domingo, 29 de julho de 2012

Conhecendo o Espírito


Capítulo VII

O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.
Jo 14:17

O valor do conhecimento – verdadeiro conhecimento espiritual – na vida da fé dificilmente pode ser superestimado. Assim como um homem na terra não enriquece por uma herança que venha a ele, ou por um tesouro em seu campo, a menos que ele saiba disso ou saiba como tomar posse e se utilizar disso – assim também os dons da graça de Deus não podem trazer sua plena bênção até que os conheçamos, e conhecendo, verdadeiramente os apreendamos. (Colossenses 2:3).

Em quem [Cristo] todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos

É pelo pleno conhecimento de Cristo Jesus seu Senhor que o crente se dispõe a considerar todas as coisas como perda. É por causa da falta do verdadeiro conhecimento do que Deus em Cristo preparou para nós que a vida dos crentes tão frequentemente é fraca. A intercessão que Paulo fez pelos Efésios – que o Pai lhes desse “o espírito de sabedoria e revelação no pleno conhecimento d’Ele”, os olhos de seu entendimento sendo iluminados para que eles conhecessem “qual é a esperança do Seu chamamento, qual a riqueza da glória da Sua herança nos santos e qual a suprema grandeza do Seu poder para com os que cremos”. (1:17-19) – é uma oração que nunca poderemos repetir o suficiente, seja por nós mesmos, seja pelos outros. Mas é de particular importância que conheçamos o Mestre através do qual virá todo o conhecimento! O Pai deu a cada um de Seus filhos não somente a Cristo, que é a verdade, a realidade de toda a vida e graça, mas também o Espírito Santo, que é o próprio Espírito de Cristo.

Alguns podem perguntar: Como saberemos que é o Espírito que está nos ensinando? Devemos conhecer o Mestre. É somente conhecendo a Ele que poderemos discernir que nosso conhecimento espiritual é genuíno e não um engano. Nosso Senhor aborda esta questão, com todos os solenes aspectos que dela dependem, nos assegurando que precisamos conhecer o Espírito. Quando um mensageiro fala em nome de um rei ou alguém testemunha em favor de um amigo, nenhum deles fala de si mesmo, e ainda assim cada um chama a atenção para si e conclama o reconhecimento de sua presença e confiabilidade. Assim o Espírito Santo, conforme testifica de Cristo, deve ser conhecido e reconhecido em Sua divina comissão e presença. É somente então que podemos ter a certeza que o conhecimento que recebemos é de fato de Deus e não algo que nosso arrazoamento humano alcançou. Conhecer o selo do Rei é a única salvaguarda contra uma imagem contrafeita. Conhecer o Espírito é nosso fundamento de certeza.

        Como podemos conhecer o Espírito dessa maneira? Jesus diz: Jo 14:17:

“.... vós o conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós.”

A habitação do Espírito é a condição para conhecê-Lo. Sua presença será auto-evidente. Conforme permitirmos que Ele habite em nós, dando-Lhe plena liberdade em fé e obediência, e permitindo que Ele testifique de Jesus como Senhor, Ele trará Suas credenciais: Ele irá provar por si mesmo que é o Espírito de Deus. É porque a presença do Espírito como o Mestre que habita no interior de cada crente é tão pouco reconhecida na igreja, e, portanto Suas manifestações sãos poucas, que há tanta dificuldade e hesitação acerca do reconhecimento do testemunho do Espírito. Conforme a verdade e experiência da habitação do Espírito são restauradas no meio do povo de Deus, e o Espírito tem liberdade para novamente operar em poder entre nós, Sua bendita presença será sua própria prova.

Enquanto isso, para todos que desejam honestamente conhecer que têm o Espírito e conhecê-Lo em Sua pessoa como amigo e mestre, nós dizemos:

[estude o ensino da Palavra a respeito do Espírito. Não se contente com o ensino da igreja ou dos homens, mas vá diretamente à Sua Palavra]

Se você anseia conhecer o Espírito, escrutine a Palavra com isto em vista como alguém sedento para beber profundamente a água da vida. Reúna tudo o que a Palavra diz do Espírito, Sua habitação e Sua obra, e guarde no seu coração. Esteja determinado a não aceitar nada além do que ensina a Palavra e a aceitá-La de todo o coração.

Se você é um filho de Deus, você tem o Espírito, mesmo que possa ainda não conhecer de que maneira Ele se manifesta em você. Peça ao Pai para operar através d’Ele em você e iluminar-lhe a Palavra. Se no espírito de humildade e confiança na direção de Deus, você se submeter de coração à Palavra, verá a promessa cumprida: aprenderá de Deus. Falamos do progresso de fora para dentro: seja diligente em desistir de seus próprios pensamentos e dos de outros conforme aceita a Palavra conforme revelada a você pelo Seu Espírito.

Os sinais primários pelos quais o Espírito pode ser por nós conhecido são dois. O primeiro será externo – referindo-se à obra que Ele faz. O segundo será a vida interna – a disposição daqueles em quem Ele habita. Assim como a obediência em amor é a condição para a vinda do Espírito, também é a marca residente de Sua presença. Jesus O deu a nós como mestre e guia. Toda a Escritura diz que Sua obra requer a rendição de toda a vida.
       
Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. (...) (Rm8:13-14)

Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora pois, glorificai a Deus no vosso corpo. (...) (I Co 6:19-20)

Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. (...) (Gálatas 5:25)

E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito. (II Coríntios 3:18)

Palavras como essas definem as operações do Espírito. Como Deus é primeiramente conhecido por Suas obras, assim é com o Espírito. Ele revela a vontade de Deus, Cristo cumprindo esta vontade e nos chamando a seguí-Lo nisto. Conforme o crente se rende a uma vida no Espírito e voluntariamente consente com a liderança do Espírito, a mortificação da carne, a obediência ao governo de Cristo sem limites ou exceções, ele se torna aquilo a que se doa. Conforme espera no Espírito, conhece a obra do Espírito nele. Quando simplesmente fizermos do foco do Espírito Santo o nosso foco e nos entregarmos completamente àquilo que Ele veio fazer em nós é que estaremos preparados para conhecer sua presença e habitação. O próprio Espírito testificará com o nosso espírito, conforme somos levados por Ele a obedecer a Deus como Cristo o fez.

Devemos também conhecê-Lo mais correta e intimamente, enquanto não apenas nos rendemos à vida que Ele vive em nós mas também enquanto estudamos o relacionamento pessoal que o crente tem com Ele e a maneira pela qual Seu ministério em nós pode ser mais plenamente experimentado. O hábito da alma que o Espírito deseja em nós é expresso em uma palavra: . A fé tem sempre a ver com o invisível, com o que para nós parece mais improvável. Quando o divino apareceu em Jesus, estava escondido em uma forma humilde. Pelos trinta anos que viveu em Nazaré, nada  viram n’Ele a não ser o filho de um carpinteiro. Foi somente em Seu batismo que Sua filiação divina veio à tona. Até mesmo para Seus discípulos Sua divina glória estava por vezes oculta. Quanto mais para nós, quando a vida de Deus penetra as profundezas de nosso ser pecador, será uma questão de fé reconhecê-la! Assim possamos conhecer a presença do Espírito por uma humilde fé. Mas não nos contentemos apenas em saber que o Espírito está em nós; cultivemos o hábito em nossa disciplina espiritual de nos curvarmos em silêncio perante Deus, dando ao Espírito o reconhecimento que Lhe é devido e não permitindo que a influência da carne lance sombra em nosso serviço a Deus. Esperemos no Espírito em santa dependência, e em quieta meditação adentremos o templo de nosso coração para ver se tudo está rendido a Ele. Conforme nos curvamos perante o Pai, devemos pedir e esperar d’Ele o ministério do Espírito Santo. Mesmo vendo ou sentindo pouco com nossos sentidos naturais, creiamos de todo o nosso coração. O divino é primeiramente conhecido por fé. Conforme continuamente cremos, passaremos a ver e sentir também.

Não há maneira de saber como é o fruto até que o provemos. Não podemos verdadeiramente conhecer um indivíduo exceto por um relacionamento próximo. Também não podemos conhecer as coisas do Espírito a menos que tenhamos comunhão com Ele e Ele conosco. Viver no Espírito é a única maneira de conhecer o Espírito.

Pelo pleno conhecimento de Cristo Jesus, Paulo considerou todas as coisas como perda. E nós também devemos fazê-lo. Devemos desistir de tudo para conhecer o Cristo glorificado através do Espírito. O Pai enviou o Espírito para que possamos compartilhar plenamente na glória de Cristo. Que todos nós encontremos a vontade e desejo de nos render plenamente à habitação e ensinamento do bendito Espírito a quem o Filho deu.

Nenhum comentário: