terça-feira, 27 de novembro de 2012

OS DEVERES DO PAI





Os últimos capítulos de Efésios mostram o que é a vida no Espírito. O andar no Espírito aparece através de relacionamentos pessoais: esposas a maridos, maridos a esposas; pais a filhos e filhos a pais; patrões a empregados e empregados a patrões.
Efésios 6:4 dá uma exortação muito importante aos pais:

“E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor

A palavra aqui traduzida"disciplina' poderia também ser traduzida “edu­cação”. E note que Paulo não está falando com o pai e a mãe, mas somente com o pai. De quem é a responsabilidade de educar os filhos? Do pai. Este é o evangelho, a nova aliança. Mais uma vez, Deus revela sua preocupação com o pai. É evidente que a mãe trabalhará em conjunto com o pai. Mas a responsabilidade básica e primária pertence ao pai. “Não provoqueis à ira os vossos filhos." É verdade que muitos pais provocam os seus filhos. Meu pai me provocou à ira quando eu tinha apenas dois anos. Fiquei irado, e por muitos anos fui perseguido por este demônio de ira que entrou em mim.
Um pai tem duas obrigações para com seus filhos. A primeira é comuni­cação. A segunda é educação. Se as vias de comunicação não permanecerem abertas entre o pai e seu filho, a educação deste filho será impossível. Não é suficiente o pai dar instrução. O filho precisa estar disposto a recebê-la. É por isto que o pai não pode provocar seus filhos à ira.
A fim de evitar as atitudes negativas de rebelião e desânimo nos seus filhos, um pai precisa dar tempo e atenção a cada filho individualmente. Cada criança precisa ser amada e cultivada na sua personalidade individualmente. Não existem duas crianças iguais. Uma disciplina que beneficiará uma criança poderá oprimir a outra. É responsabilidade do pai descobrir e pesquisar a personalidade de cada um de seus filhos, a fim de produzir nela, não o pior e sim o melhor.
Não os provoqueis à ira, à amargura, ou à queixa, mas ao amor e às boas obras. Criai vossos filhos na educação e admoestação do Senhor.

DESOBEDIÊNCIA DOS PAIS

Quando os pais falham nas suas responsabilidades ordenadas por Deus resulta a maldição. No capítulo 28 de Deuteronômio, encontramos todas as maldições que viriam sobre Israel como conseqüência da sua desobediência à Palavra do Senhor. Uma destas maldições se refere à família. Está no versículo 41, e se aplica perfeitamente à situação nos lares hoje:

“Filhos e filhas gerarás, porém não te pertencerão (ou terás prazer neles); porque irão em cativeiro."

Quão poucos pais têm prazer nos seus filhos hoje! Eu poderia contar poucos que eu conheço que realmente têm prazer nos filhos. Por que isto acon­tece? Por que quase uma geração inteira de jovens tem entrado no cativeiro do ocultismo, das drogas e do sexo? Porque seus pais falharam. Não existem jovens delinqüentes. Só existem pais delinqüentes! Cada vez que encontro crianças necessitadas de libertação, eu digo:

"Filho-problema significa pai-problema!”

Até hoje nunca fui enganado. Uma vez numa conferência, eu fui convi­dado a dirigir uma reunião de libertação para crianças. Exigi que os pais das crianças estivessem presentes na reunião também. Sabe o que aconteceu no fim da reunião? Estávamos orando pela libertação dos pais!
Os problemas de crianças não se originam com elas. Começam com os próprios pais. O maior fator responsável pela abertura de crianças a ataques demoníacos é a desarmonia entre seus pais. Eu estou plenamente certo de que em qualquer lar onde houver desarmonia entre os pais, os filhos serão auto­maticamente expostos a ataques de demônios. Geralmente eles não possuem defesas suficientes para resistir a estes ataques. Onde fica a responsabilidade? Sobre os pais.
No livro do profeta Oséias, Deus revela seu julgamento sobre a obsti­nação e desobediência do povo de Israel. É uma descrição do povo de Deus hoje. As responsabilidades ordenadas por Deus têm sido abandonadas.

"O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento" (Os 4:6).

Este é o problema-chave. É a raiz do cativeiro, escravidão, destruição e opressão que existem entre o povo de Deus. É a falta de conhecimento da Palavra de Deus.
O versículo continua:

"Porquanto rejeitaste o conhecimento<, também eu te rejeitareipara que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos."

Ninguém pode ser sacerdote aos olhos de Deus quando rejeita o próprio conhecimento de Deus! Este é o requisito de Deus para o sacerdócio: que um homem seja instruído na Palavra. Malaquias 2:7 mostra a função de um sacerdote em guardar e interpretar a lei de Deus. É da boca dos sacerdotes que os homens devem buscar a instrução e a lei. Esta é a função do pai na sua própria casa. Que acontece se ele não instruir a sua família na lei do Senhor? O fim do versículo diz: Deus vai se esquecer dos seus filhos.
Por que há tantos jovens e crianças hoje, aparentemente esquecidos por Deus? Porque seus pais, e principalmente o pai, têm se esquecido da lei do Senhor. A situação do mundo hoje é uma confirmação evidente e clara de que Deus não estava brincando quando disse estas palavras em Oséias.

RESTAURAÇÃO DOS PAIS

No último livro do Velho Testamento, numa profecia que nos leva até o fim desta época, imediatamente antes do grande julgamento de Deus, Malaquias diz:

"Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor; e ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha efira a terra com maldição" (Ml 4:5,6).

Para que Elias precisa vir? O que ele vai fazer? Qual será a grande ne­cessidade da situação social e religiosa que será encontrada ao findar este século?
Relacionamentos errados na família. Pais e filhos fora do seu relaciona­mento correto. E Deus está dizendo que a única coisa que o impedirá de ferir a terra com uma maldição será a conversão dos pais aos filhos e dos filhos para os pais.
Mas para isto Deus há de levantar um ministério que faça justamente isto. Converterá os corações dos pais a seus filhos, e o coração dos filhos a seus pais. Note que há uma ordem imposta aqui. Os pais se tornarão a seus filhos primeiro. Reconciliação e restauração nos lares se iniciarão com os pais. Esta é a mensagem do Espírito de Deus para nós hoje. Se os pais se voltarem a seus filhos, certamente os filhos se tornarão a seus pais.
Esta não é uma mensagem de condenação. Deus tem na sua Palavra ma­ravilhosas promessas para aqueles que cumprirem as suas condições, que se arrependerem dos seus caminhos, e que voltarem a Deus, sujeitando-se a ele, e aceitando suas responsabilidades de pais. Leiamos duas destas promessas.

"Acaso tirar-se-ia apresa ao valente? - ou serão libertados os cativos de um tirano ? Mas assim diz o Senhor: Certamente os cativos serão tirados ao valente, e a presa do tirano será libertada; porque eu contenderei com os que contendem contigo, e os teus filhos eu salvarei" (Is 49:24,25).

O julgamento de Deuteronômio 28 já fora cumprido. Os filhos já tinham sido levados ao cativeiro. Eles é que eram as presas do valente, justamente por­que a lei tinha sido esquecida. Mas Deus está prometendo salvar estes filhos. Pais, firmem-se nesta promessa. Se vocês voltarem a Deus, se arrependerem, e se sujeitarem a Deus, ele mesmo há de tomar os seus filhos forçosamente da mão dos valentes, e os livrar.

Ainda em Isaías 59:20,21: “E virá um Redentor a Sião e aos que em Jacó se desviarem da transgressão, diz o Senhor. Quanto a mim, este é o meu pacto com eles, diz o Senhor: o meu Espírito, que está sobre ti, e as minhas palavras, que pus na tua boca, não se desviarão da tua boca, nem da boca dos teus filhos, nem da boca dos filhos dos teus filhos... para todo o sempre."

Esta é uma promessa da restauração dos últimos dias, e da volta do povo de Deus quando vier o libertador de Sião. Deus está formando uma aliança com aqueles que se arrependerem e se voltarem das suas transgressões. Ele está prometendo nunca mais retirar seu Espírito da boca dos filhos e das futuras gerações daqueles que voltam ao Senhor.
A Palavra de Deus não é de condenação. Se você, pai, tomar a sua posi­ção como homem, abaixo de Deus, como chefe da sua casa, Deus mesmo se encontrará com você e com toda a sua casa. E juntos entrarão na provisão de Deus preparada para a família!




Nenhum comentário: