quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Estudo de Hebreus

As sete glórias de Cristo Hb 1:1-14

Os quatro primeiros versículos vêm nos revelar “o Filho”. Quem ele é? Como também, as glórias desse Filho. O Espírito Santo vai usar o “conteúdo” do que é apresentado nestes versículos como “base” para a 1ª exortaçãoNegligência. Por isso o capítulo dois começa com a descrição: “Por esta razão...”. Então aqui nos são apresentadas as sete glórias do Filho. Uma descrição “sétupla” do caráter de Cristo. Esses versículos têm muita similaridade com outro texto do Novo Testamento, onde se colocam as glórias de Cristo de maneira tão condensada. Veja Colossenses 1:15-20:

“Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.”

Este texto apresenta de forma condensada muita coisa das glórias de Cristo. E assim acontece aqui em Hebreus capítulo 1. Aqui nós temos sete glórias claramente expressas. O chamado do livro de Hebreus é para considerarmos atentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão. E esse assunto nos leva a isso.

Por que a Obra de Cristo foi tão gloriosa? Porque a sua Pessoa é gloriosa. Por que a cruz tem tanta glória? Por causa da glória daquele que lá morreu.

Então vamos primeiro, nominar quais são estas sete grandes glórias apresentadas aqui no livro de Hebreus. Cada uma delas lança “luz” sobre a seguinte. São elas:

1 - Herdeiro de todas as coisas.

2 - Criador do universo.

3 - Resplendor da glória.

4 - Expressa imagem do seu Ser.

5 - Sustentador de todas as coisas.

6 - Purificação de pecados.

7 - Assentou-se à direita da Majestade.

Aqui estão as sete grandes glórias. Essas glórias são descrições do “caráter de Cristo”. Aqui há também, um “aspecto adicional” à estas sete glórias. Está em Hb 1:4, onde diz que Cristo:

herdou mais excelente nome do que eles (anjos).”

No final vamos ver o que isso significa. Então, antes de entrarmos nas sete glórias, vamos concentrar nossa atenção nos dois primeiros versículos. Observe que o livro de Hebreus não contém uma saudação inicial como os outros. É um livro tão ocupado com as glórias de Cristo, um livro tão “urgente” que o autor inicia com as glórias de Cristo. Por quê? Por causa da Vocação Celestial. O autor coloca de forma maciça tudo o que os Hebreus precisavam ouvir.

Antes de ele entrar nestas glórias ele vai falar do Filho. Quem é Filho? O Filho de Deus é a “palavra final de Deus”. Antes Dele Deus falou muitas vezes e de muitas maneiras, como nos diz o Hb 1:1:

“Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas,”

Ele falou através de tipologia, alegorias, poesia, profecia, muitas vezes e de muitas maneiras. Todo este “falar” apontava para Cristo. Veja o que Pedro diz na sua 1 Epístola 1:10-12:

“Foi a respeito desta salvação que os profetas indagaram e inquiriram, os quais profetizaram acerca da graça a vós outros destinada, investigando, atentamente, qual a ocasião ou quais as circunstâncias oportunas, indicadas pelo Espírito de Cristo, que neles estava, ao dar de antemão testemunho sobre os sofrimentos referentes a Cristo e sobre as glórias que os seguiriam. A eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para vós outros, ministravam as coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho, coisas essas que anjos anelam perscrutar.”

Cristo é o único foco. Os profetas do Antigo Testamento profetizavam olhando para frente, àquele que havia de vir. Os apóstolos e profetas do novo Testamento profetizam olhando para trás, àquele que já veio.

A primeira coisa que é dita sobre Ele é que Ele é a palavra definitiva de Deus, o falar completo de Deus. Veja o que Hb 1:2 nos diz:

nestes últimos dias, nos falou pelo Filho...”

O falar de Deus no Antigo Testamento era transitório, parcial, incompleto. Mas o falar de Deus no Filho é ABSOLUTO. Deus não tem mais nenhuma palavra para nos falar. Tudo que Deus nos falou está no seu Filho. Então a primeira coisa que vemos neste versículo 2 é que Cristo é a palavra de Deus. A palavra final de Deus. A essência do que Deus tem pra falar. Tudo que ele quer revelar, que quer dar a conhecer. Está em uma palavra: o logos! Esse Filho é o logos, o verbo, como nos diz João no seu Evangelho 1:1:

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.”

João personaliza esta palavra. Logos é o Filho, é o verbo de Deus, é aquele em quem Deus falou. Tudo que nós podemos conhecer da divindade está no logos. Porque Ele é a palavra definitiva de Deus. Por isso que o livro de Hebreus nos diz que este Filho é o falar final de Deus. No Filho Deus se revelou. Nestes últimos dias nos falou no Filho. Não podemos perder isso de vista. Aqui nós não temos “um falar”, temos “o falar”, no Filho.

Tendo visto isto, então temos a descrição de sete glórias deste Filho. Quais são elas: a primeira glória – Ele é o herdeiro de todas as coisas. Hb 1:2:

“... a quem constituiu herdeiro de todas as coisas

Há muitos versículos que podemos citar para dizer que Ele é o herdeiro de todas as coisas. Tem um em Gn 24, que nos revela tudo. Aqui nós temos a história de Eliezer servo de Abraão em busca de uma esposa para Isaque. E quando ele encontra Rebeca mostra a ela as riquezas de Isaque. Veja o versículo 35 o que ele diz:

O SENHOR tem abençoado muito ao meu senhor, e ele se tornou grande; deu-lhe ovelhas e bois, e prata e ouro, e servos e servas, e camelos e jumentos.”

Eliezer, figura do Espírito Santo, revela as riquezas de Isaque. O Espírito Santo revela para nós as riquezas de Cristo. Ele é o herdeiro de todas as coisas. Então veja o que o Senhor Jesus em João 16:13,14 diz:

“quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.”

Agora veja o que o Senhor Jesus diz no versículo 15:

Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso é que vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.”

O Pai deu ao Filho tudo o que Ele tem. Que coisa maravilhosa. É tudo Dele! E o Espírito Santo está revelando pra nós toda riqueza do Filho. ALELEUIAS!!! Todo o prazer do Pai é satisfazer o Filho. Ele criou pelo Filho e deu tudo ao Filho. Tudo o que Deus fez, o fez para o seu Filho. Porque o Filho é o herdeiro de todas as coisas. Como nos diz Hb 1:2:

“a quem constituiu herdeiro de todas as coisas”

Essa é a primeira glória do Filho. Quanto nós precisamos tocar nisso.

Logo em seguida nós temos a segunda glória de Cristo - Criador do universo. Hb 1:2:

“pelo qual também fez o universo.”

Por que está colocada nesta ordem? Porque ele é o criador. Ele é o herdeiro e Ele é o criador. Ele herda tudo e Ele é aquele através de que o Pai a tudo criou. Veja o que João nos diz em seu evangelho 1:3:

“Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.”

Porque Ele é o criador. Veja o que nos diz colossenses 1:16:

“pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.”

No mesmo versículo temos três grandes expressões que nos revelam a glória de Cristo como Criador: “nele, por meio dele e para ele”. Ele é a esfera de toda a criação, por isso “nele”. Ele é a esfera que sustenta tudo que foi criado. Mas, também “por meio dele”. Significa que Ele é aquele “Faça-se” de Deus. João diz: “sem ele, nada do que foi feito se fez.” Então por meio dele. Ele é o veículo da criação. E finalmente “para ele”. Significa que Ele é a “razão” de toda a criação. Veja: a esfera da criação, o veículo da

criação e a razão da criação. Veja o que colossenses 1:17 nos diz:

“Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.”

Essa palavra “subsiste” aqui é muito especial. A idéia exata dela é: nele tudo se mantém “coeso” ou “unido”. Aqui está dizendo que cristo é o “poder integrador de todas as coisas”. Sem Cristo nada se mantém coeso. Sem Cristo todo o universo se desintegra, pois nele tudo subsiste. Esse é o criador de todas as coisas.

A terceira glória – Ele é o resplendor da glória. Hb 1:3:

“Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser...”

O que ela significa é que não há glória em lugar algum que não seja na “face de Cristo”. Deus não pode ser conhecido a não ser na face de Cristo. Resplendor tem a idéia de “refulgência, brilho”. Veja o que Paulo diz em 2 Co 4:6:

Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo.”

Não podemos conhecer o que Deus é, a glória de Deus, se não na face de Cristo.

Vamos agora à quarta glória - Expressa imagem do seu Ser. Hb 1:3:

“e a expressão exata do seu Ser...”

Vamos compreender a beleza disso. Deus sempre se conhece. Nunca houve um momento na eternidade em que Deus tenha começado a se conhecer. Então no ato de se conhecer, e esse é um ato eterno, Deus gera uma imagem de Si que é exatamente igual a Si. Como Ele poderia gerar uma imagem dele não igual a Ele? Essa não seria uma verdadeira imagem Dele. Cristo não foi criado em Deus, Ele foi gerado em Deus. Veja o que Colossenses 1:15 nos diz:

“Este é a imagem do Deus invisível”

Deus gera uma imagem de si. Igual a Si. Por isso tudo o que se pode conhecer de Deus, só é possível através de Cristo. O logos, o verbo, a Palavra, pois Ele é a “imagem do Deus invisível”. Nós não conhecemos a face do Pai, a face do Espírito Santo, só podemos conhecer na face de Cristo. Como está no Evangelho de Mateus 11:27:

Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.”

Então quando Hb 1:3 diz que Cristo é a “expressa imagem do seu Ser”, ou seja, gerado de Deus. Em Cristo, ou seja, na face de Cristo podemos ter comunhão com a Trindade bendita. Como nos revela João em seu Evangelho 1:18;

“Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.”

Nossa alegria completa reside na comunhão da Trindade.

Vamos à próxima glória. A quinta glória - Sustentador de todas as coisas. Hb 1:3:

“... sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder...”

A palavra “sustenta” como aparece aqui é significa “dirige ou guia”, ou seja, Ele governa de maneira providencial. Deus rege seu universo pela sua providência. Ele governa providencialmente todas as coisas.

A sexta glória – “Purificação de pecados. Hb 1:3:

“... depois de ter feito a purificação dos pecados...”

Há algo precioso aqui. Todas as glórias citadas anteriormente falam do “Cristo divino”. Agora o assunto é a purificação de pecados. E isso torna esta glória tão maravilhosa. Por isso ela vem em sexto lugar, para que nós vejamos a glória da purificação de pecados. Vamos ver alguns textos relativos à purificação de pecados:

Hb 2:17;

“... para fazer Propiciação pelos pecados do povo.”

Aqui a palavra “propiciação” é um verbo, uma ação: fazer propiciação. Vamos combinar esta palavra com mais dois textos: Rm 3:25 diz:

“a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação...”

A palavra “propôs” aqui é um substantivo. Fala de um “lugar” de propiciação. Agora vamos ver 1 Jo 2:2:

“e ele é a propiciação pelos nossos pecados...”

Aqui significa que Jesus é a “propiciação” pessoalmente. Agora coloque as três coisas juntas para podermos ver quão maravilhosa foi

esta purificação de pecados. Em primeiro lugar quem fez esta propiciação? O próprio Senhor Jesus. Por quê? Porque Ele é o Sumo Sacerdote. Quem fazia a propiciação no Velho Testamento? O sumo sacerdote. Mas quando ele fazia propiciação, ele tomava um sacrifício e colocava no propiciatório. Ele não se oferecia a si mesmo. Ele oferecia um animal. Mas o Senhor quando fez propiciação, o que ele ofereceu? O que poderia agradar a Deus? Ele ofereceu a Si mesmo. Então Ele é a propiciação. Ainda falta o ponto de Rm 3. Que diz que Ele é o lugar de propiciação. Ele é o próprio propiciatório. Então agora temos o quadro completo. Primeiro Ele é o propiciador. Segundo lugar é a propiciação e terceiro lugar Ele é o lugar da propiciação. Então esta é a idéia de purificação de pecados. Ele fez, Ele á a oferta e Ele é o lugar de encontro.

Agora a sétima gloria - Assentou-se à direita da Majestade. Hb 1:3:

“... assentou-se à direita da Majestade, nas alturas”

Esta palavra “assentou-se” aparece mais outras vezes aqui na carta aos Hebreus. Ela é muito significativa. Vamos ver estes outros lugares para encerramos esta sétima glória.

Esta série é muito preciosa. Esse é um tema muito importante. Então vamos ver uma a uma. O primeiro lugar é este texto citado de Hb 1:3. Quem foi este que se assentou? O mesmo que fez a purificação dos pecados. Que significa isso aqui em Hb 1:3? Que se esta purificação de pecados não fosse completa, Ele não poderia se assentar à destra de Deus. Já pensou nisso? Isso é maravilhoso! É grandioso! Ele fez a purificação de pecados, ressuscitou como varão aprovado e assentou-se à destra de Deus.

A segunda passagem está em Hb 8:1 diz assim:

“o essencial das coisas que temos dito é que possuímos tal sumo sacerdote, que se assentou à destra do trono da Majestade nos céus

O foco aqui é o sacerdócio celestial de Cristo Jesus. O que significa Cristo ser Sacerdote Celestial? O que isso implica para a Igreja? Se Hebreus fala da glória da Vocação Celestial, ele fala da glória desta vocação em função do Sacerdócio de Cristo Jesus. É porque Cristo é esse “tal” Sacerdote, de “tal” qualidade e valor que temos que considerar a “Vocação Celestial”.

O terceiro lugar está em Hb 10:12 que nos diz:

“Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus”

Aqui nos é revelado a obra final de Cristo. Depois de fazer a purificação de pecados pelo oferecimento de Si mesmo, um único sacrifício, um sacrifício perfeito, assentou-se.

Agora vamos nos concentrar nos versículos 4 a 14 aqui de Hebreus 1. O foco deste pequeno trecho é fala da “supremacia de Cristo”. Diz assim o versículo 4:

tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles.”

Aqui é revelado a primeira supremacia no livro de Hebreus: “Cristo é superior aos anjos”. Os anjos tinham importância e lugar na Velha Aliança. Foram os intermediários para que Deus desse a Lei a Moisés no Sinai. Então os anjos tinham uma posição grandiosa nesta intermediação de Deus com os homens. Por isso Hebreus começa falando desta supremacia de Cristo. “Cristo é superior aos anjos”.

Há várias supremacias de Cristo neste livro. Vejamos algumas:

· Hb 1:5-14 - Cristo superior aos anjos.

· Hb 3:1..... - Cristo superior a Moisés.

· Hb 4:1.. - Cristo superior ao sábado, superior a Davi e Josué.

· Hb 5:1..... - Cristo é superior a Arão. Etc.

Citamos apenas algumas. O livro todo é um contraste. Visa mostrar que Cristo é superior a todas as coisas. Tudo no livro de Hebreus é melhor. A Aliança é melhor, as promessas são melhores, a salvação é melhor, tudo no livro é superior.

Agora, depois de ver todo este quadro, podemos compreender a razão da exortação do capítulo 2. Quando nos diz: “Por esta razão...”. Qual razão? O falar do Filho; por conta das suas glórias; por sua superioridade. Porque Ele é o falar definitivo de Deus. Por isso Hb 2:3 diz:

“como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?”

Oh Senhor! Ilumina os nossos olhos!

Nenhum comentário: