CAPÍTULO
3: A IGREJA EM JERUSALÉM (PARTE 1) – Stephen Kaung
Leitura:
At 1:12-14; 2: 37-47; 4: 32,33
Oremos:
Senhor,
nós temos lido Tua Palavra. Agora, que Teu Espírito Santo sopre sobre Tua
Palavra escrita e a faça viva e operante em nossa vida. A Ti seja a glória. No
nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.
Estamos
considerando juntos a vida da Igreja, o Corpo de Cristo. A primeira igreja que
apareceu na terra foi a igreja em Jerusalém. Portanto, gostaríamos de ver a
vida da igreja em Jerusalém. Sabemos que há somente uma Igreja. O Senhor Jesus
disse: "Sobre esta pedra [rocha] edificarei a minha igreja, e as portas do
interno não prevalecerão contra ela" (Mt 16:18). Essa é a Igreja universal
única; mas a edificação dessa única Igreja é realizada por Deus por meio de
muitas igrejas locais. Isso é bastante evidente, porque não apenas encontramos
isso no livro de Atos, mas podemos ver também no livro de Apocalipse. Nos primeiros
três capítulos, vemos as sete igrejas na Ásia. Então, nos capítulos 21 e 22,
encontramos a Igreja universal, a cidade santa, a nova Jerusalém. A edificação
real da Igreja universal é realizada por meio da edificação das igrejas locais.
A primeira igreja local a aparecer sobre a Terra foi aquela em Jerusalém. Por
esse motivo, a igreja em Jerusalém tem um lugar bastante especial.
Após
nosso Senhor ter ascendido ao céu do Monte das Oliveiras, alguns de Seus
discípulos retornaram a Jerusalém. Eles foram para o cenáculo, onde esperaram
de modo ativo, orando unanimemente pelo cumprimento da promessa do Espírito Santo.
A Bíblia nos diz que no cenáculo havia onze apóstolos, e o nome de cada um
deles foi dado. Além dos onze apóstolos, havia algumas mulheres. Em Lucas 8:2,3,
descobrimos que, quando nosso Senhor estava atuando na Terra, havia várias
mulheres que O seguiam, ministrando a Ele e a Seus discípulos. Eram Maria Madalena,
Joana, mulher do procurador de Herodes, Suzana e muitas outras. Não há dúvida:
essas eram as mulheres que estavam lá no cenáculo. Também é dito que Maria, a
mãe de Jesus, e os irmãos de nosso Senhor Jesus estavam lá. Quando nosso Senhor
estava na terra, Seus irmãos na carne não criam Nele; mas, de alguma maneira,
após Sua morte e ressurreição, todos os Seus irmãos se tornaram Seus
discípulos, entre eles Tiago e Judas. Portanto, todos juntos eram cerca de 120 pessoas
que se encontravam naquele lugar.
Podemos
dizer que estas 120 pessoas eram “a nata” de todos os discípulos de nosso Senhor
Jesus naquele tempo. Eram aqueles que fielmente seguiram o Senhor Jesus. Eram
aqueles que obedeceram ao Senhor Jesus e retornaram para Jerusalém, aguardando
pela promessa da vinda do Espírito Santo. Eles conheciam o Senhor. Todos
tinham uma longa história com o Senhor, e, enquanto eles estavam esperando e
orando, com trabalho de parto, o Espírito Santo veio dos céus no dia de
Pentecostes. Eles foram cheios com o Espírito Santo e alguma coisa aconteceu:
em um Espírito, aqueles 120 crentes foram batizados em um Corpo – o Corpo de
Cristo. Não apenas cada um deles individualmente teve um relacionamento
orgânico com o próprio Senhor, mas eles foram organicamente unidos uns aos
outros como um corpo. Eles não eram mais 120 indivíduos, mas eram 120 membros
do único Corpo de Cristo.
UM POVO, UM CORPO
Provavelmente,
ao ler o registro do dia ele Pentecostes, pensamos que foi Pedro quem se
levantou e pregou a primeira mensagem do evangelho; mas, se lermos
cuidadosamente, veremos que quando Pedro se levantou os outros onze se
levantaram com ele. E se lermos com mais cuidado ainda, na verdade, foram todos
os 120 que se levantaram. Cada um deles falava em línguas das grandezas de
Deus, e foi isso que atraiu a multidão até eles. Evidentemente, eles haviam se
deslocado do cenáculo para o Pórtico de Salomão, porque esse era o lugar onde
as multidões poderiam se ajuntar, e todos os ouviam falando em sua língua nativa.
Imediatamente após o nascimento do Corpo, todos os membros do Corpo estavam
funcionando. Não apenas Pedro funcionou, não apenas os onze apóstolos com ele,
mas todos os membros do Corpo – homens e mulheres – estavam funcionando. Todos
eles estavam testificando, falando das grandezas de Deus, e isso atraiu as
multidões até eles. Este é um corpo sadio. Quando você vê cada parte do corpo funcionando,
sabe que esse corpo está sadio. Graças a Deus, desde o princípio, um corpo
saudável nasceu.
Quando
a multidão ouviu a pregação do evangelho, todos foram compungidos no coração.
Era o tempo da festa de Pentecostes, e muitos judeus de todas as partes do
mundo estavam juntos em Jerusalém para celebrarem-na. Infelizmente, muitos
vinham devido à tradição – era uma religião para eles. Mas, graças a Deus,
entre a multidão, havia pessoas que buscavam a Deus e a verdade de fato. Foi na
vida dessas pessoas que a luz brilhou. Então, quando elas ouviram a pregação do
evangelho, foram compungidos no coração e perguntaram a Pedro e aos onze
apóstolos: "Que faremos, irmãos? Nós rejeitamos a Cristo. Agora, o que
devemos fazer?" Pedro disse: "Arrependei-vos, e cada um de vós seja
batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis
o dom do Espírito Saulo. Pois para vós outros é a promessa, para vossos
filhos, e para lodos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor nosso
Deus chamar." Aquelas pessoas receberam plenamente as palavras de Pedro.
Pedro falou ainda muitas outras coisas. Ele os exortou a serem salvos daquela
geração perversa que havia rejeitado o Salvador, a serem separados dos demais e
se tornarem localmente comprometidos com Cristo Jesus. Assim todos quantos
creram foram batizados, e em um dia, cerca de três mil almas foram
acrescentadas. Esses três mil foram completamente
salvos. Foram nascimentos perfeitos.
Hoje,
quando as pessoas dizem que creem no Senhor Jesus, algumas vezes não é de
maneira absoluta, não é de forma clara. Mas lá em Jerusalém houve pessoas que
se arrependeram, que se separaram do mundo, daquela geração perversa, que foram
batizadas e se tornaram comprometidas com Cristo, que receberam a promessa do
enchimento com o Espírito Santo e foram cheias com o Espírito. Elas foram
completamente salvas, perfeitamente nascidas, embora ainda fossem bebês em
Cristo, exatamente como éramos quando cremos no Senhor Jesus – no início,
éramos bebês em Cristo. Porque foram completamente salvos e perfeitamente nascidos
de novo, aqueles 3.120 crentes foram unidos como um só corpo. Não havia
nenhuma brecha de qualquer tipo. Eles eram como uma única pessoa, um corpo.
Essa era a igreja em Jerusalém.
A
igreja em Jerusalém não era composta apenas de veteranos em Cristo Jesus; era
também composta de bebês em Cristo. Era uma família. Aqueles que conheciam o
Senhor há bastante tempo eram capazes de ajudar os que eram bebês em Cristo, e
aqueles que eram bebês em Cristo eram humildes o bastante para receber ajuda
dos que conheciam melhor o Senhor. Eles se uniram como um porque eram um – uma
família, um povo, uma igreja, um corpo.
A IGREJA EM JERUSALÉM (PARTE 2)
Leitura: At
2:37-47; 4:32,33; Mt 18:19,20; 1Co 11:26
UMA NOVA MANEIRA DE VIVER
Como
pode haver um novo corpo, um corpo vivo, e não haver uma nova maneira de
viver? Sem qualquer planejamento, sem nenhuma necessidade de esforço de
qualquer espécie, vemos que, de maneira sobrenatural, um estilo de vida começou
a surgir naturalmente, uma nova maneira de viver começou a aparecer. Anteriormente,
eles viviam a própria vida, mas algo aconteceu. Eles se tornaram um povo – não
apenas um povo, mas um corpo –, e muito rapidamente a vida do corpo começou a
emergir. A vida do corpo não é algo planejado ou manufaturado. A vida do corpo
é proveniente da vida. Eles compartilhavam uma vida comum. Porque eles eram um
só corpo, muito naturalmente começaram a viver juntos um modo peculiar de vida.
Era muito natural, Era uma maneira de viver, uma vida corporativa, uma vida
unida a qual o mundo nunca vira antes. Era um modo de vida diferente de todos
os outros que o mundo jamais poderia conhecer, porque Jesus é esse modo de
vida.
VIDA DO CORPO
Que
tipo de vida é a vida do Corpo? Que espécie de vida aqueles primeiros crentes
viviam como a Igreja de Deus? Primeiramente, antes de qualquer coisa, eles
perseveravam, persistiam, ocupavam-se com a doutrina e a comunhão dos
apóstolos, com o partir do pão e com as orações (At 2:42). Antes disso
acontecer, eles estavam ocupados com muitas coisas; mas daí em diante, o que
ocupava a vida deles? Como viviam? Eles prosseguiam fielmente, ocupados com a
doutrina e a comunhão dos apóstolos.
A
Doutrina dos Apóstolos
O
que é a doutrina dos apóstolos? Devemos observar que a palavra doutrina é singular, mas a palavra apóstolos é plural. Havia doze
apóstolos, mas havia apenas uma doutrina, a doutrina dos apóstolos. Qual era
essa doutrina? Vocês se lembram que nosso Senhor disse: "Ide, portanto, fazei
discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do
Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.
E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século" (Mt 28:19,20).
Em outras palavras, a doutrina dos apóstolos não era outra além da que o Senhor
Jesus lhes havia ensinado. Eles apenas ensinavam o que o Senhor lhes havia
ensinado.
Também
o apóstolo Paulo disse: "Porque eu recebi do Senhor o que também vos
entreguei" (1Co 11:26). Os apóstolos não possuíam ensino próprio; eles
apenas ensinavam aquilo em que haviam sido ensinados pelo Senhor. Portanto, o
ensino dos apóstolos não é outro, diferente do ensino de Cristo. Eles ensinavam
Cristo.
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