segunda-feira, 28 de março de 2016

O NASCIMENTO DA IGREJA (parte 1)




Leitura: Mt 16:8; At 1:6-9; At 1:12-14; At 2:1-4

Oremos:

Querido Pai celestial, nosso coração está cheio de gratidão por saber o quanto Tu nos amas dando-nos Teu amado Filho, nosso Senhor Jesus. Senhor, queremos Te agradecer porque, por nos amar tanto, Teu Filho veio a esta Terra, foi até a cruz, derramou Seu sangue, Seu corpo foi partido, e isso tudo em nosso favor. Oh, nós Te louvamos e Te agradecemos porque podemos caminhar juntos. Isso é devido a tudo o que Cristo realizou por nós. E agora, Senhor, nós pedimos que Tu, por Teu Espírito, abras Tua palavra para nós e nos conduzas. Tra­ga-nos para dentro da Tua verdade a fim de que Teu nome seja glorificado. Nós pedimos no Teu precioso nome. Amém.

Quando esteve na Terra, em uma ocasião nosso Senhor Jesus disse a Pedro: "Tu és Pedro, uma pedra. Eu edificarei Minha Igreja so­bre esta rocha." Pedro confessou Cristo como o Filho do Deus vivo, e sobre essa confissão, sobre a rocha, nosso Senhor Jesus disse: "Eu irei edificar Minha igreja com você, uma pedra, e com muitas outras pedras vivas." Quem é o construtor da Igreja de Deus? O Senhor disse: "Eu edificarei Minha igreja."
Em Hebreus 11:10, descobrimos que Abraão estava aguar­dando a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e o edificador. Portanto, é-nos dito que a Igreja, esta cidade que tem fundamentos, é planejada e edificada por ninguém mais a não ser pelo próprio Deus.
Sabemos que o Espírito Santo é o Espírito de sabedoria e en­tendimento, de conselho e poder, e é também Aquele que edifica a Igreja. Quando nosso Senhor Jesus veio a este mundo, isso se deu por meio do Espírito Santo, mediante o poder do Altíssimo que envolveu com Sua sombra o ventre de Maria, e, assim, Ele tomou sobre Si mesmo um corpo físico. Portanto, foi o Espírito Santo que deu o corpo a nosso Senhor Jesus, e, da mesma maneira, foi o Espírito Santo que deu nascimento à Igreja, o Corpo de Cristo.
Vemos assim que a Igreja não é edificada por ninguém mais a não ser pelo próprio Deus. Esse foi o propósito do Pai, o Filho o preparou e o Espírito Santo o realiza. Por conseguinte, o produto é algo santo. Eu realmente espero que nós lembremos que a Igreja é trabalho de Deus, não do homem. Exatamente como o conceito da Igreja é um conceito divino, assim também o trabalho, a edificação da Igreja é uma edificação santa. É obra de Deus.

AGUARDAR A PROMESSA DO PAI

Após ressurgir da morte, nosso Senhor Jesus apareceu a Seus discípulos durante o período de 40 dias E, então, os conduziu ao Monte das Oliveiras. Mesmo nesse momento, Seus discípulos, por serem judeus, estavam ainda pensando na restauração da na­ção de Israel. Eles viram que nosso Senhor Jesus ressurgiu da mor­te; Ele venceu a morte. Todo poder e autoridade nos céus e na Terra foram dados a Ele; sendo assim eles naturalmente pensaram que deveria ser o tempo em que Ele restauraria o reino de Israel. No entanto, nosso Senhor Jesus tinha algo bem além, muito maior do que apenas restaurar a nação de Israel. É verdade que um dia, no tempo de Deus, a nação de Israel será restaurada; mas, antes que isso aconteça, um reino maior, o reino dos céus, o reino do Filho do amor de Deus deverá ser construído. Sendo assim, nosso Senhor Jesus disse a Seus discípulos para aguardar em Jerusalém até receberem a promessa do Pai; eles receberiam poder e seriam Suas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judéia, Samaria e até os confins da Terra. Em outras palavras, do tempo em que nosso Senhor Jesus ascendeu ao céu até Seu retorno a Terra, o desejo Dele é que estejamos ocupados com Seu reino celestial, que seja­mos Suas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judéia, Samaria e até os confins da terra.
Cento e vinte dos Seus discípulos retornaram a Jerusalém. Eles foram para o cenáculo. Lá continuaram unânimes em ora­ção, aguardando a promessa do Pai. Sabemos que naquele dia de Pentecostes a Igreja nasceu.
[Continua..]

Nenhum comentário: