segunda-feira, 23 de maio de 2016

A IGREJA EM JERUSALÉM (PARTE 4)





Leitura: At 2:37-47


VIDA DO CORPO

Que tipo de vida é a vida do Corpo? Que espécie de vida aqueles primeiros crentes viviam como a Igreja de Deus? Primei­ramente, antes de qualquer coisa, eles perseveravam, persistiam, ocupavam-se com a doutrina e a comunhão dos apóstolos, com o partir do pão e com as orações (At 2:42). Antes disso acontecer, eles estavam ocupados com muitas coisas; mas daí em diante, o que ocupava a vida deles? Como viviam? Eles prosseguiam fiel­mente, ocupados com a doutrina e a comunhão dos apóstolos.


No Partir do Pão e nas Orações

"No partir do pão e nas orações." A doutrina e a comunhão dos apóstolos são especialmente expressadas de duas maneiras. Uma é por meio do partir do pão. Por que o partir do pão é tão importante? Porque é nossa comunhão com nosso Senhor. Nós estamos em comunhão com Seu sangue, estamos em comunhão com Seu corpo e estamos em comunhão uns com os outros. É uma expressão prática de nossa união e comunhão em Cristo Jesus.

Por que as o rações são tão importantes? Isso não se refere à oração pessoal, mas corporativa, a cristãos orando juntos. Isso é muito importante porque as orações expressam nossa união com Cristo em Seu propósito e interesse. Não estamos orando cada qual por si mesmo ou por nosso pequeno círculo, mas estamos orando pelo interesse e propósito Dele. Sendo assim, o partir do pão na realida­de é a vida da Igreja, e a oração é o ministério da Igreja.

Quão importante, quão essencial é que participemos da Mesa do Senhor! Não é um ritual nem uma formalidade; não se trata de um hábito nem de qualquer tipo de tradição. Cada vez que nos reunimos ao redor de Sua Mesa e nos lembramos do Senhor, estamos em comunhão espiritual com Seu sangue e com Seu corpo, e estamos ainda em comunhão com todos os irmãos e irmãs, membros do Corpo de Cristo, espalhados pelo mundo. Isso é um testemunho, é a vida do Corpo. Como podemos dizer que possu­ímos a vida do Corpo se estamos ausentes da Mesa do Senhor? Como podemos dizer que temos a vida do Corpo se estamos au­sentes das orações? Essas são as expressões práticas do Corpo de Cristo, da vida do Corpo. Desde o início, aqueles 3.120 crentes ocuparam-se dessa maneira. Como eram muitos os crentes na­quela época, havia muitos ocupados com a Mesa do Senhor e muitos com a oração. Essa é a vida do Corpo.

Nenhum comentário: