domingo, 18 de abril de 2010

O MUNDO

O Mundo - Stephen Kaung
Publicação: 12/04/2010
"O que a Bíblia quer dizer com a palavra mundo ou cosmos"
A Terra que Deus Criou
Primeiro de tudo, temos que entender o que a Bíblia quer dizer com a palavra mundo ou cosmos.

Na Escritura ela tem vários significados. Ela pode significar “a terra”, a terra que Deus criou e todas as coisas sobre esta terra. Em Salmos 24:1 é dito: “Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam”. Em hebraico uma das expressões poéticas é repetir a mesma coisa com expressões diferentes, com palavras diferentes. Assim em Salmos 24:1 é dito: “A terra é do Senhor”, então se repete: “O mundo e aqueles que nele habitam”. Assim aqui a palavra mundo significa “a terra”, a terra que Deus criou e todas as coisas que estão sobre esta terra. Deus criou esta terra para o nosso desfrute, para o nosso sustento, para a nossa nutrição. Deus criou a terra para que pudéssemos cuidar dela, cultivá-la para que pudesse produzir mais, para governar sobre ela para que Deus pudesse ser glorificado. Essa é a nossa relação com esta terra.
O Povo da Terra

Há outro significado na Bíblia para a palavra mundo. Ela significa “o povo”, a gente que está nesta terra. João 3:16 é familiar para nós: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Deus não apenas amou a terra que Ele criou, mas disse: “Todo aquele que Nele crê”. O mundo aqui significa “o povo”, a gente que habita neste mundo, aqueles que estão nesta terra. Deus amou o povo desta terra. Ele nos amou a tal ponto que nos deu Seu Filho unigênito, para que se crermos Nele não pereceremos, mas teremos a vida eterna. Portanto esse é o segundo significado da palavra mundo.
Um Sistema Organizado

Então há outro significado para a palavra mundo, cosmos. Cosmos significa “algo organizado, um sistema, um sistema organizado”. Satanás o inimigo de Deus, tentou opor-se a Deus. Por isso organizou o mundo em um sistema sob seu controle a fim de usá-lo para fazer oposição ao propósito de Deus.
Depois que Deus criou esta terra ou a recriou, a tornou habitável, Deus a deu ao homem para cuidar dela. e, contudo, quando o homem pecou, entregou o mundo que estava sob o seu domínio a Satanás. Por isso Satanás de fato não é o soberano legítimo deste mundo. Ele é o usurpador, mas é chamado de o deus deste mundo, o soberano, o príncipe deste mundo. Ele organizou este mundo em um sistema que está se opondo ao propósito de Deus. Seja ele político, econômico, educativo, social, ou até religioso, ele os organizou todos em um sistema para se opor a Deus, e é deste mundo que Deus nos separou.
O Relacionamento correto com o mundo

Qual é a nossa relação apropriada com o mundo? Na oração do nosso Senhor Jesus em João 17 Ele nos mostra a nossa relação com o mundo. Primeiro de tudo Ele disse que do mundo o Seu Pai nos deu a Ele. Pertencemos a este mundo. Não apenas estamos nesta terra, mas pertencemos a este sistema. Estávamos todos sob o domínio do poder das trevas que vocês encontram em Efésios 2. Mas Deus nos libertou deste mundo, deste sistema, e nos deu como Seu presente ao Seu Filho amado. Agradecemos a Deus por ter nos dado o Seu Filho amado como o Seu presente para nós, mas ao mesmo tempo Ele nos deu, o povo remido, como o Seu presente do mundo, para o Seu Filho amado. Por isso pertencemos ao Seu Filho amado. Somos o presente de Deus para o Seu Filho amado. Deus nos libertou do mundo.

Na mesma oração o nosso Senhor Jesus disse: “Agora vou para Ti”. Ele estava deixando esta terra. Ele estava deixando todo este sistema porque voltava para o Seu Pai. Mas disse: “Eles estão no mundo”. Estamos fora do mundo, contudo, ainda estamos no mundo. Em outras palavras, estamos fora deste sistema do mundo que está se opondo a Deus, mas ainda estamos vivendo nesta terra. Não apenas ainda estamos vivendo nesta terra, mas até certo ponto estamos ainda sob um ambiente que está se opondo a Deus. Estamos vivendo em um mundo hostil. Estamos vivendo em um mundo estranho. Somos alienígenas, somos estrangeiros, somos peregrinos neste mundo. Essa é a nossa situação hoje.

E ainda mais uma vez o nosso Senhor Jesus disse: “Eles não são do mundo, ainda estão no mundo, mas não são do mundo”. Isso não é maravilhoso, que Deus nos chamou para fora do mundo, estamos ainda no mundo, e, contudo, não somos do mundo! Sim, ainda vivemos nesta terra Sim, ainda vivemos sob esse ambiente hostil, e, contudo, não pertencemos a ele. Estamos fora do mundo. Não pertencemos a esse sistema mundial porque pertencemos ao reino do Filho do amor de Deus, exatamente como o nosso Senhor Jesus.

O nosso Senhor Jesus veio a este mundo. Ele nasceu como uma criança. Ele cresceu sob o domínio do Império Romano. Ele estava até sob o Judaísmo daquele tempo porque nasceu um judeu. Contudo, enquanto o nosso Senhor Jesus esteve na terra é tão evidente que não era do mundo. Ele era um Homem celestial que estava vivendo na terra. Ele estava sob o governo do Pai
celestial. Ele não estava sob o governo de nenhum homem - romano ou judeu. Ele não estava sob nenhum sistema, fosse o sistema romano ou o sistema religioso judaico. Ele não pertencia a eles; Ele era diferente. Ele viveu uma vida celestial nesta terra. Um dia, depois que realizou a obra de redenção, voltou ao céu para o Seu Pai. Mas um dia Ele voltará novamente. Este é o nosso Senhor Jesus.
O Senhor disse: “Vocês devem ser do mesmo jeito. Vocês estão no mundo, mas não são do mundo. Vocês não pertencem a este sistema. Vocês pertencem ao céu, e devem viver uma vida do céu na terra, separados, diferentes”. Mas esse não é o fim. O Senhor disse ainda: “Como Tu, Pai, Me enviaste ao mundo, também os envio ao mundo. Santifico-Me por eles; santifica-os pela Tua verdade”.
O que isso significa? Isso significa que Ele tanto nos libertou deste mundo, que nos santificou pela Sua palavra para que fosse capaz de nos enviar ao mundo. Estamos capacitados para ir a todas as nações, desde Jerusalém até a Judéia e Samaria até os confins da terra para pregar o Evangelho, ser uma testemunha de Deus ao povo do mundo e trazê-los para o reino de Deus. Assim na oração sacerdotal do nosso Senhor Jesus Ele nos mostrou a nossa relação com o mundo.

FONTE - CHAMADOS PARA CRISTO - EDITORA RESTAURAÇÃO
PRIMEIRA EDIÇÃO FEVEREIRO 2010

Nenhum comentário: