segunda-feira, 4 de julho de 2011

AS 42 JORNADAS NO DESERTO – CAPÍTULO 111


Por: Luiz Fontes

Taate – 23ª Estação (parte 2)

TEXTOS: Nm 33:26; Ex 32:26; Gn 12:3; Ex 4:22; Ap 7:1-4; Ap 14:1-4; Ex 21:5-6; Dt 33:8-11; Ef 2:19

Vamos dar prosseguimento ao estudo desta 23ª estação, Taate. Em Números 33:26 a Palavra de Deus diz:

26 partiram de Maquelote e acamparam-se em Taate.”

Nós sabemos que esse nome Taate foi dado por Moisés por causa da revelação que ele teve daquilo que o Senhor falou a Arão. De agora em diante nós vamos perceber algo muito especial na maneira como Deus se revela a Arão.

Os textos que compreendem esta estação estão em Números 18:20-24. Quando os estudamos, percebemos claramente a maneira como Deus está se revelando a Arão e a maneira como Deus separa a tribo de Levi para poder ministrar a Ele. Dentre essa tribo, Deus escolheu a família de Arão, a casa de Arão, para instituir o sacerdócio. Essa consagração divina é algo muito especial. Estudando Êxodo 32, a partir do versículo 26, nós sabemos que Israel está acampado no monte Sinai, na 12ª estação. Nesse contexto, vemos Moisés há 40 dias lá no cume do monte e Deus dando para ele a Lei. Enquanto isso, lá em baixo, o povo está persuadindo a Arão para que seja feito para eles um bezerro de ouro para que eles o adorem. Aquele povo desenfreado buscava satisfazer a sua própria carne, e Arão, não tendo força alguma, nenhuma expressão de autoridade, é induzido pelo povo a fazer aquele bezerro. Nós sabemos que isso desagradou a Deus e, por essa atitude, Arão não entrou na terra de Canaã. E a Bíblia diz ainda que quando Moisés volta do monte, encontra o povo adorando aquele bezerro de ouro. Moisés vinha trazendo as tábuas da aliança. Vejam que o mandamento primeiro mostrava que o povo deveria adorar a Deus de todo o seu coração, amar a Deus de todo o coração, porque todos os mandamentos focaram em essência o relacionamento do homem com Deus. Por causa desse pecado tão terrível Moisés quebra as tábuas da aliança, mostrando a incapacidade do homem em agradar a Deus. Tudo isso é muito interessante, pois nós sabemos que o propósito de Deus para a nação de Israel era o de ter uma nação de um único sacerdócio e que toda essa nação fosse uma benção para todos os moradores da Terra – conforme Deus prometeu a Abraão em Gênesis 12:3:

Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.

Por meio da nação de Israel, Deus queria sustentar o seu testemunho na Terra e que essa nação fosse uma nação onde o sacerdócio pudesse ser ministrado, onde Deus pudesse ser ministrado por meio de um sacerdócio para que as nações pudessem receber a benção de Deus. Mas aqui nós vemos o fracasso de Israel como nação, porque lá em Êxodo 4:22 Deus diz que Israel é o Seu filho primogênito, aqueles que deveriam guardar a benção da primogenitura como privilégio espiritual. E agora, como sacerdócio de Deus, eles estavam caídos diante da idolatria de um bezerro. Eles foram capturados pela idolatria – algo que o Senhor abomina.

Quando Moisés contempla tudo aquilo, podemos ver em Êxodo 32:26, ele se põe de pé na entrada do arraial e diz: “Quem é do Senhor, venha até mim”. Então, a Bíblia diz que se ajuntaram a ele todos os filhos de Levi. Você pode notar algo especial aqui? Eu gosto muito dessa frase: “Quem é do Senhor, venha até a mim”. Aqui nós podemos perceber claramente que Deus está rejeitando a nação de Israel como um sacerdócio diante dEle. Aqui, Israel, como Esaú, como Rúben, está perdendo a benção da primogenitura. Isso é extremamente significativo, porque um dia Esaú era o filho primogênito de Isaque, e ele vendeu o direito à benção da primogenitura ao seu irmão Jacó. Depois nós temos a própria família de Jacó. Rúben, que era o primogênito, deitou-se com Bila, que era a concubina do seu pai, e por isso perdeu a benção da primogenitura. Então, tudo isso é extremamente significativo. Em Êxodo 4:22 o Senhor diz que Israel é o Seu filho primogênito, e agora Israel está perdendo a benção da primogenitura. Mas aqui nós vemos que a tribo de Levi se posiciona do lado de Deus. Moisés disse: “Quem é do Senhor?”. Temos aqui uma marca, aqui está um selo. Apocalipse 7:1-4 diz assim:

1 Depois disto, vi quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra, conservando seguros os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem sobre árvore alguma. 2 Vi outro anjo que subia do nascente do sol, tendo o selo do Deus vivo, e clamou em grande voz aos quatro anjos, aqueles aos quais fora dado fazer dano à terra e ao mar, 3 dizendo: Não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as árvores, até selarmos na fronte os servos do nosso Deus. 4 Então, ouvi o número dos que foram selados, que era cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel.

Olhem bem esta frase: tendo o selo do Deus vivo. Ainda Apocalipse 14, a partir do versículo 1:

1 Olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, tendo na fronte escrito o seu nome e o nome de seu Pai.”.

Prosseguindo com a leitura, a partir do versículo 4, vamos vero seguinte:

4 São estes os que não se macularam com mulheres, porque são castos. São eles os seguidores do Cordeiro por onde quer que vá (Quem são os 144 mil? São os seguidores do Cordeiro, por onde quer que Ele vá). São os que foram redimidos dentre os homens, primícias para Deus e para o Cordeiro.”

Lendo Apocalipse 13, você vai encontrar a marca da Besta, a marca do anticristo. E aqui no capítulo 14 você encontra os 144 mil tendo a marca de Deus, o selo de Deus, o nome de Deus. Você vai ver que no capítulo 7 diz que esses 14 mil foram selados na fronte; e aqui no capítulo 14 diz qual é esse selo. O selo é o nome de Deus na sua fronte, a marca de Deus – isso é muito significativo. Você não pode pensar que esses 144 mil significam o número ou a quantidade exata dos eleitos, dos salvos, dos escolhidos em Cristo. Nem mesmo que seja de todas as tribos de Israel. Nós temos que ser cuidadosos quanto ao estudo da profecia. Em Apocalipse, assim como todo o livro é profecia, esses números também são proféticos. O número 144.000 é a multiplicação de 12 x 12 x 1000. E quando você estuda e os grandes eruditos cristãos, compreende que eles dizem que esse número fala da completação das completações. Aqui nós vemos algo que está relacionado com a consumação máxima da obra de Deus. Então, você não pode pensar diferente disso. Veja que em Apocalipse 13 nós temos a marca da besta, e no capítulo 14 nós temos a marca de Deus. No capítulo 13 nós temos as características daqueles que vão adorar a besta, e no capítulo 14 nós temos o caráter daqueles que vão eternamente adorar a Deus. O único modo de não termos a marca da besta é sermos selados com o selo de Deus. Quando estudamos o livro de Êxodo podemos ver o significado do termo servo, que encontramos aqui em Apocalipse 7:1-4. Vejam que esses textos mostram para nós algo muito especial. Aqui nós temos a palavra “servo”, quando diz: “até selarmos na fronte os servos do nosso Deus”. Quando você abre a sua Bíblia em Êxodo 21:5-6, vê que está escrito assim:

5 Porém, se o escravo (essa palavra “escravo”, no hebraico transliterado para o grego, refere-se à palavra “dolo”, que é “servo”, a mesma palavra aqui de Apocalipse 7) expressamente disser: Eu amo meu senhor, minha mulher e meus filhos, não quero sair forro (quer dizer, não quero ser colocado em liberdade). 6 Então, o seu senhor o levará aos juízes, e o fará chegar à porta ou à ombreira, e o seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre.”

Segundo a Lei, o escravo deveria ser colocado em liberdade no sétimo ano, após trabalhar seis anos. Mas, se o escravo amasse o seu senhor e preferisse permanecer escravo pelo resto da sua vida, servindo a esse senhor, ele recebia uma marca permanente. Os servos de Deus são aqueles que possuem a marca de Deus. Será que verdadeiramente nós somos servos de Deus? Precisamos fazer uma abordagem sincera sobre esse assunto para sabermos se realmente temos o caráter desse servo que nós encontramos aqui em Apocalipse 7:1-4. Ser servo de Deus nesse contexto significa assumir o compromisso de assumir, com toda obediência, um estilo radical de vida. Ser servo significa não viver para si e sim para o seu Senhor.

Então, meus irmãos, retornando para Êxodo 32, vemos que somente a tribo de Levi estava posicionada com Deus. Assim, a tribo de Levi, no sentido espiritual, significa aqueles que se posicionam com Deus com o propósito de agradá-lO. Deus usou a tribo de Levi para exercer juízo contra a idolatria e a carnalidade e, assim, Deus os separou, os consagrou para si. Quando você lê Deuteronômio 33:8-11 você pode compreender como Deus, de uma maneira tão especial, consagra essa tribo para servi-lO, para expressá-lO. Vamos ler esses textos. Deuteronômio 33:8-11 diz assim:

8 De Levi disse: Dá, ó Deus, o teu Tumim e o teu Urim (essas palavras significam luz e perfeição, falam de revelação espiritual) para o homem, teu fidedigno, que tu provaste em Massá, com quem contendeste nas águas de Meribá; 9 aquele que disse a seu pai e a sua mãe: Nunca os vi; e não conheceu a seus irmãos e não estimou a seus filhos, pois guardou a tua palavra e observou a tua aliança. 10 Ensinou os teus juízos a Jacó e a tua lei, a Israel; ofereceu incenso às tuas narinas e holocausto, sobre o teu altar. 11 Abençoa o seu poder, ó SENHOR, e aceita a obra das suas mãos, fere os lombos dos que se levantam contra ele e o aborrecem, para que nunca mais se levantem.”

Vemos aqui as palavras de Moisés a Deus sobre a tribo de Levi. Nós sabemos que a partir de Êxodo 32 Deus passou a tratar de modo exclusivo com a tribo de Levi. Não com todo o povo de Israel, mas com a tribo de Levi, porque Levi foi consagrado a Deus. Deus consagrou a tribo de Levi para Si. O desejo de Deus era que toda a nação de Israel fosse uma nação de sacerdotes, mas eles transgrediram a Lei de Deus (Êxodo 32), e por isso perderam esse direito. Mas não podemos nos esquecer de que no Novo Testamento Deus restaura em Cristo o sacerdócio de todos os santos. Embora o desejo de Deus seja para todos os salvos em Cristo, sabemos que muitos não viveram e não vão viver a realidade desse direito espiritual. Quando você olha para a Palavra de Deus especificamente no Novo Testamento, é isto que você vai ver: o desejo de Deus se cumprindo em Cristo e alcançando a Sua Igreja. O desejo de Deus é ter uma Igreja e na Igreja o sacerdócio de todos os santos. Esse é o princípio dos vencedores, aqueles que vão se posicionar de acordo com a vontade de Deus, aqueles que vão se posicionar pelo Testemunho de Deus. Deus está reivindicando o Seu povo, Deus está reivindicando os Seus vencedores, aqueles que vão se posicionar contra o pecado, aqueles que vão se posicionar contra a idolatria, contra toda a religiosidade, que é um sinônimo de idolatria espiritual, de mundanismo, de carnalidade. Um povo santo, um povo comprometido com Deus.

Meus amados irmãos, essa é a Palavra de Deus. Creio que durante esses dias Deus deseja falar-nos claramente acerca deste assunto. Deus separou a tribo de Levi para exercer o sacerdócio, e sabemos que nem todos na tribo de Levi exerceram o sacerdócio, somente a casa de Arão. Assim, nós sabemos que agora, em Cristo, todos nós fomos comprados e resgatados pelo sangue de Cristo. Nem todos estão vivendo essa realidade do sacerdócio, nem todos compreendem essa função. Muitos ainda estão vivendo para si. Que nós venhamos compreender essa verdade espiritual. Nós somos família de Deus. Assim como aqueles que pertenciam à família de Arão tinham direito ao sacerdócio, os que pertencem à família de Deus, conforme o que está escrito em Efésios 2:19, esses em Cristo Jesus, também têm o direito de exercer o sacerdócio. Você não pode viver à margem disso, à parte disso. Deus lhe salvou em Cristo Jesus e lhe colocou nessa família bendita. Nós temos o caráter de Deus, nós não podemos ser negligentes. Você não pode negligenciar o dom de Deus que há em você. Você não pode negligenciar a vocação divina que está no seu coração. Esta é a verdade que o Senhor durante esses dias estará falando a todos nós.

Que esta Palavra venha poderosamente inundar o seu coração e falar Cristo dentro de você, para que você possa compreender a maneira como Deus esta lhe revelando esta verdade tão poderosa, com o fim de tornar você um vaso útil nas mãos dEle. Que Ele lhe abençoe poderosamente, em Cristo Jesus.

Nenhum comentário: