CAPÍTULO 2: O NASCIMENTO DA
IGREJA (PARTE 3)
No
dia de Pentecostes, enquanto os 120 discípulos estavam orando juntos,
preparando-se e aguardando pela promessa do Pai, de repente houve o som como de
um vento impetuoso, que encheu toda a casa, e línguas como de fogo pousaram
sobre cada um dos 120 discípulos. Eles foram cheios do Espírito Santo e começaram
a falar em línguas a respeito das grandezas de Deus.
Sempre
pensamos em Pentecostes em termos de sons e sinais. Somos mais atraídos por
aquilo que é fenomenal. Somos interessados naquilo que é individual. Quando
pensamos em Pentecostes, este é o modo como normalmente pensamos: pensamos no
som – um vento soprando; pensamos nos sinais – línguas de fogo caindo; pensamos
naquilo que é fenomenal – o falar em línguas; e pensamos naquilo que é
individual – cada um foi cheio com o Espírito Santo e falava das grandezas de
Deus. Essas coisas eram verdadeiras, mas o Pentecostes é muito mais do que
isso. Precisamos entender a realidade, não o fenômeno. Precisamos entrar na
realidade, não no que é exterior. A maravilha do Pentecostes não está no som
ou nos sinais, não está nas coisas fenomenais. A maravilha do Pentecostes é
que Deus fez algo tremendo, grandioso, maravilhoso e glorioso. Qual o
significado de Pentecostes? O que Deus fez naquele dia?
Eu
creio que os 120 devem ter começado a se mover do cenáculo talvez para o
Pórtico de Salomão, onde havia um lugar mais amplo, pois aquele era o local em
que os discípulos, nos primeiros dias, usualmente se encontravam. Os rumores se
espalharam e parecia como se toda a cidade houvesse se ajuntado; portanto
aquele cenáculo era muito pequeno para abrigar todo o ocorrido. Evidentemente,
eles devem ter-se deslocado para o Pórtico de Salomão, e de lá Pedro se
levantou com os onze e deu a primeira mensagem. Ele explicou o fenômeno que
havia ocorrido porque o povo estava perplexo com tudo aquilo. Alguns até mesmo
disseram que eles estavam embriagados com vinho novo. Pedro disse: "Não! É
cedo de manhã, 9 horas. Não é o que vocês estão pensando". Então, o que
era aquilo? Pedro explicou o significado de Pentecostes.
O ESPÍRITO SANTO REALIZOU DUAS COISAS
“Exaltado,
pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo,
derramou isto que vedes e ouvis.”
(At 2:33)
O
Senhorio de Cristo
O
que aconteceu foi o resultado da exaltação de nosso Senhor Jesus. Quando nosso
Senhor Jesus foi exaltado à mão direita do Pai, Ele recebeu de Deus Pai a
promessa do Espírito Santo, e Ele O derramou do alto.
“Esteja
absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus que vós
crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.”
(At 2:36)
Quando
conectamos os versos 33 e 36 (os vv. 34 e 35 são parênteses), descobrimos o
significado do derramamento do Espírito Santo, vemos o significado do batismo
do Espírito Santo. Isso significa que Deus fez de Jesus ambas coisas, Senhor e
Cristo. Este é o significado de Pentecostes: o Espírito Santo desceu para
testificar de uma coisa: Jesus é Senhor. Ele é Senhor de toda a terra. Ele é
Cristo, o Ungido, aquele que realizou todo o propósito para o qual Deus O
enviou. Ele não é apenas o Salvador, Ele é também o Sumo Sacerdote, o Cristo. O
Espírito Santo veio para exaltar Cristo. Deus fez Jesus Senhor e Cristo, e,
pelo Espírito Santo, nós reconhecemos Seu senhorio. Ele é o Cabeça; Ele é o
único Cabeça do Universo. Ele é nosso Cabeça; Ele é o Cabeça da Igreja. Este é
um lado do Pentecostes.
O
outro lado está explicado em 1 Coríntios 12:13, pois, como sabemos, as epístolas
explicam a história dos quatro Evangelhos e de Atos.
Todos
Batizados em Um Corpo
“Porque,
assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos,
constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo.” (l Co 12:12)
O
batismo com o Espírito Santo realiza duas coisas: a primeira é revelar a nós
que Jesus é Senhor. Ele é Senhor de todos – o único Senhor, o único Rei, a
única Cabeça. E também nos revela que em um Espírito todos nós fornos batizados
em um só Corpo e todos nós bebemos de um só Espírito. Assim, temos, primeiramente,
o Cabeça e, então, temos o Corpo.
Os
120 discípulos no cenáculo eram a elite, a nata dos discípulos de nosso Senhor
Jesus. Os onze apóstolos que haviam estado com o Senhor por mais de três anos
estavam lá. Os outros irmãos que haviam seguido o Senhor desde os dias de João
Batista até o momento que Jesus foi elevado ao céu estavam lá. Algumas mulheres
estavam lá, incluindo a mãe de Jesus; e mesmo os irmãos do Senhor Jesus,
segundo a carne, estavam lá. Lembramos de que, quando o Senhor estava sobre a
terra, Seus irmãos carnais não criam Nele; todavia, após Sua morte e
ressurreição, todos eles se converteram e creram Nele.
Cada
um dos 120 discípulos tinha alguma história com o Senhor. Poderíamos dizer hoje
que os 120 discípulos eram bons cristãos, a elite dos discípulos de nosso
Senhor Jesus Cristo, e todos eram devotados ao Senhor. Eles eram capazes de se
reunir em total sintonia. É muito difícil 120 pessoas se reunirem em total
sintonia. Serem capazes de se reunir concordemente por um minuto pode ser
possível, mas por dez dias, perseverando unânimes em oração contínua, isso é
impossível. Essa congregação de 120 membros não apenas orou por cinco minutos,
mas fizeram contínua oração por dez dias. Creio que qualquer pastor desejaria
ter uma congregação assim; todavia, era apenas uma congregação, um ajuntamento
de 120 membros. Ainda não havia um crescimento orgânico conjunto. Por ser uma
congregação, eles podiam se reunir e podiam se separar. Não eram organicamente
unidos. Mas a maravilha do Pentecostes é que naquele dia, em um Espírito,
aqueles 120 foram batizados em um Corpo. Não eram mais uma congregação de 120
membros, eles se tornaram um Corpo com 120 membros. Você vê a diferença? Uma
coisa é um ajuntamento externo; outra é uma união interna em um só corpo.
“E a
todos nós foi dado beber de um só Espírito.” O Espírito Santo não somente veio
sobre eles e lhes deu poder para serem testemunhas, mas veio para dentro deles,
e a todos foi dado beber de um só Espírito. Isso é Pentecostes.
Sempre
pensamos sobre o trabalho do Espírito Santo como Aquele que nos revela,
convencendo-nos do pecado, da justiça e do juízo. Pensamos no Espírito Santo
como Aquele que nos gerou. “Aquele que é nascido do Espírito é espírito.” Mas
você sabe que, quando crê no Senhor Jesus, você não somente é nascido do
Espírito, mas também, ao mesmo tempo, é batizado no Espírito em um Corpo?
O
significado de Pentecostes é a liderança de Cristo e o Corpo de Cristo. Não
podemos separar a Cabeça do Corpo nem o Corpo da Cabeça. Temos de ver a Cabeça
primeiro, e então nos damos conta de que somos Seu Corpo. Assim, a maravilha do
Pentecostes é que, naquele dia, o Cristo ressurreto tomou sobre Si um corpo
coletivo e, nesse corpo coletivo, Ele continua a fazer e a ensinar. E esta é a
história da vida da Igreja.
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