quinta-feira, 15 de setembro de 2011

ESTUDO DA EPÍSTOLA AOS HEBREUS


Visão Panorâmica da Vocação Celestial

1) O progresso em toda a carta:

O livro de Hebreus mostra-nos um progresso maravilhoso. Este é o tema do livro: “progresso”. Tanto um progresso na doutrina, quanto um progresso nas exortações – e por que não dizer, também, um progresso do pecado.

Primeiro o Espírito Santo começa com um ensinamento. Depois entra com uma exortação. A exortação está baseada naquele ensinamento. Depois entra outro ensinamento. E esse ensinamento não é uma repetição do primeiro. O Espírito Santo acrescenta algo ao que já foi dito. Por quê? Porque há um “progresso” em toda a carta.

Vamos descrever passo a passo um “gráfico” mostrando a visão geral da carta. Lembrando que o nosso “foco” neste estudo de Hebreus é a “Vocação Celestial”. No final mostraremos o gráfico completo.

2) As exortações:

Na 1ª coluna, onde está escrita a palavra “texto”, estão descritas as cinco “exortações” do livro de Hebreus. A primeira passagem exortativa está em Hb 2:1-4; a segunda está em Hb 3:7 a Hb 4:13; a terceira está em Hb 5:11 a 6:20, uma longa exortação; a quarta está em Hb 10:26-39; e a última passagem está em Hb 12:14-29. Ex:

TEXTOS EXORTATIVOS

Hb 2:1-4

Hb 3:7 a 4:13

Hb 5:11 a 6:20

Hb 10:26-39

Hb 12:14-29

Essas cinco exortações formam uma só palavra de exortação. Veja Hb 13:22:

“Rogo-vos ainda, irmãos, que suporteis a presente palavra de exortação

3) O pano de fundo das exortações:

Na 2ª coluna nós temos o “pano de fundo” das exortações do livro de Hebreus. É neste pano de fundo que a exortação é feita. O que é que está por trás das exortações?

Na primeira exortação, o pano de fundo é o contraste entre “Sinai e Calvário”. Na segunda exortação o pano de fundo é o “deserto e Canaã”. A terceira exortação tem como pano de fundo “Canaã e seus frutos”. – a terra com os seus frutos. Na quarta exortação o pano de fundo é o “Santo dos santos”. Aqui está o “coração” da carta aos Hebreus. Os capítulos 7, 8, 9 e 10 de Hebreus apresentam um ensino sobre o “Sacerdócio Real de Cristo”. Um ensino a respeito do “alimento sólido”, como nos diz em Hb 5:14:

“Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.”

E esse ensino é o “coração” da carta. O ensino sobre o sacerdócio de Cristo. O que ele fez? O que ele realiza? O que significa para nós? Aqui temos um contraste entre o “Sacerdócio de Cristo” e o “sacerdócio de Melquisedeque”. O grande chamado no livro de Hebreus é para que nós “vivamos” no “Santíssimo” – “morar” no Santíssimo, “habitar” no Santíssimo – 24 horas por dia. Não apenas quando oramos, quando estamos reunidos, mas habitar no Santíssimo. Essa foi a aspiração dos “Santos” do Antigo Testamento. Veja as seguintes passagens: Salmos 23:6; Salmo 27:5; Salmos 65:4; Salmos 84:10:

Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.”

Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo.”

Bem-aventurado aquele a quem escolhes e aproximas de ti, para que assista nos teus átrios; ficaremos satisfeitos com a bondade de tua casa—o teu santo templo.”

“Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil; prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade.”

A “Casa do Senhor” é Cristo. Cristo é o Tabernáculo de Deus com os homens. Veja o que João 14:2 nos diz:

“Na casa de meu Paimuitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.”

A “casa de meu Pai” é Cristo. Ele é a casa do Pai. As “moradas” que Ele preparou significam a nossa “introdução” nEle mesmo. Hoje estamos “em Cristo”. Estamos na casa do Pai. Essa palavra “morada” aparece duas vezes aqui no Evangelho de João. Ela é muito significativa! A primeira em Jo 14:2 e, a outra, em Jo 14:23, nos revela a outra face da moeda. Veja o que o Senhor Jesus nos diz:

“Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.”

Cristo é a nossa morada porque Ele é a casa do Pai. Mas no versículo 23 nós somos a Sua morada. Dupla morada. Nós estamos em Cristo e Cristo está em nós. Esse é o “chamamento” de Hebreus que nós vemos aqui nesse ensino acerca do “Sacerdócio de Cristo”. Um chamamento “central” – Habitar no Santíssimo. Esse é o pano de fundo da 4ª exortação. Por isso Hb 10:19 nos diz com tanta ênfase:

Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus

A quinta e última exortação tem como pano de fundo a “Nova Jerusalém”. Ex:

PANO DE FUNDO

Sinai e Calvário

Deserto e Canaã

Canaã e seus frutos

Santo dos Santos

Nova Jerusalém (Hb 12:22)

4) Ospecados envolvidos em cada exortação:

Agora passaremos a mostrar “os pecados envolvidos” em cada exortação. Com relação à primeira exortação, o pecado envolvido é a “Negligência”. Com relação à segunda exortação o pecado envolvido é a “Incredulidade”. Com relação à terceira exortação o pecado envolvido é a “Apostasia”. Com relação à quarta exortação o pecado envolvido é o “Pecado voluntário ou deliberado”. E com relação à quinta exortação o pecado envolvido é a “Indiferença”.

Prestemos atenção ao “progresso” do pecado. O primeiro passo é “Negligenciar” – não dar atenção, não ter cuidado, não ser um ouvinte atento. Quando nós negligenciamos, o próximo passo é a “Incredulidade” – coração impermeável, duro, incapaz de receber a Palavra de Deus. Por isso veja o que é dito em Hb 4:2 com respeito à segunda exortação:

“... mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram.”

Isso é incredulidade! Veja ainda o que Hb 3:12 nos diz com respeito á “progressão final” deste pecado:

Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo

Se não tomarmos cuidado com isso o assunto vai piorar: “vos afaste do Deus vivo. Então o terceiro passo tem a ver com a “Apostasia”. Significa abandono em relação a um estado anterior. Nós estávamos andando no caminho e agora nos colocamos à margem do caminho. Esse é o significado da palavra “caíram” de Hb 6:6: “pôr-se à margem do caminho”. Isso é apostatar! E isso é um perigo nos nossos dias. O mundo não pode apostatar porque o mundo não pertence a Cristo, não corre a carreira cristã. Só os cristãos podem apostatar. E apostasia é algo grave.

O quarto passo é algo ainda pior. Depois que nos colocamos à margem do caminho, poderemos viver uma vida de “pecado voluntário ou deliberado”. Voltamos a amar o pecado, desejar pecar, andar no pecado. Esse é o pecado voluntário ou deliberado.

Há ainda algo pior que isso? Há! O quinto passo toca o assunto da “Indiferença”. E este é o “estado final” – a Indiferença. Indiferentes à Palavra, à reunião dos santos, ao Senhor, ao Reino de Deus, indiferença! O exemplo citado neste quinto passo é o de “Esaú”, um terrível exemplo. Veja o que Hb 12:16 nos diz:

“nem haja algum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por um repasto, vendeu o seu direito de primogenitura.”

Por ser Esaú um indiferente, vendeu o seu direito de primogenitura. Veja em Gênesis 25:32 o que ele disse para si mesmo sobre o seu direito de primogenitura:

“Estou a ponto de morrer; de que me aproveitará o direito de primogenitura?”

Esse foi o seu pecado. Sua indiferença. Quando o nosso coração está envolvido com uma “crosta” tão grande que nos tornamos incapazes de responder a Deus, Sua Palavra, Seu Espírito. Esse é o pecado da Indiferença.

PECADO ENVOLVIDO

Negligência (Hb 12:3)

Incredulidade (Hb 3:12, 19)

Apostasia (Hb 6:4-6)

Pecado voluntário (Hb 10:26)

Indiferença (Hb 12:16)

5) Osprivilégios” envolvidos em cada exortação:

Depois disso o Espírito Santo nos leva a outro “ensino”, mostrando-nos “os privilégios” envolvidos em cada exortação. Esta é uma coluna maravilhosa! Aqui há um progresso também. O primeiro privilégio nos fala da “tão grande salvação”. O segundo privilégio nos fala da nossa “vocação celestial”. Como nos diz Hb 3:1:

“Por isso, santos irmãos, que participais da vocação celestial, considerai atentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus”

O terceiro privilégio nos fala da “maturidade”. Nós somos chamados para a maturidade ou perfeição, como nos diz Hb 6:1:

“Por isso, pondo de parte os princípios elementares da doutrina de Cristo, deixemo-nos levar para o que é perfeito, não lançando, de novo, a base do arrependimento de obras mortas e da fé em Deus”

Somos chamados à maturidade. Deus não tem nenhum contentamento em um “berçário” de crianças. Ele ama seus filhinhos, mas não deseja que permaneçam “filhinhos”. Mas que cresçam para maturidade.

O quarto privilégio, como falamos, é o “coração da carta”. É o privilégio de “viver” no Santo dos santos. Habitar ali. Que nada, e nenhuma situação, separe a face de Deus da nossa face. Vida no santíssimo! Esse é o privilégio.

O quinto privilégio tem a ver com a “herança”. Herança do “reino”. Irmãos, o nosso chamamento não tem a ver apenas com o gozo nesta terra e a herança na Nova Jerusalém. Há uma herança no reino. Porque o nosso Senhor Jesus vai voltar. Está às portas! Ele vai instituir o Seu reino na terra. No “reino milenar” do Senhor, aqueles que forem fiéis a Ele serão “galardoados” por Ele. Como nos diz o apóstolo Paulo em 2 Coríntios 5:10:

“Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.”

Esse tribunal não é para o mundo. Porque é o “tribunal de Cristo”. Paulo diz que nós compareceremos. O nosso compromisso já está agendado. E cada um de nós vai receber segundo o bem ou mal que tivermos feito por meio do corpo. Então essa é a herança do Reino.

PRIVILÉGIOS

Tão grande Salvação (Hb 2:3)

Vocação Celestial (Hb 3:1)

Maturidade/Perfeição ((Hb 6:1)

Vida no Santíssimo (Hb 10:19-23)

Herança do Reino (Hb 12:28)

6) As advertências em relação aos privilégios:

Agora vamos nos concentrar nas “advertências” em relação aos privilégios. Com relação à primeira exortação (Negligência), a advertência é para “não nos desviarmos”. Com relação à segunda exortação (Incredulidade), a advertência é para que não “endureçamos o nosso coração”. Esses são textos tirados do livro de Hebreus. Com relação à terceira exortação (Apostasia), a advertência é não lançarmos de novo a “base dos rudimentos”, e sim nos deixarmos levar para o que é perfeito.

Com relação à quarta exortação (Pecado voluntário), a advertência é para não “abandonar a nossa confiança”. Veja o chamado em Hb 10:22:

aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé

Com relação à quinta exortação (Indiferença), a advertência é “não recusar ao que fala”. Aqui podemos ver que a palavra do Filho fala coisas superiores do que tudo que foi falado no Velho Testamento. Assim como o sangue de Cristo fala coisas superiores ao sangue de Abel. Então, “não recuseis ao que fala”. E por que não recusá-las? Porque o privilégio é a “herança no reino”. Veja o gráfico completo:

TEXTOS EXORTATIVOS

PANO DE FUNDO

PECADO ENVOLVIDO

PRIVILÉGIOS

ADVERTÊNCIAS

CARÁCTERÍSTICAS DOS DESTINATÁRIOS

Hb 2:1-4

Sinai e Calvário

Negligência (Hb 12:3)

Tão grande Salvação (Hb 2:3)

Não nos desviarmos (Hb 2:1)

Tardios

Hb 3:7 a 4:13

Deserto e Canaã

Incredulidade (Hb 3:12, 19)

Vocação Celestial (Hb 3:1)

Não endurecer o coração (Hb 3:7,8, 15; 4:7)

Falta de Fé

Hb 5:11 a 6:20

Canaã e seus frutos

Apostasia (Hb 6:4-6)

Maturidade/Perfeição ((Hb 6:1)

Não lançarmos de novo a base dos rudimentos (Hb 5:12)

Cansados (Hb 12:3)

Hb 10:26-39

Santo dos Santos

Pecado voluntário (Hb 10:26)

Vida no Santíssimo (Hb 10:19-23)

Não abandonar a nossa confiança (Hb 10:35)

Rodeados pela Palavra

Hb 12:14-29

Nova Jerusalém (Hb 12:22)

Indiferença (Hb 12:16)

Herança do Reino (Hb 12:28)

Não recusar ao que fala e servir a Deus de modo a agradá-lo (Hb 12:25-28)

Não estavam ouvindo a Palavra (Hb 12:25)

Então, irmãos, percebemos que o livro de hebreus apresenta as “exortações” mais profundas do Novo Testamento. E isso por causa de um motivo: “os privilégios”. É porque o livro de hebreus apresenta os privilégios “mais altos” do Novo Testamento. Assim, quando o privilégio é alto, a exortação é muito profunda, para que não percamos o privilégio.

Que o Senhor nos dê iluminação pelo seu Espírito Santo. Dê-Nos Espírito de Sabedoria e de Revelação para compreendermos a nossa “Vocação Celestial”, como nos diz Efésios 1:18:

iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento

Nenhum comentário: