sábado, 19 de maio de 2012

A comunhão do Espírito



Tesouros ocultosparte I

Na Sua íntima união com o Seu Filho, o Espírito Santo é o único órgão pelo qual Deus pretende comunicar ao homem a Sua própria vida, a vida sobrenatural, a vida divina — ou seja, a Sua santidade, o Seu poder, o Seu amor, a Sua felicidade. Para que isso aconteça, o Filho opera exteriormente; o Espírito Santo, interiormente. — Pastor G. F. Tophel.

A conhecida bênção que invoca sobre nós a “comunhão do Espírito Santo” tem, provavelmente, um significado mais profundo do que normalmente se percebe. A palavra “comunhão” — coinonia – significa ter em comum. Ela é usada para a comunhão dos crentes uns com os outros, e também para a comunhão deles com Deus. O Espírito Santo, que habita em nós, é o agente por meio do qual se efetua e se mantém essa comunhão de vida e amor. “Ora, a nossa comunhão” – diz o apóstolo João – “é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo” (1 Jo 1.3). Mas essa comunhão com as duas primeiras pessoas da Divindade só era possível por meio da comunhão do Espírito Santo, a terceira pessoa. Quando prometeu o Consolador, Jesus disse: “Ele ... há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar”. Assim como o Filho, enquanto estava na terra, transmitiu aos homens as riquezas do Pai invisível, assim o Espírito, agora, nos transmite as coisas ocultas do Filho invisível. E, se nos pedissem a descrição, em poucas palavras, do atual ofício do Espírito Santo, poderíamos dizer que é tornar real em nós aquilo que já é real por nós em nosso Senhor glorificado. Toda luz e vida e calor estão armazenados para nós no sol; mas essas coisas só podem chegar até nós através da atmosfera que se encontra entre nós e o sol, como meio de comunicação; assim também, em Cristo, estão ocultos “todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento”, e por meio do Espírito Santo isso é transferido a nós. Neste capítulo, vamos tentar expor nossos tesouros ocultos em Cristo, e refletir sobre os vários ofícios do Espírito para no-los transmitir.

O Espírito da vida: nossa regeneração.

Nosso Senhor só assumiu a Sua plena prerrogativa como doador da vida para nós, depois que tomou Seu lugar à direita de Deus. Ele esteve aqui na carne para morrer em nosso lugar; Ele assumiu nossa natureza para crucificar em Si mesmo a nossa vida adâmica, para destruí-la. Mas quando Ele ressurgiu de entre os mortos e Se assentou no trono do Seu Pai, tornou-Se o doador da vida a todo o Seu corpo místico, que é a igreja. Falar a respeito da salvação por meio da vida terrena de Jesus é conhecer Cristo somente “segundo a carne”. Está certo que o apóstolo diz: “se fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida”. Mas ele aqui se refere claramente à Sua vida glorificada. E Jesus, antevendo o tempo depois da Sua ressurreição de entre os mortos, diz: “porque eu vivo, vós também vivereis”. O verdadeiro coração da igreja é Cristo no trono, e cada regeneração é a pulsação desse coração nas almas nascidas do alto por meio do Espírito Santo. O novo nascimento, por essa razão, não é uma mudança de natureza, como às vezes é definido; é, antes, a transmissão da natureza divina, e o Espírito Santo é agora o mediador por meio de quem essa vida é transmitida. Se tomarmos as palavras de nosso Senhor a Nicodemus – “se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” – será de grande valia buscarmos o sentido mais profundo da expressão “de novo”, anwyen. Algumas pessoas traduzem essa expressão como “nascer do alto”, expressão que condiz muito bem com a realidade. A regeneração não consiste na elevação ao mais alto potencial da nossa vida natural; mas é a vida de Deus trazida para o mais baixo ponto de condescendência, ao coração do homem decaído. João, ao falar de Jesus como o doador da vida, chama-O de “Quem vem das alturas” (Jo 3.31). Jesus, ao falar aos degenerados filhos de Abraão, diz: “Vós sois cá de baixo, eu sou lá de cima” (Jo 8.23). Chegar ao céu desenvolvendo e melhorando a sua vida natural, tem sido o constante desejo e ilusão dos homens. Jesus, com um só golpe de revelação, destrói essa vã esperança, dizendo ao Seu ouvinte que, a não ser que ele nasça de Deus, que está no céu, assim como nasceu do seu pai terreno, ele não pode ver o reino de Deus.

Há outros que dizem que essas palavras de nosso Senhor significam “nascer do início”. É necessário ocorrer um recomeço de vida, um retorno à fonte original de existência. Para encontrar isso, não basta voltar ao início criador revelado em Gênesis; precisamos retornar ao início pré-criação revelado em João, o livro do novo gênesis. Na abertura do livro de Gênesis, encontramos Adão, que foi criado santo, agora decaído pela tentação, com a face desviada de Deus, e levando consigo toda a raça humana para o pecado e a morte. No início do Evangelho de João, encontramos o Filho de Deus em santa comunhão com o Pai. “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus”, pros ton yeon — não meramente procedente de Deus, mas completamente voltado para Deus em eterna comunhão. A conversão restaura o homem a essa atitude perdida: “deixando os ídolos, vos convertestes a Deus (pros ton yeon), para servirdes o Deus vivo e verdadeiro” (1 Ts 1.9). A regeneração restaura o homem à vida que perdeu, a vida do Filho de Deus, a vida que jamais deixou de ter comunhão com o Pai. “Eu lhes dou a vida eterna”, diz Jesus. É vida eterna sem fim? Sim, e também não possui início. É incriada, diferente de tudo o mais que foi criado. É a vida do Deus Eu Sou, em contraste com a vida de todas as almas, que um dia começam a ser. Por meio do nascimento espiritual, adquirimos a herança divina assim como adquirimos uma herança humana por meio do nascimento físico.

Na breve antítese com que nosso Senhor encerra o Seu ensino sobre a necessidade do novo nascimento, temos tanto a filosofia como a justificação dessa doutrina: “O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo” (Jo 3.6,7). O homem natural não pode ser transformado em homem espiritual por nenhum processo evolutivo, por mais prolongado que seja. E não há processo de degeneração que consiga deteriorar o homem espiritual em homem natural. Eles são, ambos, de descendência e origem totalmente diferentes; um é de baixo, o outro é de cima. Há somente uma forma pela qual se pode estabelecer o relacionamento da filiação, ou seja, pela geração. O fato de Deus ter criado todos os homens não faz deles filhos, no sentido evangélico do termo. A filiação que o Novo Testamento enfatiza com tanta frequência baseia-se totalmente e unicamente na experiência do novo nascimento, enquanto a doutrina da filiação universal se apoia ou numa ousada negativa ou numa ousada pressuposição — a negação da queda universal do homem por meio do pecado, ou a pressuposição da regeneração universal do homem por meio do Espírito. Em ambos os casos o ensino é de “outro evangelho”, que dará aos seus pregadores a recompensa não de uma bênção, mas de um anátema[1].

O contraste entre as duas vidas e a maneira em que se efetua a participação — a coinwnia com a nova vida nos é comunicada nas profundas palavras de Pedro: “pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes (coinwnoi) da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo”
(2 Pe 1.4). Aqui temos o contraste entre as duas fontes de vida:

1.  A corrupção das paixões que há no mundo.
2. A natureza divina que está no mundo por meio da encarnação.

Eis aqui a vida de Adão, da qual fazemos parte por meio do nascimento natural; e em oposição a ela está a vida de Cristo, da qual fazemos parte por meio do nascimento espiritual. Escapamos de uma, e passamos a ser co-participantes da outra. A fonte e origem da vida natural são resumidas da seguinte forma: “a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte”. O Jordão é um símbolo apropriado da nossa vida natural, pois ele nasce num alto monte e de fontes puras, mas desce cada vez mais até lançar-se no Mar Morto, que não tem saída nenhuma. A única esperança de salvação para o homem é ser tirado desse rio e ser trazido para a vida que flui do coração de Deus. E o método para que isso aconteça está claramente declarado: “pelas quais”, ou seja, por meio das preciosas e mui grandes promessas. Assim como acontece num enxerto, primeiro é necessário cortar o tronco velho e degenerado, para daí inserir o novo; assim também na regeneração nós somos desligados da carne e incluídos no Espírito. E aquilo que o implante representa no enxerto, a palavra ou promessa de Deus representa na regeneração. Ele é o meio pelo qual o Espírito Santo é transmitido, a célula germe na qual a vida de Deus está envolta. Por essa razão, a ênfase dada nas Escrituras sobre a apropriação da verdade divina. Está escrito que “segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade” (Tg 1.18). “...fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente” (1 Pe 1.23).

É muito profunda e significante, por isso, a palavra de Jesus a respeito do poder regenerador das Suas palavras, no sexto capítulo do Evangelho de João. Ele dá ênfase à diferença que existe entre as duas naturezas, a humana e a divina, dizendo: “O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita”. E depois Ele acrescenta: “as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida”. Da mesma forma que Deus, na criação, soprou no homem o fôlego de vida e este se tornou alma vivente, assim o Senhor Jesus, por meio da palavra da Sua boca, que é o fôlego de vida, recria o homem e o torna vivo para com Deus. E comunica não apenas vida, mas também semelhança. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou” é a maneira simples de relatar a história da origem de uma raça inocente. Depois, segue-se a tentação e a queda, e depois o relato da decadência de uma humanidade decaída: “Adão... gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem”.

E com isso, quão imenso se tornou o abismo entre essas duas origens! Há um persistente e incansável pensamento no coração humano de que, não importa quão diferente esteja a semelhança de Adão da semelhança de Deus, é possível revertê-la por meio da educação e do treinamento. “Pau que nasce torto, morre torto”, diz o provérbio. Isso é verdade; mas embora um ramo torto possa desenvolver-se num carvalho ereto, não há esforço que consiga mudar a natureza das plantas ao ponto de fazer os abrolhos produzirem uvas, nem os espinheiros produzirem figos. Aqui vemos outra vez claramente a dualidade do ensino de Jesus Cristo. “Não há árvore boa que dê mau fruto; nem tampouco árvore má que dê bom fruto.” E qual é o remédio para uma árvore corrompida, estragada? Cortar tudo o que é velho, e implantar novo galho e novo tronco. É somente a vida de Deus que pode produzir a semelhança de Deus; o tipo divino está envolto na mesma semente que contém a natureza de Deus. Por essa razão se diz que, na regeneração, nos revestimos “do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou” (Cl 3.10), e recebemos a ordem de nos revestir “do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade” (Ef 4.24).

Em resumo, a imagem de Deus que se perdeu não é outra vez impressa em nós, mas é renovada dentro de nós. Cristo, nossa vida, foi “gerado pelo Espírito Santo” e tornou-Se a fonte e a origem da vida, daí por diante, para toda a Sua igreja. A transmissão da vida divina de Cristo à alma por meio do Espírito Santo é um acontecimento oculto, mas de significado e consequências tão grandes que já foi corretamente chamado de “o maior de todos os milagres”. Assim como a nossa vida natural foi operada de forma secreta e singular, muito mais a nossa vida espiritual. Mas esta última diz respeito à eternidade. “Quando o Senhor nasceu, o mundo seguiu seu velho rumo, pouco consciente de que havia chegado Um que um dia mudaria e regeria todas as coisas. Assim também, quando o novo homem é formado no interior, a velha vida por certo tempo prossegue como antes; as ocupações diárias, as necessidades terrenas, e muitas vezes velhas paixões e hábitos, continuam nos atraindo. Um olho mundano vê pouca coisa nova, embora a vida que perdura para sempre já tenha sido ressuscitada no interior e já tenha sido formado um novo homem que herdará todas as coisas[2].”



[1] É provável que o poeta Milton apresente a verdadeira origem dessa doutrina nas seguintes palavras, que ele colocou nos lábios de Satanás:
“Filho de Deus eu também sou ou fui;
E se eu fui, eu sou; os relacionamentos perduram;
Todos os homens são filhos de Deus.”
[2] Andrew Jukes, “The New Man” (O novo homem), pág. 53.

Nenhum comentário: