quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

ESTUDO DE HEBREUS


Correndo a carreira pela fé

Por: Romeu Bornelli

Hb 11:13,39-12:3

Como vimos somos chamados à perseverança. Essa palavra “perseverança” é um termo muito importante dentro deste livro. Veja o que nos diz Hb 10:36:

“Com efeito, tendes necessidade de perseverança...”

Esse termo nos diz que a intenção do livro de Hebreus é que tenhamos desenvolvida, encorajada a nossa perseverança. Porque o assunto de Hebreus é a “carreira cristã” ou o “correr” esta carreira ou ainda, o “progresso” desta carreira. O livro de Hebreus todo se relaciona com progresso.

Vimos que Hebreus conecta fé a perseverança. É o instrumento necessário para que corramos a carreira cristã. Hebreus não coloca o foco no futuro. Coloca o foco no presente. No correr a carreira. O escritor diz que a fé é o único instrumento espiritual capaz de preservar (conservar) a alma. Correndo esta carreira até o fim, guardando a Palavra de Deus, guardando o testemunho de Jesus. Por isso ele vai insistir no cap. 11 o assunto da fé. Os Heróis da fé. Eles correram as suas carreiras, perseveraram pela sua fé. Avançando um pouco vimos Hb 11:1, veja o que nos diz:

“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.”

Então aqui o escritor vai nos ajudar a entender a fé. Ele diz que a fé é: “a certeza”. O significado aqui é “substância”, “conteúdo”. A fé é o conteúdo, a substância de coisas que se esperam. A fé nos trazendo conteúdo de coisas que iremos “herdar” plenamente naquele Dia. Então ele diz que a fé é esse instrumento que nos traz certeza. Fé que tem substância. Fé que tem apoio. Então fé em Hebreus está ligada à carreira cristã, à vocação celestial.

Estivemos compartilhando alguns exemplos de vida de fé no cap. 11 de Hebreus. Agora veja o que o autor nos diz em Hb 11:13:

“Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as...”

Porque toda esta vida que eles viveram, pela fé, apontava para a realidade a ser revelada na pessoa de Cristo. Quando Cristo veio em carne toda a esperança de Abel, Enoque, Noé se cumpriram. Então eles não “obtiveram” porque viveram antes de Cristo. Mas não nós. Nós vivemos depois de Cristo. Agora veja Hb 11:39:

“todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa

Também Hb 11:40:

“por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados.”

O autor diz que Deus proveu coisa melhor a nosso respeito. Com que razão? Para que eles fossem aperfeiçoados. Porque nós vivemos depois da concretização de todas as promessas em Cristo.

Avançando o autor vai concluir o assunto da fé. Veja Hb 12:1:

Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas...”

Portanto” olhando estes exemplos. Quais? A nuvem de testemunhas. É assim que eles são chamados. A idéia aqui é de uma arena. Onde eles estão assentados nas arquibancadas gritando para corrermos a carreira. Essa é a idéia metafórica. Como se dissessem: “corram com perseverança porque o resultado é certo”. De que maneira devemos correr esta carreira? Veja Hb 12:1 na sequência:

desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta

Pela fé precisamos nos desembaraçar de “peso e pecado”. Como a nuvem de testemunhas se desembaraçou? Vamos tomar de exemplo Moisés. Qual era o embaraço dele? O trono do Egito. Como ele conseguiu? Olhando pela fé nos fatos. Qual era o fato? Hb 11: 26:

“... porque contemplava o galardão.”

Essa exortação do cap. 12 está colocada sobre o cap. 11. Qual é a exortação? Façam como eles. Tirem todo peso e pecado. O que será que na nossa vida é peso? Veja que a preocupação do autor, inspirado pelo Espírito, traz o “peso” antes mesmo do “pecado”. Qual a razão? Porque o engano do mundo é mais sutil do que o engano do pecado. A capacidade que o mundo tem de “pesar” sobre nós é maior. É mais sutil do que o peso do pecado. O pecado de certo forma é mais discernível. Então desembaraçando de todo o peso e do “pecado”. E aqui parece especificar um pecado em especial. O da incredulidade. Esse pecado “tenazmente” nos assedia. Esse pecado é destacado no livro. E o assunto aqui é fé. Temos que crer para correr a carreira.

De maneira particular em que fato não estamos crendo? Em que áreas, aspectos da nossa vida têm faltado descanso? Família, filhos, trabalho, dinheiro, ansiedades, preocupações, cuidados de pessoas? O peso dessas coisas nos impede de correr a carreira. Nós precisamos tocar Deus e os fatos de Deus relacionados a cada assunto.

Vamos avançar um pouco mais até o cap. 12:3. O tema do nosso estudo é: Correndo a carreira pela fé. Cada personagem que foi escolhido pelo autor inspirado do livro de Hebreus, visa nos deixar uma lição central como estimulo para a nossa própria vida de fé, para o nosso próprio correr a carreira. Desde Abel no verso 4 de Hebreus 11 até o próprio Senhor Jesus citado no verso 3 de Hebreus 12. Ele próprio correu esta carreira pela fé. Quando diz que Ele contemplava uma alegria que lhe estava proposta, fala da sua corrida pela fé. Veja Hb 12:2:

“... Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz...”

Ele não tinha ainda esta alegria diante dele antes da cruz. Ele tinha uma alegria que lhe estava proposta. Este era o fato. Que Ele iria tanto proporcioná-la ao Pai, uma família de filhos, quanto a si mesmo uma noiva, Sua Igreja, após a morte na cruz. Então a própria carreira do Senhor Jesus, sem duvida alguma, foi uma carreira de fé. Veja o que diz Is 50:10:

“... Aquele que andou em trevas, sem nenhuma luz, confie em o nome do SENHOR e se firme sobre o seu Deus.”

Então a vida do Senhor Jesus foi uma vida de fé. Por isso o verso 2 de Hebreus 12 diz que Ele é o Autor e Consumador da fé. O sentido destas duas palavras – Autor e Consumador – dentro do contexto da carta aos Hebreus é muito claro. Significa que Ele é o pioneiro, aquele que fez o curso primeiro, chamado de precursor. Veja Hb 6:20:

“onde Jesus, como precursor, entrou por nós, tendo-se tornado sumo sacerdote para sempre...”

Ele é aquele que já está além do véu. Fez o curso antes de nós. Ele é o precursor ou segundo o verso 2, Autor. Não apenas precursor, Autor, mas Finalizador, Consumador da nossa fé. Então como que nós adquirimos fé para corrermos esta carreira? Não é fazendo pensamento positivo. Mentalização. Não é sendo otimistas. Mas... olhando firmemente para Jesus. Veja Hb 12:2:

olhando firmemente para o Autor e Consumador da , Jesus...”

Olhando para Ele a vida da fé é alimentada nos nossos corações. Ele é a fonte da fé. Toda a vida do Senhor Jesus consuma todos os exemplos da vida da fé citados até aqui. Nós não corremos a carreira olhando para Abel, Enoque, Noé, Abraão, etc. Nós temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas. Sim. Mas... corremos a carreira olhando para o Autor e Consumador da fé. O próprio Senhor Jesus. Lembra lá no monte da transfiguração quando apareceu duas grandes figuras ao Seu lado. Figuras tão importantes dentro do contexto do Velho Testamento. Moisés representante da Lei e Elias representante dos profetas. Eles foram vistos ao lado do Senhor Jesus por Pedro, Tiago e João. Agora veja o que Deus disse. Veja Mt 17:5:

Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi.”

Deus disse: “a ele ouvi.” Veja o verso seguinte Mt 17:8:

“Então, eles, levantando os olhos, a ninguém viram, senão Jesus.”

Então o cap. 11 de Hebreus consuma com o próprio Senhor Jesus como aquele que alimenta a nossa fé. Ele é o próprio Autor da fé, Consumador da fé. Todos os Heróis da fé somem diante dEle.

Então o livro de Hebreus nos apresenta diversos “fatos” em Cristo para que possamos olhar pela fé e assim, correr a carreira com perseverança. Assim como a nuvem de testemunhas de Hebreus 11 puderam olhar os fatos na sua época e correr as suas carreiras. Quais são estes “fatos” apresentados em Hebreus até aqui? Vamos relembrá-los para que tenhamos desenvolvida e encorajada na nossa fé. Vamos procurar extrair esses fatos em cada capítulo do livro. Vejamos:

· Cap. 1As sete glórias de Cristo.

1 - Herdeiro de todas as coisas.

2 - Criador do universo.

3 - Resplendor da glória.

4 - Expressa imagem do seu Ser.

5 - Sustentador de todas as coisas.

6 - Purificação de pecados.

7 - Assentou-se à direita da Majestade

· Cap. 2 – A tão grande Salvação. Salvação completa – espírito, alma e corpo. Salvação nos três tempos – passado, presente e futuro. Temos ainda aqui a humanidade do Senhor Jesus.

· Cap. 3 – A Vocação Celestial.

1- Casa espiritual.

2- Companheiros de Cristo.

3- Descanso de Deus.

· Cap. 4 – O Sacerdócio de Cristo. O alimento sólido da carta. Aqui é apresentado o nosso grande Sumo Sacerdote.

· Cap. 5 – a superioridade do Sacerdócio de Cristo.

· Cap. 6Chamado à maturidade.

· Cap. 7 – A ordem de Melquisedeque.

· Cap. 8 – Cristo Ministro do Santuário e do verdadeiro Tabernáculo.

· Cap. 9 – O caminho do Santo dos Santos.

· Cap. 10Permanecendo no Santo dos Santos.

· Cap. 11Cristo Autor e Consumador da nossa . A carreira cristã pela fé. A fé é o único instrumento, é o conteúdo.

Estão diante dos nossos olhos os “fatos” apresentados pelo autor de Hebreus a nós. Possamos firmar-nos nAquele que é o Autor e Consumador da fé, Jesus. Somos chamados a colocar os nossos olhos, fixá-los nEle, atentamente. Somente assim poderemos nos desembaraçar para correr a carreira, a nossa Vocação Celestial.

Atos 16:5

“Assim, as igrejas eram fortalecidas na fé e, dia a dia, aumentavam em número.”

Um comentário:

Maria de Jesus disse...

Simplesmente maravilhoso esse estudo, não me canso de meditar nele.