quinta-feira, 15 de abril de 2010

O TABERNÁCULO

O ALTAR DO SACRIFÍCIO
ÊX 27: 1-8

 Êx 27:1 – “Farás também o altar de madeira de acácia; de cinco côvados será o seu comprimento, e de cinco, a largura (será quadrado o altar), e de três côvados, a altura”.

• Seguindo a ordem do livro de Êxodo (cap. 27), achamos o altar de bronze. É o primeiro que o adorador se encontrava à entrada do tabernáculo. Conhecia-se também como o altar dos sacrifícios ou do holocausto. Ali eram recebidas e imoladas as vítimas.

• Ao entrar no pátio do Tabernáculo dois móveis eram vistos — o primeiro era o altar de bronze perto da porta, e o segundo a pia de bronze colocada um pouco mais distante. Estes dois móveis eram públicos, e bem conhecidos de toda a congregação de Israel. Ninguém podia aproximar-se do santuário de Deus sem passar por eles. O altar à entrada do tabernáculo fala da cruz de Cristo, pela qual temos acesso a Deus. Nenhuma outra dependência do tabernáculo estava disponível para o adorador se não tivesse ficado solucionado o problema dos pecados, à entrada, no altar.

• Fora do altar de bronze não havia outro modo de se aproximar de Deus. A aliança com Yahweh (Deus) era uma aliança de sangue e então o animal inocente representava o pecador, e tomava o lugar dele no altar. É por isso que se colocava as mãos na vítima inocente, a seguir o violento corte na garganta. Uma imagem que faria sua pele se arrepiar, que trazia uma incrível consciência do pecado, e do seu salário que é a morte. Só então ele seria aceito e declarado limpo. O sangue do animal cobriria até o próprio Deus (O Cordeiro de Deus) que levaria o pecado de uma vez por todas.

• Este móvel não possuía nada que atraísse os sentidos naturais. O derramamento de sangue, o esfolamento de animais, e a carne queimada não tinham como finalidade atrair os curiosos

• Todas as manhãs um cordeiro era oferecido no altar. Em dias de festas especiais e rituais anuais o Altar de Holocausto era o ponto central para as várias cerimônias.

• Este altar, de madeira de acácia e recoberto de bronze, também nos fala do Senhor Jesus. A madeira nos mostra sua humanidade, e o bronze sua condição de Cordeiro de Deus posto sob o julgamento de Deus, sob a ira de Deus, por causa de nós. Quando João lhe vê em Apocalipse 1 diz que seus pés eram "semelhantes ao bronze polido" (1:15), o qual indica que tinha passado pelo juízo de Deus.

• O altar era perfeitamente quadrado; tinha cinco côvados de comprimento e cinco de largura; é a perfeição da salvação de Deus. O 5 é o número da graça, da redenção. Sua altura era de 3 côvados, que é o número de Deus; quer dizer, o altar devia satisfazer a justiça de Deus.


 Êx 27:2 – “Dos quatro cantos farás levantar-se quatro chifres, os quais formarão uma só peça com o altar; e o cobrirás de bronze”.

• O altar tinha também chifres em seus quatro cantos. Quando um pecador estava em grande aflição, e necessitava misericórdia, agarrava-se aos chifres do altar para reclamar perdão. Assim, o altar satisfazia a justiça de Deus e também a necessidade de misericórdia por parte do homem.

• O chifre sempre foi simbolizado como a força de um animal. Ou o poder de uma pessoa ou de uma nação.

• Também é vista a misericórdia de Deus aqui. É importante notar que sendo um lugar de sacrifício onde foram usados os quatro chifres para amarrar o animal para o sacrifício, também era um lugar de refúgio. Um homem que foi acusado falsamente de assassinato poderia correr lá para segurança e agarrar-se nos chifres. Se ele fosse inocente eles o protegeriam.


 Êx 27:3 – “Far-lhe-ás também recipientes para recolher a sua cinza, e pás, e bacias, e garfos, e braseiros; todos esses utensílios farás de bronze”.

• O altar tinha vários utensílios, todos de bronze, necessários para que os levitas e os sacerdotes cumprissem seu trabalho. Eram de bronze porque todos participavam do trabalho de juízo sobre o pecado.

• Com os caldeirões se recolhia a cinza - a cinza, que é o estado último da matéria, indica-nos que todo o associado com o pecado deve desaparecer. As tigelas eram usadas para receber o sangue, parte da qual se derramava debaixo do altar, e parte se introduzia no Lugar Santíssimo. Os ganchos de ferro se usavam para acomodar o animal sobre o altar, e os braseiros para manter o fogo debaixo do altar.

 Cinzas - Eram um símbolo da completa destruição, e por causa disso, as pessoas sentavam-se em cinzas e lançavam cinzas em suas cabeças, ou vestiam-se a si mesmos de saco e cinzas como um sinal de pesar e lamentação, dizendo "Deus, eu não sou nada, socorra-me, por favor!".

 Pás - Eram usadas para tirar as cinzas do altar e colocá-las na bacia.

 As Bacias - O sacerdote colocava o sangue em uma bacia e o usava isto para aspergir, e despejar no fundo do altar.

 Garfos - O garfo era um instrumento com três pontas e usado para colocar os pedaços da oferta no altar.

 Braseiros - Levavam o fogo (brasas) do altar no Lugar Santo para o serviço no altar de incenso. O altar de bronze sustenta o altar de incenso. Não havia nenhuma dúvida que os braseiros eram usados para levar o fogo na caminhada.


 Êx 27:4 – “Far-lhe-ás também uma grelha de bronze em forma de rede, à qual farás quatro argolas de metal nos seus quatro cantos, - 5 - e as porás dentro do rebordo do altar para baixo, de maneira que a rede chegue até ao meio do altar.

• A Grade de Bronze - Havia uma grade de bronze que parecia estar sobre uma borda interna do altar onde os animais sacrificados eram colocados amarrados a argolas e então consumidos. Permitia que a gordura gotejasse abaixo e as cinzas caíssem abaixo. A grade era da altura do solo como o propiciatório. (A misericóridia e juízo são iguais): O sacrifício, portanto estava então no altar e não nisto.

• O sacrifício era levantado, e então descia na grade de bronze pelo sacerdote onde permanecia levantado acima da terra.

• Seu Fogo - O fogo no altar foi aceso originalmente por Deus e nunca poderia ser apagado. O fogo era o símbolo da presença do Senhor, e o instrumento do Seu poder, ou o seu modo de aprovação ou de destruição. Também não poderia haver NENHUM fogo estranho no altar


 Êx 27:6 - Farás também varais para o altar, varais de madeira de acácia, e os cobrirás de bronze. 7 - Os varais se meterão nas argolas, de um e de outro lado do altar, quando for levado.


• As varas eram longas barras feitas de madeira de Acácia cobertas com bronze. Foram usadas para transportar o altar sempre que o acampamento se movia.

• No templo de Ezequiel que é um quadro da reino milenar em Israel, o altar não tem nenhuma vara ou argolas (Ez 43).

Nenhum comentário: