, após o povo de Israel partir de Maquelote, eles acamparam em Taate. Além disso, Números 18:20-24, textos referentes a essa estação, revelam para nós aspectos muito práticos acerca do ministério, do encargo da obra de Deus. E, agora, o Senhor tem colocado em meu coração de compartilhar acerca da consagração.

Sabemos que Deus havia consagrado, separado a tribo de Levi para o sacerdócio. Essa era uma tribo que tinha um encargo muito especial dentre todas as demais tribos do povo de Israel. Em Números 18:20-24 podemos ver alguns pontos muito importantes que espero, pela graça do Senhor, poder compartilhar com você. Precisamos examinar com atenção essa questão da consagração, pois se trata de um assunto muito sério.

1) Fundamentos da consagração:

a) O amor de Deus

Quando lemos o Novo Testamento, descobrimos que os filhos de Deus são constrangidos pelo amor de Deus a viverem para Ele, isto é, por causa da obra da cruz, por causa da morte do Senhor Jesus. O amor do Senhor Jesus nos constrange a viver para Ele, porque Ele morreu por nós. Quando Paulo diz isso em 1 Coríntios 5:14, ele usa a palavra “constrange”:

14 Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. 15 E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.”

Essa palavra, “constrange”, significa:

ü ser envolvido, ser envolvido de tal forma que você se sente apertado pela pessoa;

ü é como se você se sentisse tão atraído, que não tivesse outra alternativa, a não ser aquela pessoa.

E quando um cristão salvo mediante a obra de Cristo Jesus lá na Cruz do Calvário é movido por este amor, ele experimenta uma grande sensação na sua vida. Essa sensação é o amor de Cristo que aprisiona, que captura essa pessoa. E este amor é a base da consagração. Ninguém pode consagrar-se a Deus, a não ser que sinta o amor de Cristo Jesus, o amor de Deus em Sua vida. Nós precisamos ver esse amor. Antes que alguém possa realmente consagrar a sua vida a Cristo Jesus, ela precisa tocar, em sua própria vida, em sua própria experiência, a realidade deste amor. É inútil falar de consagração, quando não temos uma visão do que representa, do que significa realmente o amor de Cristo Jesus por nós. Depois que você vê esse amor, a consagração é algo inevitável, uma consequência inevitável.

b) A prerrogativa divina

Sabemos que a consagração não se fundamenta apenas no amor, mas também na prerrogativa divina, porque Deus é quem escolhe. E Ele, de uma forma soberana, em Sua sábia vontade, escolheu, decidiu quem seriam aqueles que exerceriam este encargo para a glória do Seu nome. Portanto, o amor, assim também como as prerrogativas divinas, são manifestações que se processam na vida de uma pessoa que o Senhor chama para a obra do ministério.

Em 1 Coríntios 6:19-20 Paulo diz assim:

19 Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20 Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.

Então, tudo isso está envolvido. Nós não podemos viver outra realidade, a não ser essa.

2) Uma clara figura do caminho da consagração:

a) Expiação

Quando você estuda a palavra de Deus, pode ter uma visão muito especial sobre isso – como, por exemplo, o capítulo 8 de Levítico. Estudando o capítulo 8 de Levítico, você vê ali quatro coisas que são oferecidas como objeto de consagração: o novilho da oferta pelo pecado, dois carneiros, um da oferta queimada e outro da consagração, e uma cesta de pães asmos para uma oferta movida. Temos aqui uma clara figura do caminho da consagração.

O primeiro aspecto que uma pessoa que está para ser consagrada pra o serviço do ministério, para a obra integral, precisa conhecer é a expiação. Encorajo você a ler Levítico capítulo 8, pois este capítulo trata desse assunto da expiação, um assunto sério. Portanto, na expiação, o animal, o novilho, tinha que ser oferecido para Deus. A pessoa que está para ser consagrada de uma forma integral ao serviço da obra de Deus precisa conhecer essa doutrina na experiência de sua vida. Ela tem que compreender que pertence ao Senhor, porque este é um fundamento sério, uma obra tremenda. Temos aqui a requisição de um sacrifício, um novilho, para realizar a obra da expiação. Expiação é uma necessidade que emerge de dentro do próprio Deus. Temos que entender que o pecado afetou a posição do homem diante de Deus. Paulo diz aos irmãos em Efésios 2:1-3:

1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; 3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.”

Éramos, então, por natureza, filhos da ira. Todos nós, portanto, por natureza, estamos sob a ira de Deus.

A necessidade de satisfação para Deus, portanto, não se encontra em nada fora dEle, mas dentro dEle, em Seu próprio caráter imutável. A lei à qual Deus deve se conformar, à qual Ele deve satisfazer, é a lei do Seu próprio Ser. O irmão A. W. Pink, em sua exposição sobre a justificação, disse: “A expiação de Cristo foi contrária aos nossos processos legais, porque esta se eleva por cima de suas limitações finitas”.

Creio que ao contemplar toda essa realidade, ao meditar sobre essas palavras do irmão A. W. Pink, você tem que compreender o que significa verdadeiramente a expiação. Por um lado, ela revela a profundidade do nosso pecado e, por outro, a elevada expressão do amor, da graça e da misericórdia de Deus. A expiação significa:

ü sofrer as consequências de;

ü expiar significa tirar a culpa, cobrir o pecado.

Essa é uma ideia que temos especialmente na língua hebraica, nos escritos do Antigo Testamento. Quando você estuda o Antigo Testamento, você vê ali uma classe de contrições que consistiam em sacrifícios expiatórios, cuja finalidade era a de reparar os pecadores, reparar a questão dos pecados na vida dos pecadores. No aspecto jurídico, a expiação é o cumprimento da pena imposta à pessoa a quem se imputou a prática de um crime. Oh, meus amados irmãos e irmãs! Temos que entender, que compreender que há uma cruz em Deus antes daquela cruz que vemos nos Evangelhos, daquela cruz de madeira, daquela cruz do Calvário. Temos que saber que existe uma cruz dentro de Deus. E a expiação é uma mudança operada em nós, uma mudança na qual somos reconciliados com Deus.

O Senhor Jesus suportou sobre Si todo o peso do furor da ira de Deus contra o nosso pecado, porque ali na cruz Ele foi, por amor, o nosso substituto e, assim, ganhou para nós o perdão, a adoção e a glória eterna. Creio que tudo isso tem que tocar-nos profundamente.

b) A oferta pelo pecado e a oferta queimada

Quando você examina Levítico 8, você vê tudo isso. Primeiro, o novilho para a expiação; depois, os dois carneiros, um como oferta queimada para ser oferecido e outro como oferta de consagração para capacitar Arão a servir a Deus.

Uma oferta queimada tem que ser inteiramente consumida pelo fogo. Os sacerdotes não têm permissão para comer da sua carne, pois cada parte dela deve ser queimada diante de Deus. Portanto, este é um passo mais avançado do que a oferta pelo pecado. A oferta pelo pecado resolve meramente o problema dos nossos pecados, mas, a oferta queimada, nos faz aceitáveis diante de Deus. Você e eu temos que olhar à luz do Novo Testamento que o Senhor Jesus suportou os nossos pecados naquela cruz. Esta é a obra expiatória do nosso Senhor em nosso favor. Na Sua morte Ele rasgou o véu do Templo, rasgou de alto a baixo, para que Ele pudesse nos levar aos mais santos lugares da presença de Deus. Por isso Paulo diz em Efésios 2:6 que nós estamos assentados com Cristo nos lugares celestiais. É isso que Ele fez, para que pudéssemos ser levados diante de Deus nos mais altos céus. Esta é a oferta queimada.

Ambas as ofertas começaram no mesmo lugar, ambas se iniciaram com os pecadores. A oferta pelo pecado expia apenas os nossos pecados, mas, a oferta queimada, leva os pecadores diante de Deus para que sejam aceitos. Portanto, a oferta queimada nos torna aceitáveis no Filho Amado de Deus. Ela vai além da oferta pelo pecado, pois fala do perfume do Senhor Jesus na presença de Deus e, portanto, da Sua aceitação pelo Pai. Hoje, meus amados irmãos, oferecendo uma oferta queimada, também somos aceitos.

Assim, temos:

ü negativamente, o perdão dos pecados através da oferta pelo pecado; e,

ü positivamente, a nossa aceitação, pelo Senhor Jesus, diante de Deus, através da oferta queimada.

3) Um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus:

Você pode ver a singularidade do significado desses quatro itens que encontramos aqui em Levítico 8? Você tem que ver que depois de matar o primeiro carneiro, o segundo carneiro, consequentemente, era morto. O sangue do segundo carneiro era aplicado sobre a ponta da orelha direita de Arão e de seus filhos, sobre o polegar da mão direita deles e sobre o dedo maior do pé direito (Lv 8:22-24). Isso era chamado de oferta de consagração, não sendo totalmente queimada, como era a oferta do carneiro queimado. O sangue deste carneiro era, primeiramente, aplicado na ponta da orelha direita, no polegar da mão direita e no dedo maior do pé direito da pessoa consagrada. Espiritualmente falando, isso significa que, de acordo com a aceitação que Cristo tem diante de Deus, você e eu, nós, permanecemos na posição de servos que atendem à voz de Deus, fazem a Sua vontade e andam em Seus caminhos. Daqui por diante, nossos ouvidos, nossas mãos e nossos pés pertencem exclusivamente a Deus. Aquilo que tocamos, os caminhos que andamos e aquilo que ouvimos têm que estar intimamente ligados ao serviço a Deus. Por isso que a consagração requer de nós uma posição integral diante de Deus. Tendo sido aceitos por Deus, em Cristo, precisamos nos consagrar inteiramente a Deus.

Onde está a marca do sangue, ali está a base da prerrogativa divina; onde se encontra o sinal de sangue, ali está o chamado no amor. Porque o sangue testifica tanto que sou comprado pelo Senhor, quanto o testemunho de que Ele me amou e derramou o Seu sangue por mim. O sangue, aqui, é o preço que Cristo pagou pela nossa redenção, e, também, o amor do qual fala o Novo Testamento.

O carneiro foi morto. Portanto, eu ofereço todo o meu ser. Assim, eu me torno um sacrifício vivo, pois o sangue está sobre mim. Este é um fato que Deus considera. Meus irmãos em Cristo, Deus considera que a Sua vida está marcada pelo sangue que foi derramado lá na cruz do Calvário. Esse sangue é o preço que foi pago lá na cruz por você. Embora você e eu estejamos vivos, contudo, nós fomos inteiramente consagrados, separados para Deus. Isso significa ser um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. É isso que Deus requer de nós, é isso que Deus espera de nós.

Não tendo uma visão clara do amor, da graça e da misericórdia de Deus, pelo sangue da cruz, nunca vamos poder compreender o que é consagração, não vamos entender por que temos que nos entregar totalmente a Deus – especialmente aqueles que estão no serviço da obra de Deus. Nesse sentido, se aqueles que estão no serviço da obra de Deus não compreendem isso, jamais vão compreender o encargo do chamado, da vocação e do ministério.

Por que o ministério tem se tornado uma profissão na vida de muitos? Por que a essência da revelação do caráter daquilo que é o ministério tem sido tão diluída na experiência de muitos? Por que o chamado tornou-se uma vocação humana, efêmera, em que as pessoas nunca se entregam totalmente, absolutamente, não vivem um chamado integral? Por quê? Porque essas pessoas não compreendem o valor da obra da Cruz, o valor do sangue; não compreendem o amor de Cristo por elas. Essas pessoas não podem corresponder às prerrogativas divinas, estão perdidas entre profissão e vocação. Nós precisamos ser libertos deste “evangelho medíocre”, porque a obra de Deus é algo muito, mas muito sério.

A minha expectativa, em Cristo Jesus, é que Ele fale ao seu coração; venha lhe abençoar, ricamente, pela Sua santa, rica, doce e poderosa Palavra. Amém.

Nenhum comentário: