terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

CONTINUAÇÃO DO ESTUDO DAS JORNADAS, CAPÍTULO 94

AS 42 JORNADAS NO DESERTO

Por: Luiz Fontes

CAPÍTULO 94

TEXTO: Números 16:8-11 – 19ª estação – Queelata

Em Números capítulo 16, versículos de 8 a 16, diz assim:

8 Disse mais Moisés a Corá: Ouvi agora, filhos de Levi: 9 acaso, é para vós outros coisa de somenos que o Deus de Israel vos separou da congregação de Israel, para vos fazer chegar a si, a fim de cumprirdes o serviço do tabernáculo do SENHOR e estardes perante a congregação para ministrar-lhe; 10 e te fez chegar, Corá, e todos os teus irmãos, os filhos de Levi, contigo? Ainda também procurais o sacerdócio? 11 Pelo que tu e todo o teu grupo juntos estais contra o SENHOR; e Arão, que é ele para que murmureis contra ele?

Vamos continuar estudando sobre esse assunto. Aqui nós vemos pessoas aspirando poder. Aqui nós vemos nesta estação de Queelata pessoas buscando ter preeminência, sobrepujar aos outros, que não se contentam com o lugar aonde foram colocados por Deus, sempre querem mais. Creio que o oposto disso nós podemos encontrar na Palavra de Deus, em que eu creio ser o caminho de Deus ao qual Ele está nos conduzindo. É compreender o verdadeiro significado da obscuridade e da fragilidade por onde Deus tem se movido.
Há um texto onde nós vamos ler no N.T., em Apocalipse, capítulo 2:13, um texto referente à Igreja de Pérgamo. Quando estudamos os capítulos 2 e 3 de Apocalipse veremos que ali estão sete cartas ás igrejas da Ásia. E a terceira igreja é a Igreja de Pérgamo. Em Apocalipse 2:13, referente a essa carta diz assim:

“Conheço o lugar em que habitas, onde está o trono de Satanás, (autoridade e governo) e que conservas o meu nome e não negaste a minha fé...”

O Senhor está falando à Igreja de Pérgamo. Espiritualmente falando Pérgamo significa o mundo, o mundanismo. Ai o Senhor diz:

“... ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.”

Gostaria de falar um pouco sobre isso. Aqui o Senhor vai nos mostrar alguns aspectos espirituais desse obscuro servo de Deus. Porque enquanto vemos Datã, Coré e Abirão tentarem promoção, usurpar uma posição a qual Deus não lhes havia confiado. Enquanto muitas pessoas são assim. Pessoas que vivem em busca de poder, em função de serem reconhecidas, notadas, sempre alimentadas pelo sucesso, que nunca se contentam com a posição que tem no Corpo de Cristo, sempre almejam mais. Nós vemos aqui um exemplo tão maravilhoso de um homem chamado Antipas. Eu queria falar um pouco sobre ele. Veja que aqui na Igreja de Pérgamo, o Senhor reconhece a dificuldade da situação espiritual desta igreja. Aqui o Senhor diz que esta igreja habita no mesmo lugar onde está o trono, o governo de Satanás. Por isso a e Igreja de Pérgamo teve dificuldade em manter o testemunho do Senhor. Mas aqui em Pérgamo, como vimos na leitura, há uma pessoa que é muito especial, é Antipas. O Senhor diz que este Antipas é uma testemunha fiel. Amados, não encontramos o nome de Antipas na história da Igreja. Portanto, desde que isso é uma profecia nós precisamos descobrir o significado do nome de Antipas. Porque esse nome traz um significado profético em si. E isso tem que ser extremamente importante para nós. Porque o nome Antipas vem de dois vocábulos: Anti que significa contra e Pás que significa tudo. Então Antipas esse homem fiel, é contra tudo que se opõe ao testemunho de Deus. Isto não quer dizer que ele intencionalmente criava problemas em Pérgamo, que não se importava com a situação, mas que ele era alguém que se posicionava ao lado de Deus para opor-se a todas as coisas que feria o caráter do testemunho da Obra de Deus. Embora não encontramos o nome Antipas nos relatos da história da Igreja, mas Deus conhece o nome de Antipas. Vejo que isso de um modo estritamente espiritual nos fala do ministério da obscuridade. Antipas nos fala daqueles que se opõem ao mundanismo na Igreja, mas também por outro lado nos mostra o verdadeiro sentido da obscuridade no serviço a Deus. Aquilo que glorifica a Deus e não os homens. Outros homens de Deus aparecem na Bíblia sem ao menos nós sabermos sua procedência, sua formação. Esses não são apenas os escolhidos de Deus, são os escondidos de Deus. Há homens e mulheres que surgiram na história do povo de Deus que não tivera a autenticidade da aprovação do homem. Pessoas que permitiram ser usadas por Deus com um único propósito – que Deus tivesse completa primazia e glória. Essa é a glória do viver do ministério da obscuridade, isto é, que deus tenha preeminência e glória.
Core, Datã e Abirão estavam preocupados com a posição deles diante das pessoas. Eles queriam posição, não queria a função, a unção, eles queriam posição. É interessante notar que esses personagens que a Bíblia não menciona, seus nomes aparece na história do povo de Deus. Nós podemos ver alguns, como por exemplo, em 1 Samuel 2:27-33, quando a Bíblia diz um homem de Deus e não menciona o seu nome. Ele veio a Eli e proferiu uma palavra dura, uma profecia contra Eli, contra sua casa. Porque Eli havia se tronado um sacerdote complacente com os pecados dos seus filhos. Um homem que estava realizando relaxadamente a Obra de Deus. Mas veio um profeta de Deus, um homem de Deus. Lá em 1 Samuel 2:27-33, a Bíblia não menciona o seu nome.
Depois podemos ver também em 1 Reis 13:1-9, outro homem de Deus que foi até Jeroboão. Porque Jeroboão estava cheio de motivações erradas, e foi daí que surgiu o paganismo entre os reis em Israel. Foi ai que nós vemos a perversidade idólatra tendo suas raízes. Mas veio um homem de Deus a Jeroboão e profetiza duramente contra ele, sua casa e a sua descendência. Qual o nome deste profeta? Também a Bíblia não menciona.
Em 2 Reis 5:2,3, quando as tropas da Assíria invadiram as tropas de Israel e levaram vários cativos, e entre esses cativos havia uma menina. E essa menina ficou ao serviço da mulher de Naamã. E um dia ela vendo aquele homem leproso, ele dissera: “tomara meu senhor estivesse diante do profeta de Deus que está em Samariaer, ele o restauraria da sua lepra?”. Aquela menina, qual o nome dela? Também não sabemos.
No Novo Testamento, em 2 Co 8:18, diz assim:

“E, com ele, enviamos o irmão cujo louvor no evangelho está espalhado por todas as igrejas”.

Havia um irmão que tinha um testemunho espalhado por todas as igrejas. Mas qual o nome dele? Nós não sabemos. Retornando para Rm 16:23, nas saudações finais de Paulo aos irmãos de Roma ele diz:

“Saúda-vos Gaio, meu hospedeiro e de toda a igreja. Saúda-vos Erasto, tesoureiro da cidade, e o irmão Quarto”.

Alguns grandes eruditos eles dizem que este irmãos Quarto talvez fosse um escravo e ele não tivesse nome. Então aqui nós podemos ver algo muito extraordinário. Amados é isso o que significa esse extraordinário ministério da obscuridade. Antipas é alguém que não está preocupado com popularidade, está preocupado com o testemunho de Deus, é alguém que está na linha da edificação de Deus, alguém que está preocupado e inquietado com a situação da Igreja do Senhor Jesus em relação ao mundo e o mundanismo. Assim também devemos ser nós. Nós não vivemos para nós, vivemos para a glória de Deus. Nós vivemos para que o testemunho de Deus seja visto. É isso que eu chamo ministério da obscuridade.
Nós podemos ver outro exemplo ainda em Jr 35:2-18, nós temos a história dos recabitas. Os recabitas eram um povo nômade, habitavam em tendas. O trabalho deles era com metais fabricavam carroças e outros armamentos de guerra. Uma particularidade dos recabitas é que eles formavam um grupo pequeno e voltado para si. A vida deles era caracterizada pelo ascetismo e pela disciplina. A vida dos recabitas era um protesto contra a decadência da civilização em relação a religião, a moralidade, e a fertilidade das comunidades agrícolas daquele tempo. É isso que veremos sobre os recabitas. A história dos recabitas retrocedia do tempo de Jeremias a 200 anos atrás. Iniciando com Jonadabe filho de Recabe nos dias do rei Jeú. E eles eram reconhecidos pela vida disciplinada e pala firme obediência ao mandamento dados pelos seus ancestrais. Vamos ler Jr 35:8-10, quando diz assim:

8 - Obedecemos, pois, à voz de Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, em tudo quanto nos ordenou; de maneira que não bebemos vinho em todos os nossos dias, nem nós, nem nossas mulheres, nem nossos filhos, nem nossas filhas; 9 - nem edificamos casas para nossa habitação; não temos vinha, nem campo, nem semente. 10 - Mas habitamos em tendas, e, assim, obedecemos, e tudo fizemos segundo nos ordenou Jonadabe, nosso pai.

Interessante isso. Aqui nós temos que aprender duas lições: primeiro a crise espiritual que Jerusalém estava vivendo. Havia entre eles um povo que não vivia de acordo com os padrões das massas. Então a primeira lição que aprendemos aqui é que os recabitas tinham uma singular identidade, eram uma prova incontestável de que era possível viver uma vida persistentemente fora dos padrões das massas, não sendo levado pelos modismos da sociedade. Nessa primeira lição nós podemos aprender que é possível sustentar o testemunho de Cristo a despeito daquilo que as massas do indiferentismo religioso possa nos fazer. Eles não viviam baseado nas experiências dos outros, eles viviam sustentados pelas tradições dos seus ancestrais.
A segunda lição que nós podemos aprender aqui é que o viver dos recabitas não foi forjado por instáveis condições históricas, mas por séculos de devoção. Os recabitas não permitiram que a voz da multidão os transformasse em meros espectadores e consumidores religiosos. Eles eram uma comunidade voltada uns para os outros. isso é muito importante para nós.
Quando estudamos a história de homens e mulheres de Deus que viviam na obscuridade do serviço a Deus, podemos ver claramente que a resposta de Deus para o poder diabólico que governa o mundo e destrói as pessoas é o ministério da obscuridade, é a fragilidade humana. Pessoas que são despojadas das suas forças naturais, pessoas completamente carentes e dependentes de Deus. Vejamos o exemplo do Senhor Jesus Cristo. Nele vemos que o nosso Pai celeste escolheu fazer parte da nossa história pelo caminho da fragilidade humana. Aqui está a centralidade da nossa espiritualidade e fé. Deus em Cristo se fez homem para desmascarar o poder e a ilusão de uma religião morta, fria que perdurava naquele tempo. Todas aquelas máscaras que eles usavam dizendo sustentar o testemunho de Deus foram colocadas por terra à medida que o Senhor Jesus estava pregando o Evangelho do reino. Por incrível que pareça temos sido engolfados por um orgulho espiritual que nos condiciona a buscar o poder. Como o fizera Datã, Coré e Abirão. É como muitos têm feito.
Amados temos que lembrar que o poder mais insidioso e ofensivo que existiu e existe na história da humanidade – é o poder usado em nome de Deus. O Senhor Jesus quando se fez carne manifestou em fraqueza humana a essência desse poder divino encarnado. Veja lá em Jo 14:8 e 9, que diz:

8 - Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. 9 - Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

Na humanidade de Cristo estava plena e absolutamente a mais sublime manifestação da divindade de Deus. Paulo escrevendo aos irmãos em Colossenses 2:9 da sua Epístola ele disse assim:

“porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade”.

A grande lição que temos que aprender com estes dois textos é que a Bíblia em primeira instância nos convida a crer em Cristo antes de crer para a salvação. A principal mensagem da Bíblia é com o encontro da Pessoa bendita do Senhor Jesus. A fragilidade da vida humana do Senhor Jesus nos abre o caminho para o coração de Deus. Nosso mundo é governado pelos perversos poderes diabólicos que visam nos dividir, nos destruir. Mas através desse ministério da obscuridade, aquilo que Paulo chama em 1 Tm 3:16 de “o mistério da piedade”. O Senhor Jesus em sua fragilidade humana confrontou e derrotou todos os poderes do inferno. Hoje nós somos confrontados com esse mistério da piedade. Como podemos sustentar o testemunho da vida da Igreja e do Senhor Jesus saturados dessa fragilidade? Como nós podemos vencer os poderes das trevas em nossa própria fragilidade? Porque hoje esse tipo de evangelho da prosperidade tem ensinado para as pessoas algo completamente contrário ao caráter do Evangelho que Jesus e os Apóstolos viveram e pregaram. Nós precisamos extrair algumas lições, pois só assim poderemos ter resposta para essas questões. Primeiro temos que olhar para a fragilidade, não como fragilidade mundana que permite que sejamos dominados pelo sistema que opera no mundo. Esse sistema que nos manipula. Mas completamente dependente de Deus. O reino dos céus prometido pelo Senhor Jesus em Mt 5, é para os humildes de espírito.
A segunda lição é que essa teologia da fragilidade nos revela a indignação de Deus quando olha para o homem e vê que o homem busca o poder para poder sobrepujar os outros. a grande indignação de Deus é que o homem procura sempre sobressair. A busca pelo poder tem sido a mais extrema característica da ansiedade do homem. Por isso Deus despoja o homem da sua arrogância e do seu poder. Não foi isso que Ele fez com Saulo de Tarso? Estava montado no seu poder, na sua força, munido de cartas das autoridades religiosas para perseguir a Igreja do Senhor. Deus o despojou e mostrou para ele qual o verdadeiro caminho do poder.
A terceira lição que nós precisamos aprender a teologia da fragilidade nos revela como Deus desmascara a obseção pelo poder na Sua igreja e no mundo, quando Ele na Pessoa do seu Bendito Filho e completa debilidade e fragilidade humana, como o bebê que nasceu numa manjedoura, desfazendo das suas insígnias celestes, se revelou em amor e graça. Por isso somente o amor e a graça são os instrumentos de Deus para despedaçar toda a cobiça e toda obseção pelo poder.
Quarta lição - a teologia da fragilidade nos capacita a desfrutar o poder divino. Esse é o único poder capaz de destronizar a cobiça, o orgulho e a obseção e manifestar o reino de Deus.
A quinta lição - o Evangelho de Cristo nos apresenta uma Pessoa que nos convida a sair dos domínios do poder tirânico das forças humanas e viver sobre o controle e o poder que advêm da nossa própria fraqueza. Quando nós permitimos ser levados ao fim de nós mesmos para poder experimentar o verdadeiro poder de Deus. Somente esse poder é capaz de nos fazer simples como a pomba e prudentes como a serpente. Em 2 Co 12:9, Deus diz a Paulo:

“Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza...”

A essa estupenda verdade Paulo escreveu:

“... De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo”.

E assim ele prossegue no versículo 10:

“Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.”

Esse é o cristianismo o qual nós fomos chamados a viver. Este é o Evangelho que destroniza a teologia de Datã, Coré e Abirão. Que Deus através desta Palavra fale ao nosso coração.

Nenhum comentário: