quinta-feira, 21 de abril de 2016

RELACIONAMENTO COM A CABEÇA



CAPÍTULO 2: O NASCIMENTO DA IGREJA (PARTE 4)

Leitura: Mt 16:18; At 1:6-9 e 12-14; 2:1-4; 2:33, 36; 1Co 12:12-27


Mencionei anteriormente que sempre pensamos em termos de indivíduos, mas, se penetrarmos no pleno propósito de Deus, temos de ver que, apesar de sermos salvos individualmente, Deus nos fez um só Corpo. É verdade, nenhuma outra pessoa pode ser salva em lugar de outra. Cada um de nós tem de se arrepender, crer no Senhor Jesus e ser salvo. Como crentes individuais, precisamos buscar o crescimento pessoal, tendo comunhão pessoal com nosso Senhor Jesus. Isso é importante; mas lembremos que Deus fez algo bem maior do que apenas aquilo que é individual: Ele nos colocou juntos e nos fez um só corpo; somos membros uns dos outros. Em outras palavras, disso resulta não apenas a comunhão com a Cabeça, mas também uns com os outros. Creio que é evidente que não conseguimos fazer isso sem nosso Senhor Jesus, sem nossa Cabeça.
Eu me lembro de quando nosso irmão Watchman Nee retornou da Inglaterra. Ele havia visitado um irmão já bem idoso, George Cutting, que escreveu Segurança, Certeza e Gozo da Salvação[1], aque­le folheto que foi usado por Deus para salvar muitas pessoas. Na­quela ocasião, o irmão Cutting estava com cerca de 90 anos e, quando o irmão Nee foi visitá-lo, ele estava de cama, inconsciente a maior parte do tempo. Mas de tempos em tempos ele ficava lúcido. O irmão Nee sentou-se ao lado da sua cama, esperando por um mo­mento de lucidez, e, quando isso ocorreu, o irmão Cutting disse ao nosso irmão: "Eu não posso fazer nada sem Ele, e Ele não pode fazer nada sem mim." Daí ele caiu no sono novamente. Penso que é claro que nós não podemos fazer nada sem Ele. Como podemos fazer algo sem Cristo? Mas você já parou para pensar que nosso Senhor Jesus não pode fazer nada sem você? Ele precisa de você exatamente como você precisa Dele. Há uma co­munhão entre você e o Senhor que é muito preciosa.

RELACIONAMENTO UNS COM OS OUTROS

A partir disso, o irmão Nee ampliou o que ouviu e disse que, não apenas deveríamos dizer ao Senhor: "Nada posso fazer sem Ti e, graças a Deus, Tu nada podes Fazer sem mim", mas deveríamos dizer uns aos outros: "Nada posso fazer sem ti e tu nada podes fazer sem mim". O que quer dizer "nada posso fazer sem Ele e Ele nada pode fazer sem mim"? É porque Ele é a Cabeça e eu sou parte do Seu Corpo. Como membro do Corpo, como posso fazer alguma coisa sem a Cabeça? Mas a Cabeça dirá: "Bem, como posso fazer algo sem você? Você é Meu membro. Eu não posso expressar a Mim mesmo, não posso encontrar satisfação se não tiver você." E a mesma coisa é verdadeira entre nós, cristãos, já que somos membros uns dos outros. Já vimos que nada podemos fa­zer uns sem os outros?
Recentemente eu estava em certo lugar junto com alguns ir­mãos. Um irmão confessou para o outro: "Nada posso fazer sem você." Mas ele se virou para outro irmão e disse: "Já não tenho o mesmo sentimento em relação a você." Essa foi uma confissão que me tocou de maneira muito profunda. Quão frequentemente dizemos a um irmão ou a uma irmã: "Sim, somos tão chegados, nada posso fazer sem você", mas imediatamente nos viramos para outro irmão e dizemos: "Eu não preciso de você, posso prosseguir sem você." Quão triste é isso!
Que o Senhor realmente nos mostre o que Ele realizou em Pentecostes. Ele nos reuniu em um Corpo, e nós temos de enten­der que não podemos fazer nada uns sem os outros. Temos de pedir ao Senhor para nos levar ao ponto de podermos dizer ho­nestamente: "Nada posso fazer sem qualquer irmão ou irmã – necessito de todos os irmãos e irmãs." E a mesma coisa será dita de mim. Embora eu seja um membro pequeno, os outros irmãos e irmãs vão dizer: "Não, você é necessário, preciso de você." Esta é a maravilha de Pentecostes. Que o Senhor nos ajude.

Oremos:

Querido Pai celestial, somos tão gratos porque, para o nas­cimento da Igreja, Tu passaste por trabalho de parto com dores. Somos muito agradecidos porque o Senhor nos trouxe à existência. Que coisa gloriosa é a igreja, o Corpo de Cris­to! Nós louvamos e Te agradecemos por pertencermos a esse Corpo. Reconhecemos a Ti, nosso Senhor Jesus, como nossa Cabeça. Não há outra Cabeça que não seja Cristo Jesus; e nós reconhecemos que somos apenas os membros, mem­bros uns dos outros pertencentes ao mesmo Corpo. Senhor, realmente oramos para que Tua vontade, por meio do Espírito Santo, conduza-nos para esta gloriosa verdade: de que não podemos fazer nada sem Cristo, assim como Cristo nada pode fazer sem nós; e, da mesma maneira, não podemos fazer coisa alguma uns sem os outros. Senhor, conduz-nos a Tua verdade. Continua a fazer e a ensinar por meio de Teu corpo, até aquele dia, quando ocorrerá a união eterna. Pedi­mos no Teu precioso nome. Amém.



[1] Publicado no Brasil por Depósito de Literatura Cristã (N.E.)

Nenhum comentário: