segunda-feira, 20 de setembro de 2010

AS 42 JORNADAS NO DESERTO


Continuação do estudo das jornadas no deserto, estamos na 4ª mensagem sobre Ritma, que o Senhor ilumine nosso entendimento para aproveitarmos a preciosidade da sua Palavra.

CAPÍTULO 75

15ª Estação – RITMA (parte 04)

TEXTO: Números 14:11-20 e Mateus 24:14


Conforme temos estudado até aqui, nessa estação de Ritma, creio que todos nós que estamos juntos nesta palavra temos compreendido claramente o que o Espírito Santo está falando. Sabemos que aqueles dez espias, com exceção de Josué e Calebe, voltaram trazendo uma mensagem muito negativa. Embora tenham visto a terra, a despeito dos inimigos que estavam ali, dos gigantes, a despeito das cidades serem fortificadas, eles não tiveram a visão da palavra de Deus, da fidelidade de Deus, do caráter de Deus. Eles foram levianos, preferiram voltar para o Egito, onde eram escravos, onde Faraó os dominava. Preferiram voltar para o Egito e eleger um novo capitão que os levasse de volta. E como é que eles iriam atravessar o Mar Vermelho? Pensaram nisso? Como iriam sobreviver, passando novamente por cada uma daquelas estações? Ou, talvez, se preferissem um caminho mais rápido, passar pelas terras dos filisteus, como iriam sobreviver sem a proteção, sem a segurança, sem a provisão de Deus? Aquele era um povo cego que não conhecia seu próprio caminho. Um povo confuso.
Irmãos e irmãs, como temos vivido um tempo onde falta uma profunda clareza acerca das verdades essenciais, centrais, da edificação da Igreja. Como o povo de Deus tem vivido confuso, em torno de tantas quinquilharias teológicas que não têm nada a ver com o verdadeiro Evangelho que Cristo nos deixou – o Evangelho que os apóstolos pregaram, que os pais da Igreja proclamaram, que os reformadores tanto buscaram restaurar. Como precisamos retornar ao fundamento, para que não lancemos um outro fundamento, algo paralelo, que não seja Cristo. Que o Senhor nos guarde; que o Espírito Santo venha trabalhar profundamente em nossas vidas.
Então, amados, todos nós sabemos que, por causa da atitude, do comportamento, da covardia, da confusão, da incredulidade daquele povo, por destratarem tão severamente a palavra de Deus – aquilo que o Senhor havia prometido por meio da Sua palavra, através de Moisés –, pela maneira como procederam diante de tudo isso, o Senhor disse que não iriam herdar a terra de Canaã. O assunto aqui se refere à perda de algo. Estive compartilhando acerca do reino e o assunto do reino também envolve a questão da perda. Se você não viver adequadamente, não viver uma vida cristã baseada no testemunho da obra da cruz, se não correr a carreira cristã adequadamente, com certeza você irá perder o reino.
Mas, antes de tratar mais detalhadamente sobre este assunto da perda do reino, gostaria de continuar falando sobre o que é o reino. Porque o Senhor disse em Mateus 24:14 que este Evangelho do reino seria pregado em testemunho a todas as nações e, então, viria o fim. E para que o reino de Deus venha, para que a soberania de Deus se manifeste no mundo, sabemos que satanás e todos os seus asseclas deverão ser expulsos. Mas como satanás será expulso desse mundo? Um dia isso vai acontecer! Com certeza isso irá acontecer, porque está dito na palavra de Deus. Não importa o tamanho que você dê a ele, não importa como você o veja, não importa se para você ele é um gigante, não importa se as portas do inferno procuram prevalecer contra você. O certo é que a palavra de Deus diz que as portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja; o certo é que satanás está derrotado pelo que Cristo realizou na cruz do Calvário. E precisamos proclamar essa verdade, pois se trata do testemunho concernente ao Evangelho do reino dos céus. Em outras palavras, devemos testificar a vitória da cruz de Cristo, proclamar que Cristo já julgou o príncipe deste mundo, que Ele prevaleceu sobre satanás, alcançou vitória sobre todas as obras de satanás na vida dos homens (uma vitória total!) e que o reino, a glória e o poder, agora, pertencem a Cristo. Satanás não tem lugar na nossa vida nesta era, embora ele ainda continue sendo príncipe deste mundo, embora ele ainda continue tendo um governo neste mundo, de principados, potestades, dominadores deste mundo tenebroso e hostes espirituais da maldade. A despeito de tudo isso, nós somos um povo que possui autoridade espiritual para proclamar o testemunho da vitória da cruz sobre todo o reino de satanás. Todos os que receberam o Senhor Jesus foram libertos dos poderes das trevas e foram transferidos para o reino do amor de Cristo Jesus (Cl 1:13). Devemos proclamar o Evangelho do reino dos céus. Esse Evangelho declara que satanás está derrotado, declara que satanás não tem poder sobre nós. Precisamos entender que este Evangelho anuncia, proclama a derrota de satanás e a destruição do poder das trevas, dos poderes do Hades. Esse é o testemunho que temos que proclamar. E esse testemunho tratará com o fim desta era, porque é isso que a palavra de Deus nos diz.
Amados irmãos e irmãs, reconhecidamente esta é a era da Igreja do Senhor Jesus – pois a Igreja teve seu começo nesta era. Estejamos conscientes de que a palavra de Deus igualmente chama esta era de uma era caracterizada por uma geração má e adúltera (Mt 12:39); uma geração incrédula, perversa (Mt 17:17); geração corrompida e perversa (Fp 2:15). Mas amados, vejam que a palavra de Deus nos diz que o propósito de Deus é levar esta era a um fim. Isso vai acontecer. Ele está contente em ver que o fim desta era logo chegará, e o reino será introduzido. E nós, como a Igreja do Senhor Jesus, temos o dever de cumprir, de proclamar o Evangelho. Precisamos trabalhar, cooperar com Deus, porque Ele nos convida para isso. Paulo, escrevendo aos Romanos (Rm 16:20), diz: “E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás. A graça de nosso Senhor Jesus seja convosco.” O desejo de Deus é trazer o fim desta era. Nesse sentido, precisamos entender que o Senhor tem dado o Espírito Santo dentro de nós para que venhamos aprender o caminho da oração. Isso porque a oração é um dos caminhos que Deus está usando para dizermos: “venha o Teu reino e seja feita a Tua vontade, assim na terra, como nos céus”. Isso quer dizer que a nossa oração tem que estar intimamente relacionada com o reino e com a vontade de Deus. Precisamos conhecer o caminho profundo da oração. Precisamos nos levantar, todos nós, em prol da majestade do Senhor Jesus. Como nunca, precisamos, como povo de Deus nesse tempo, nos levantar em prol da majestade, da glória do Senhor Jesus. Precisamos testificar o governo de Cristo mais do que nunca. Embora saibamos que o reino do anti-Cristo deva preceder o reino de Cristo, temos que ter clareza de que devemos testificar do reino de Cristo antes da vinda do reino do anti-Cristo. Precisamos trazer a esta era o seu fim, porque o Senhor nos colocou aqui para isso. Não podemos falhar; não podemos desanimar; não podemos olhar o tamanho do inimigo; não podemos olhar para toda a oposição que está contra nós; não podemos fazer como aqueles espias! Deus pode estar provando o seu coração e você pode não estar percebendo isso, meu irmão, minha irmã. Que você seja cuidadoso, que você seja cuidadosa com sua vida cristã.
Vejam que não se trata de um novo Evangelho, mas de um aspecto do único Evangelho que tem sido por tanto tempo negligenciado pela Igreja do Senhor Jesus. Ao voltarmos à palavra de Deus, veremos que os apóstolos proclamaram esse Evangelho. Tanto Atos 14:22, quanto Atos 28:23, dão testemunho desse fato, dizendo: “confirmando o ânimo dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no Reino de Deus” (At 14:22). “E, havendo-lhe eles assinalado um dia, muitos foram ter com ele à pousada, aos quais declarava com bom testemunho o Reino de Deus e procurava persuadi-los à fé de Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas, desde pela manhã até à tarde” (At 28:23). Além do mais, após a ressurreição, o Senhor Jesus mesmo falou aos Seus discípulos as coisas concernentes ao reino de Deus (At 1:3).
Amados, se quisermos dar continuidade ao trabalho dos apóstolos, precisaremos testificar o que eles testificavam. Como, grandemente, a Igreja tem esquecido a vitória, a autoridade e o trono de Cristo. Nós temos que ter a ousadia de proclamar que o Senhor Jesus é Rei, e não satanás. Satanás é o príncipe deste mundo, mas está condenado. Você não quer servir a um príncipe derrotado, condenado. Nós temos que proclamar que Cristo é Rei. Se você proclama que Cristo é Rei, você está pregando o Evangelho do reino dos céus. Mas, pregue com ousadia. Proclame com a unção do Espírito Santo no seu coração. Não sejamos pessoas atrasadas com relação ao propósito de Deus no tempo. Hoje, há apenas um Evangelho importante para nosso tempo – o Evangelho do reino. Com isso, não estamos sugerindo que não devemos pregar nada mais. Não é isso, entendam. Apenas estou exortando a vocês sobre o fato de que Deus deseja que prestemos atenção especial a esse aspecto do Evangelho. Precisamos nos levantar e afirmar, proclamar, o que Deus determinou para esta era. No final desta era, Deus está interessado em que venhamos proclamar a vitória de Cristo e a derrota de satanás. Se não tivermos uma mente tratada, trabalhada na cruz, uma mente sã, nunca iremos compreender essa verdade no íntimo. Ou seja, se não prestarmos atenção no que Deus está interessado agora, não iremos cumprir Sua gloriosa vontade. Não importando quão grande obra possamos realizar, porque corremos o risco de estarmos distantes daquilo que é o melhor de Deus para este tempo, que é a questão do Evangelho do reino.
Quando aqueles espias foram olhar a terra, eles não tinham noção da seriedade daquela obra. Quando Deus os enviou, Ele o fez para provar seus corações. E aquilo revelava, de modo geral, como o povo estava diante de Deus. Aquele povo não estava comprometido com a palavra de Deus. Assim também, hoje, se não estamos proclamando o Evangelho do reino, não importa quantas coisas estamos realizando, não importa que mensagem estamos pregando. Se, no aspecto essencial da vocação, do encargo do ministério, não estamos comprometidos com este Evangelho, ainda não compreendemos nada acerca do propósito eterno de Deus; estamos perdidos em nós mesmos, atrasados com relação ao tempo de Deus. A grande necessidade de hoje para nós, os cristãos, é conhecermos o tempo. Deus está procurando um povo que permita ser trabalhado por Ele; um povo que compreenda os desígnios do Seu coração. Se compreendermos isso, compreendermos a nossa grande responsabilidade, reconhecermos que temos uma responsabilidade maior em relação à vida cristã, vamos entender que Deus está nos chamando para que, através de nós, Ele venha trazer o fim desta era. Esta é a mais alta responsabilidade da Igreja: proclamar, testemunhar a destruição do arquiinimigo de Deus, satanás, e de todos os seus poderes das trevas. Precisamos ver isso como o objetivo principal da nossa vida cristã hoje. A oração não é apenas para orar, mas para atingir gravemente a satanás. Porque quando oramos, temos que dizer “Pai, venha a nós o Teu reino”.
Salvar almas, não é meramente salvar as pessoas, mas causar dano ao império de satanás neste processo. Irmãos, espero que vocês nãos estejam me interpretando mal. Não estou rebaixando a obra do evangelismo. Ao contrário, estou exaltando, enaltecendo-a, para que venhamos entender a grande responsabilidade de proclamar o Evangelho para as almas perdidas. Esta é uma gloriosa tarefa, mas nessa obra de salvar almas, não podemos perder o reino de Deus de vista. Não nos tornamos obreiros com o propósito de encher de pessoas os locais de reunião da Igreja. Temos que ter consciência de que em cada alma que Cristo alcança por meio do Evangelho estamos golpeando o reino de satanás. Que o senhor abra o seu coração e lhe ajude a ver isso. Temos necessidade de ver isso. Temos que entender que o fim dessa era não chegará automaticamente. Temos que desejar a vontade de Deus e Sua vontade não pode ser retardada. E essa verdade, e essa vontade, está intimamente relacionada à missão e à vocação da Igreja concernente ao reino dos céus. Fala-se muito do reino de Deus, do reino dos céus, de que vamos conquistar esta cidade. As pessoas sempre pensam nisso no aspecto social e político. Que engano, que mentira. Não importa se o nosso governador é cristão, não importa se o nosso prefeito é cristão, não importa se o presidente da câmara é cristão, não importa se o presidente da assembleia legislativa é cristão – isso não interessa. Se eles não têm uma visão clara do reino de Deus, estão tão perdidos quanto devem estar todas as pessoas que não são cristãs; tão equivocados e perdidos em relação ao reino de Deus como as demais pessoas. Precisamos ser claros, coerentes, ter uma vida que corresponda verdadeiramente ao caráter do Evangelho do reino. O chamado do Senhor é um chamado sério e eu e você não podemos falhar. O Senhor está nos chamando a vivermos à altura deste Evangelho do reino. O fim desta era só vai chegar quando este Evangelho do reino for proclamado. O Senhor trará um testemunho a ele, e esse testemunho dará o fim, a derrota final de satanás. E, assim, o reino de Deus irá começar. Será um reino de mil anos, onde a Igreja e Cristo reinarão juntos. Mas, nos próximos estudos, veremos que esse será um tempo de disciplina.
Que Deus fale profundamente ao seu coração. Que a palavra de Deus glorifique Cristo no seu coração; que ela venha ser magnificada, pra que Cristo seja exaltado, para que tudo aquilo que é a verdade, a essência da verdade, possa transformar você de glória em glória. Que Deus lhe abençoe.

Por: Ir. Luiz Fontes

Nenhum comentário: