segunda-feira, 11 de julho de 2011

AS 42 JORNADAS NO DESERTO – CAPÍTULO 112

Por: Luiz Fontes

Taate – 23ª Estação (parte 3)

TEXTOS: Nm 33:26; Lv 8:1-6; Tg 1:18-21; Ef 5:25-26; At 20:28; Rm 3:25; Rm 7:8, 16, 17, 23; Ex 29:4; Tt 3:5; Jo 15:3

Quero dar continuidade ao estudo da 23ª estação, que é Taate. O assunto que tenho compartilhado dentro dessa estação é sobre a consagração de Arão e seus filhos. O texto relativo a ela é Números 18:20-24. Mas quando abrimos nossas Bíblias em Levítico 8:1-36, podemos ver claramente sobre a natureza desta consagração. Ler, estudar, esse capítulo 8 de Levítico é muito importante para nós. Gostaria de estar lendo este capítulo e, à medida que formos caminhando na revelação da Palavra do Senhor, espero poder compartilhar algumas riquezas que encontramos nesse capítulo. Que o Senhor, de uma forma gloriosa, possa estar falando ao seu coração.

Levítico capítulo 8, a partir do versículo 1, diz:

1 Disse mais o SENHOR a Moisés: 2 Toma Arão, e seus filhos, e as vestes, e o óleo da unção, como também o novilho da oferta pelo pecado, e os dois carneiros, e o cesto dos pães asmos.”

Veja que temos quatro elementos aqui.

3 e ajunta toda a congregação à porta da tenda da congregação.”

Isto é, ali no Tabernáculo.

4 Fez, pois, Moisés como o SENHOR lhe ordenara, e a congregação se ajuntou à porta da tenda da congregação. 5 Então, disse Moisés à congregação: Isto é o que o SENHOR ordenou que se fizesse. 6 E fez chegar a Arão e a seus filhos e os lavou com água.”

Meus amados irmãos e irmãs, é muito interessante tudo isso para nós. Quando você vai lendo esses textos, vai vendo claramente a maneira como Deus está falando a nós acerca da nossa consagração, acerca da nossa santidade, da nossa vida em relação ao propósito de Deus, à obra de Deus, ao serviço a Deus; aquilo que Deus deseja operar na nossa vida, com o propósito de nos amadurecer para servi-lO. Temos aqui um aspecto muito distinto, pois está tratando de Arão e seus filhos. Nós sabemos que em certa instância isso está relacionado ao ministério, àqueles que foram chamados para o serviço na obra de Deus.

Gostaria que você notasse essa última frase do versículo 6: “E os lavou com água”. Nesse capítulo 8 de Levítico temos um novilho que era para a oferta do pecado e os dois carneiros. Sabemos que o derramamento de sangue aqui e o lavar da água têm um aspecto muito especial em relação a nossa vida cristã. Estritamente falando, vemos que o sangue é uma referência a nossa purificação espiritual. E a água, uma referência a nossa purificação moral. Nessa frase, “E os lavou com água”, podemos ver acentuado o poder da palavra de Deus em nós.

Lá em Tiago 1:18-21 diz assim:

18 Pois, segundo o seu querer (isto é, de acordo com a Sua soberana vontade), ele (Deus, em Cristo, pelo poder do Seu Espírito Santo) nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas. 19 Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. 20 Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus. 21 Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada (...)”.

Essa palavra que nos gerou, a palavra da verdade, está sendo implantada em nós e precisamos acolhê-la.

“(...) a qual é poderosa para salvar a vossa alma.”

A referência aqui é à salvação da alma. Temos a salvação do Espírito, a salvação da alma, a salvação do corpo. Sabemos que esses três aspectos são distintos, mas eles convergem num ponto: a tão grande salvação que encontramos em Hebreus 2. Entender isso é muito extraordinário, é muito especial! O sangue nos liberta dos pecados e, a água, da culpa dos pecados. Lá na Queda, o homem foi corrompido, ou seja, a natureza humana foi corrompida. Por isso, precisamos do poder do sangue e do lavar da água, isto é, do trabalho da palavra, para que tenhamos uma vida pura diante de Deus.

Efésios 5:26 diz assim:

26 para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra”.

Esse texto nos diz que o Senhor Jesus, devido ao Seu grande amor por nós, está realizando e continuará realizando algo na vida de cada um de nós. Aqui está uma declaração que nos impressiona, por ser grandiosamente e gloriosamente vital para nossa experiência cristã prática. Temos que perceber algo impressionante acerca do sangue do Senhor Jesus derramado lá na Cruz do Calvário – que é prefigurado por este novilho que é oferecido como oferta pela culpa do pecado –, e também pelo lavar da água. Quanto ao sangue, em Atos dos Apóstolos 20:28, Paulo diz:

28 Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.”

Em Romanos 3:25, escrevendo aos irmãos em Roma, Paulo diz:

25 a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos”.

Nesses textos temos uma referência ao sangue de Deus. Esse sangue que foi derramado pelo Seu próprio Filho Jesus. Quando estudamos o Livro de Romanos, deparamos com dois aspectos da nossa salvação: o perdão dos nossos pecados e a libertação do poder do pecado. Precisamos entender aqui a diferença entre pecado e pecados.

O termo pecado refere-se ao poder dentro de nós que nos motiva a cometer atos pecaminosos. Sabemos que há algo dentro de nós que nos motiva e nos obriga a ter certas inclinações espontâneas. Este poder, essa força dentro de nós, nos induz para o caminho da concupiscência. Em Romano 7:8, 16, 17 mostram isso claramente. Veja o que Paulo diz nesses textos:

8 Mas o pecado (Observe o termo no singular: o pecado), tomando ocasião pelo mandamento, despertou em mim toda sorte de concupiscência; porque, sem lei, está morto o pecado.”

16 Ora, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. 17 Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim.”

Então, o pecado é uma lei que controla os nossos membros. Em Romanos 7:23 ele prossegue dizendo:

23 mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros.”

Irmãos e irmãs, vejam bem. Existe algo dentro de nós que nos leva a pecar. E isso a Bíblia chama de pecado. O pecado é como um hábito, uma disposição interior que reside dentro de nós. E desse pecado, não somos perdoados. Do pecado, temos que ser libertados. É aqui que a Palavra entra. O trabalho da Palavra, o trabalho da cruz, opera contra o pecado dentro de nós.

Agora, no Livro de Romanos nós não temos apenas a questão do pecado, mas também a questão dos pecados. Os pecados referem-se aos atos pecaminosos, individuais, específicos, que cometemos. Isso deve ficar claro para você, pois os pecados estão relacionados às nossas ações, e são cometidos um por um. Se você estuda a Bíblia, descobre que os pecados estão relacionados com a nossa conduta, enquanto que o pecado está relacionado com a nossa natureza. E é por isso que precisamos compreender esse assunto. Nós não podemos servir na obra de Deus adequadamente se não compreendermos o lugar do sangue de Cristo Jesus operando em nós, o lugar da Palavra de Deus operando em nós. Quando você estuda este assunto dentro da sequência lógica, doutrinária, da Palavra de Deus, você vê que esse lavar tem dois aspectos.

O primeiro aspecto, é que se fazia para consagrar os sacerdotes. Esse lavar se fazia uma vez e para sempre (Ex 29:4). Em Êxodo 29:4 você vê que esse lavar refere-se ao lavar de todo o corpo, e corresponde à regeneração. Tito 3:5 faz referência a este lavar, quando nascemos de novo. Então, este lavar é o lavar da regeneração, de uma vez por todas.

Mas também havia outro aspecto. E este outro aspecto é muito claro e prático na nossa vida cristã também. Esse lavar é o lavar constante, pois, diariamente, eles se sujavam realizando os ofícios do seu ministério. Isso era comum para os sacerdotes naquele tempo. Nenhum sacerdote podia ministrar sem se lavar. Isso é uma verdade aplicável não só àquele sacerdote do Antigo Pacto, mas também a todos os ministros de Deus hoje. Todos aqueles que estão vivendo a vida cristã e servem no ministério. Deve haver um trabalhar contínuo da Palavra de Deus em nós. Não podemos achar que somos pessoas acima de qualquer suspeita, que somos pessoas completamente impassíveis, que não estamos vivendo a mesma realidade de vida que os nossos irmãos, como se a vida normal deles fosse completamente diferente da nossa. Isso não é visto dessa maneira pela Palavra de Deus. Precisamos ser cuidadosos, porque há uma necessidade diária do trabalhar de Deus na nossa vida, na vida de cada um daqueles que tem o encargo da obra e do ministério. Quando você olha para aqueles sacerdotes no Antigo Testamento, vê que o pó sujava suas mãos e pés. Da mesma maneira ocorre com os cristãos hoje. Por isso Deus tem provido o lavar contínuo da Sua Palavra em nossa vida.

Em João 15:3 o Senhor Jesus diz assim para os discípulos:

3 Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado.”

E em Efésios 5:25-26 diz que:

“(...) Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, 26 para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra.”

Essa Palavra que Deus nos deu é o Seu próprio Filho encarnado. Essa é uma palavra viva e, por isso, tem em si uma ação vivificadora, purificadora. Assim como o Pai nos prometeu dar Seu Filho, Seu Espírito, assim também Ele prometeu nos dar a Sua Palavra. Nós temos uma necessidade extrema da Palavra de Deus, de que ela continue trabalhando Cristo na nossa vida, nos purificando de toda a nossa iniquidade, de todo o pecado, para que não venhamos ministrar diante do Senhor e ministrar do Senhor à Sua Igreja, ao Seu povo, tendo uma vida maculada, pela culpa, pelo pecado, pelas sujeiras que no dia-a-dia tentam nos enredar, envolver, atrair, seduzir. Por isso não podemos nos afastar da Palavra de Deus. Nós não podemos permitir que haja um distanciamento entre nós e a Palavra de Deus, especialmente aqueles que servem no ministério da Palavra, aqueles que têm o encargo de servir Cristo Jesus à Sua Igreja, ao Seu povo.

Que o Senhor nos ajude; que o Senhor possa abrir os nossos olhos. Que o Senhor venha poderosamente, de uma forma clara, na sua vida, para você compreender a importância do lugar da Palavra, do lugar que ela deve ocupar no seu relacionamento, na sua vida, no seu dia-a-dia, em todas as áreas da sua vida. Que o Senhor fale ao seu coração, que Ele venha de uma forma gloriosa, poderosa, falar a você aquilo que é a vontade dEle, aquilo que é o propósito dEle, aquilo que Ele deseja, com esta Palavra, aplicar na sua vida para a glória dEle. Que Ele lhe abençoe rica e poderosamente.

Nenhum comentário: