sábado, 26 de junho de 2010

AS 42 JORNADAS NO DESERTO

Estudo das 42 Jornadas do povo de Israel no deserto. Irmãos cada estudo tem falado ao nosso coração profundamente. Que a Palavra do Senhor nos transforme a cada dia de glória em glória a semelhança do nosso Senhor Jesus Cristo.

CAPÍTULO 65

13ª Estação – Quibrote-Hataavá (parte 1)

TEXTOS: Números 33:16/ Números 10:11-34

Números 33:16:
“partiram do deserto do Sinai e acamparam-se em Quibrote-Hataavá”
Vamos estudar a 13ª estação onde os filhos de Israel estiveram e creio que o Senhor tem algo muito especial para nós aqui. Essa estação fica perto do deserto de Parã, no lado oriental da Península do Sinai. Quando estudamos essas estações, vemos que há muitas estações que ocorreram nesse deserto – nós iremos estuda-las depois.
A estação de Quibrote-Hataavá está explicada de uma forma muito clara em Números 10:11-34. Essa palavra Quibrote-Hataavá no original hebraico significa “túmulos de cobiça”. Um detalhe com o qual vamos nos deparar com essa Jornada é que ela trata da “marcha do povo de Deus”. Vamos ler Números 10:11,12 e 22 e também Números 11:34.
Nm 10:11-12:

“11 Aconteceu, no ano segundo, no segundo mês, aos vinte do mês, que a nuvem se ergueu de sobre o tabernáculo da congregação. 12 Os filhos de Israel puseram-se em marcha do deserto do Sinai, jornada após jornada; e a nuvem repousou no deserto de Parã.”

Primeiro vemos que Deus fala ao povo sobre a ordem de marcha, isto é, que eles deveriam peregrinar de acordo com a Palavra de Deus. Era a Palavra de Deus que estabelecia a ordem da caminhada. Em Efésios 4:1 Paulo diz:
“Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados.”
Sabemos que lá no Egito esse povo vivia uma vida escrava; não viviam uma vida ordenada. Então, quando o Senhor leva-os a peregrinar pelo deserto, o Senhor coloca a ordem da caminhada. Isso porque Deus estava atraindo esse povo para Ele mesmo. E, para ir a Deus e estar em comunhão com Ele, não podemos viver de forma desordenada. Por isso o Senhor lhes deu os Dez Mandamentos. Toda a tipologia do Tabernáculo era para ensinar isso. Então, primeiro Deus dá os Dez Mandamentos; depois Deus ordena que eles construam o Tabernáculo segundo o modelo que Deus deu a Moisés. Tudo o que o Senhor havia revelado no Sinai era para conduzir esse povo a Deus pelo deserto. Se queremos caminhar com Deus, temos que marchar segundo a ordem de Deus, na hora de Deus, à maneira de Deus, como as pessoas de Deus, no turno designado por Deus para nós, de acordo com a sua provisão, sem murmuração, sem desordem, como soldados – porque estamos numa guerra espiritual.
Ainda precisamos ler alguns textos para podermos entender de fato o que aconteceu nesta estação.
Números 11:4-10:
“4 E o populacho que estava no meio deles veio a ter grande desejo das comidas dos egípcios; pelo que os filhos de Israel tornaram a chorar e também disseram: Quem nos dará carne a comer? 5 Lembramo-nos dos peixes que, no Egito, comíamos de graça; dos pepinos, dos melões, dos alhos silvestres, das cebolas e dos alhos. 6 Agora, porém, seca-se a nossa alma, e nenhuma coisa vemos senão este maná. 7 Era o maná como semente de coentro, e a sua aparência, semelhante à de bdélio. 8 Espalhava-se o povo, e o colhia, e em moinhos o moía ou num gral o pisava, e em panelas o cozia, e dele fazia bolos; o seu sabor era como o de bolos amassados com azeite. 9 Quando, de noite, descia o orvalho sobre o arraial, sobre este também caía o maná. 10 Então, Moisés ouviu chorar o povo por famílias, cada um à porta de sua tenda; e a ira do SENHOR grandemente se acendeu, e pareceu mal aos olhos de Moisés.”

Números 11:34:
“Pelo que o nome daquele lugar se chamou Quibrote-Hataavá, porquanto ali enterraram o povo que teve o desejo das comidas dos egípcios.”
Amados irmãos e irmãs, em Tiago podemos ver algo muito interessante, quando diz como é que funciona esse processo. Vejamos que Tiago 1:13-15 diz assim:
“13 Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. 14 Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. 15 Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.”

Amados irmãos e irmãs, a cobiça é uma motivação excessiva que usa a face das coisas, de posses materiais. A cobiça é uma determinação exagerada de se possuir mais e mais e mais coisas. É sempre um desejo exacerbado, descontrolado. Nunca nos satisfazemos com as mobílias que temos, com o carro que temos, com nada que possuímos, com a casa, com o emprego, com nada! A cobiça é um desejo excessivo de ser conhecido, aplaudido, venerado, de ter um preeminente nome. As pessoas ficam tão determinadas a serem estrelas, a estarem sob holofotes, no palco, que nada as detêm na ânsia de serem mencionadas ou de serem vistas nos círculos das celebridades. O que vemos, desejamos e cobiçamos; então nos esforçamos para conseguir para nós. Isso é cobiça. O homem é basicamente ambicioso e egoísta por natureza. Satanás busca levá-lo às tentações através da concupiscência dos olhos.
Amados irmãos e irmãs, existe sempre dentro de nós um desejo de pedir e buscar coisas fora da ordem da provisão de Deus. Se preferimos andar dessa maneira, menosprezamos a Deus, menosprezamos os Seus caminhos, Sua vontade para conosco e, assim, demonstramos nossa falta de confiança em Deus. O que aprendemos nessa estação de Quibrote-Hataavá é que temos que nos manter dentro do limite ensinado e desejado por Deus para a nossa vida. Antes, quando não estávamos em Cristo, estávamos mortos nos nossos delitos e pecados, numa vida iníqua, sem Deus, vivíamos para nós. Mas agora, em Cristo, desde que somos salvos, estamos salvos nEle, vivemos para agradá-lO. Vejam o que Paulo diz em 2 Co 5:15:
“E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.”
Este é um princípio que aprendemos aqui em Quibrote-Hataavá: não podemos ser governados pela cobiça que tenta nos seduzir e nos governar. Então, esse é um princípio, é isso que impede a marcha do Povo de Deus, é isso que provoca um atraso na realização da obra de Deus, no caminhar, na peregrinação cristã. Por que muitos estão entrelaçados pelas cobiças das coisas deste mundo. Precisam verdadeiramente descansar em Deus, viver de acordo com o padrão do caráter de Deus, ter uma vida e acordo com a vontade de Deus. Caso contrário, seremos escravizados pela cobiça. Quantas pessoas estão escravizadas pela cobiça? Quantas pessoas vivem escravizadas pela cobiça?
Agora, amados irmãos e irmãs, vamos entender o que significa a expressão “marcha”. Uma coisa que precisamos notar aqui é que o Senhor diz para o povo de Israel “marchar”.
Números 10:12-13 diz assim:
“12 Os filhos de Israel puseram-se em marcha do deserto do Sinai, jornada após jornada; e a nuvem repousou no deserto de Parã. 13 Assim, pela primeira vez, se puseram em marcha, segundo o mandado do SENHOR, por Moisés.”

Notem bem esta frase: “Assim, pela primeira vez, se puseram em marcha, segundo o mandado do SENHOR, por Moisés”

Agora Números 10:28:

“Nesta ordem, puseram-se em marcha os filhos de Israel, segundo os seus exércitos.”

Meus amados, no hebraico, o termo aqui para “marcha” é “naca”, que significa “pôr-se a caminho, ir em frente, mover-se bruscamente”. Esse é o significado da palavra “marcha”.

Na vida cristã, essa vida na qual fomos chamados a viver em Cristo, precisamos compreender que esse termo “marcha” faz referência à guerra espiritual que travamos dia após dia. Em um certo sentido, na vida cristã, nós somos soldados porque estamos numa guerra espiritual. E de fato nós somos soldados sim, estamos numa guerra. Soldados não caminham, marcham!.
Temos que lembrar que esse povo de Israel, que estava nessa peregrinação, um dia foi escravo no Egito. Eles viviam uma vida desordenada. Agora, o Senhor está estabelecendo ordem. Vamos atentar para uma série de textos no livro de Números para compreendermos melhor esse assunto.
Números 9:17:
“Quando a nuvem se erguia de sobre a tenda, os filhos de Israel se punham em marcha (...)”
Números 9:21b:
“quando, pela manhã, a nuvem se erguia, punham-se em marcha; quer de dia, quer de noite, erguendo-se a nuvem, partiam.”
Números 9:23:
“Segundo o mandado do SENHOR, se acampavam e, segundo o mandado do SENHOR, se punham em marcha; cumpriam o seu dever para com o SENHOR, segundo a ordem do SENHOR por intermédio de Moisés.”
Número 10:12:
“Os filhos de Israel puseram-se em marcha do deserto do Sinai, jornada após jornada; e a nuvem repousou no deserto de Parã.”
Números 10:28:
“Nesta ordem, puseram-se em marcha os filhos de Israel, segundo os seus exércitos.”
Marchar é andar em um só passo com aqueles que estão conosco; é andar segundo o desejo de Deus. Esse é o sentido espiritual. É não andar segundo os nossos desejos. Devemos ajustar os nossos passos de acordo com a hora de Deus, com o seu tempo. Precisamos marchar com aqueles que Deus escolheu para nós andarmos juntos. Se quisermos andar com Deus, precisamos marchar de acordo com a ordem dEle, de acordo com a maneira dEle, com as pessoas que Ele nos deu para prosseguirmos na Sua vontade. Quando vivíamos escravizados pelo pecado, pelo mundo e pela carne, nós andávamos seguindo os impulsos desordenados do nosso coração. Mas, amados irmãos e irmãs, agora não é assim, temos uma ordem e essa ordem veio de Deus. Olhem Números 10:13:
“Assim, pela primeira vez, se puseram em marcha, segundo o mandado do SENHOR, por Moisés.”

Meus amados, temos que saber que a nação de Israel era uma nação escolhida por Deus e eles não se ofereceram voluntariamente para marcharem – foi Deus quem os convocou. Se estudarmos os versículos 14 a 28 de Números 10, veremos uma sequência de textos que mostram alguns aspectos distintos; como Deus começa a revelar os assuntos avançados da sua edificação. Ele estabelece homens como dádivas para serem vanguardas no meio do seu povo. A palavra “vanguarda” é uma palavra que os militares usam para descrever uma tropa para combate, como também a posição que encabeça uma sequência. Isso é muito sério, porque aqui vamos compreender a maneira como o Senhor está nos conduzindo; a maneira como ele está nos levando nessa batalha espiritual, neste andar espiritual; a maneira como nós precisamos corresponder a Ele. Você pode imaginar isso? Essa é a maneira de Deus, esse é o caminhar de Deus; é assim que Ele está fazendo, é assim que Ele está trabalhando.
Que Deus nos ajude a entender tudo isso. Que venhamos compreender aquilo que o Senhor está nos revelando na sua Palavra. Precisamos ter um andar de acordo com o caráter de Deus. Hoje, como Igreja, nós não andamos de acordo com os nossos impulsos, não andamos de acordo com o modismo que está surgindo aí – a nova onda. Nós não andamos de acordo com os padrões do mundo; nós temos que marchar de acordo com a Palavra de Deus, de acordo com a trombeta de Deus, de acordo com a voz de Deus. Que você possa estar entendendo o que Deus está falando ao seu coração. Daremos continuidade a este assunto nos próximos estudos, na certeza de que o Senhor deseja falar ainda ao nosso coração e nos abençoar através da Sua Palavra.

Nenhum comentário: