terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A IRA

Você assiste novela? (realmente, não desejo que você assista novela, pois acho que tem poucas coisas que danificam o casamento mais do que as novelas)... mas, para esta ilustração, será que existe alguma novela que não esteja cheio de IRA? A gente pensa que faz parte da nossa cultura. Note as guerras no mundo inteiro... a IRA. Quando aconselho casais tenho visto pessoas que declararam com muito romance seu amor eterno para o cônjuge, mas a gritaria faz parte do dia cotidiano, a violência física e emocional, o abuso físico contra crianças no nome de disciplina. Penso no marido que não apenas empurrou a esposa jogando-a no chão mas também deu chutes na cabeça... a IRA. Infelizmente podemos ver na igreja professa amizades que por motivos fúteis acabam se tornando em amargura e separação, evitando um ao outro. A ira é tão comum quanto feijão e arroz, mais não deveria ser assim...

Há poucas coisas que enfraquecem o vigor da igreja mais do que a condição de falta de perdão e conciliação dos crentes. Provérbios 19:19 diz: “Homem de grande ira tem de sofrer o dano; porque se tu o livrares, virás ainda a fazê-lo de novo”.

A ira despedaça a comunicação e relação entre marido e esposa “Não te associes com o iracundo, nem andes com o homem colérico...” A ira afeta o gozo e a saúde das pessoas. Provavelmente a ira descontrolada é a mais perigosa porque é muito justificada (desculpada) com desculpas anti-biblicas; “afinal, (a gente ouvi), eu sou colérico... meu marido me faz assim... as crianças me deixam doida”, etc. etc.

Mas vamos olhar este assunto de IRA, pois tem muita coisa errada ensinada para com esta emoção.

1- Nem toda ira é pecaminosa! Afinal, Deus também tem ira. Salmo 7:11 diz “Deus é justo juiz; Deus que sente indignação todos os dias”. (Leia também, Marcos, 3:5). Veja o mandamento em Efésios 4:26. “Irai-vos mais não pequeis”.

A ira como toda emoção, foi nos dado por Deus, então, em si, toda emoção é boa. O que faz ela mal (pecaminosa), é a nossa reação para com este sentimento. Mas antes de explicar tudo isso, vamos procurar uma definição Bíblica da palavra “emoção”.

A palavra no grego (a língua original do Novo Testamento) tem duas possibilidades- ORGE- uma paixão, uma energia grande...

e THUMOS: fervendo por dentro, agitado...

Uma possível definição então, é: Uma emoção ou paixão excessiva provocada por um senso de dano ou ofensa.

Aqui está outra definição que encaixa bem com o que a Bíblia diz: É uma emoção dada por Deus que produz a energia intencionada para resolver problemas Biblicamente.

Por favor, leia essa definição de novo e bem devagar, tentando entender bem e lembrar dela, ok? Veja só um exemplo: Tem um pai que trabalha muito durante o dia, todo dia. Ele chega em casa literalmente exausto. Depois de tomar banho, senta-se na sua cadeira favorita, pega o jornal ou uma revista e tenta relaxar lendo.

De-repente, no outro quarto, duas crianças começam a brigar... Se não tivesse esta emoção, quem sabe, ele diria (em tom baixo e sem emoção) oi crianças, para, ok?

Mais não, ele, escutando a briga, começa a ficar irado, a pressão, o calor começa a subir pela coluna dele, e se sente como um vulcão pronto para explodir... Sem ira, ele nem teria energia para sair da cadeira (“oba, crianças, cuidado, viu?”), mas com a ira ele está não somente pronto para sair, mais pronto para “dar neles”... (lembre – “irai-vos mais não pequeis”). Deus lhe deu a ira que cria a energia para sair, e (com calma, sem pecar) resolver o problema dos filhos.

Sou piloto, gosto de olhar para o painel do avião e ver tudo aceso, e funcionando, menos a luzinha vermelhinha. Quando ela acende, sei que tem um problema para resolver... é assim a ira, como se fosse uma luz vermelha que acende quando tem problemas e chama você para resolver o problema antes do dano ocorrer.

Então, vemos que nem toda ira é pecaminosa, pois Deus também tem ira... Ele está irado agora mesmo (Salmo 7:11) e compare Marcos 3:5.

Paulo, em Galatas 2:11, tinha ira não pecaminosa quando confrontou Pedro face a face por ser hipócrita; Natanael tinha ira não pecaminosa quando ele confrontou o Rei Davi em II Samuel 12 sobre seu pecado feio e famoso...

Porem, a maior parte da ira que se vê em casa, na rua quando dirigindo, na cidade, em toda novela, é, sem duvida, pecaminosa... como podemos diferenciar para não pecar?

1- A ira se torna pecaminosa quando o foco é interesseiro ou egoísta. (quando eu estou me defendendo, me protegendo, me vingando). Eu nunca deveria me defender, a vingança é do Senhor... Se alguém me bater na bochecha, deveria oferecer a outra, se alguém me roubar à camisa, deveria oferecer o casaco... eu deveria sempre devolver o mal com o bem!! (tão difícil)... Um ilustração contrária, tenho um colega, aqui no Amazonas, ele é muito pobre. Quando ele veio reunir conosco aqui na igreja há um tempo atrás, ele estava triste. Quando perguntei o por quê, ele respondeu que alguém roubou todas as galinhas dele... Senti ira (não pecaminosa) por ele, por causa do dano que ele teve...

2- A ira se torna pecaminosa também quando o alvo de Deus no assunto é torcido.

Deixe me explicar. Romanos 8:28-29 diz que tudo que acontece é para nosso bom... Qual é aquele bem? É definido no próximo versículo, tudo acontece para que Deus possa nos ajudar a ser mais parecido com Cristo. Temos que encarar tudo (que nos deixa com ira) como permitido por Deus para que cresçamos e para que sejamos mais parecidos como Cristo, Deus que nos dar mais frutos do Espirito.

3- A ira se torna pecaminosa quando permanece. Efésios 4:26-27 nos manda não deixar o sol se por sobre nossa ira, ou seja, resolve os problemas de hoje, hoje! Não deixe pra amanhã.

4- A ira se torna pecaminosa quando a gente ataca pessoas, e não problemas (Efésios 4:15-16)

Leia e medite nos versículos acima e como se aplicam na sua vida...

Ira então torna pecaminosa

- quando agente EXPLODE

- quando agente INTERNALIZA (ou seja, fica sorrindo por fora, mas por dentro está fervendo, não é?)

- quando agente ataca um substituto (estou muito irado com meu empregado, porém quando chego em casa, fico gritando com minha esposa que não tem nada haver com meu problema)

- Quando nego (“não, está tudo bem comigo”... )

Poderíamos falar muito mais sobre este assunto, mas vou parar aqui por enquanto. Sabemos que a maior parte da ira é pecaminosa.

Talvez você esteja mostrando ou tendo ira pecaminosa na sua vida

Primeiro, arrependa-se diante de Deus. Segundo, vai confesse e peça perdão a quem você machucou ou tem machucado. Terceiro decida controlar sua ira para a honra e gloria de Deus, aprenda a devolver o mal com o bem, e agrade a Deus com sua palavras, fale sempre de foram a edificar e não desteruir.

Que Deus te abençoe ricamente e que a cada dia possamos er mais parecidos como o nosso Senhor Jesus Cristo.

Por: Allen Yoder

Missionário americano que serve ao Senhor Jesus Cristo na Amazônia

Nenhum comentário: