terça-feira, 15 de julho de 2014

VIGIAR E ORAR - VIGIAS DE MENTE SÓBRIA E EQUILIBRADA




Vigiar e Orar
1 Pe 1.13; 1 Ts 5.6, 8

VIGIAS DE MENTE SÓBRIA E EQUILIBRADA

Nós não precisamos vigiar apenas eventos de âmbito mundial, que anunciam a Sua volta, mas enquanto temos tempo precisamos crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, e por meio dessa graça nos tornarmos vencedores. É digno de nota que recebemos a ordem de sermos sóbrios e vigilantes: “Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramen­te na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo” (1 Pe 1.13). E novamente: “Sede sóbrios e vigilantes...” (1 Pe 5.8). Além disso, o apóstolo Paulo escreve: “Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios... Nós, po­rém, que somos do dia, sejamos sóbrios...” (1 Ts 5.6, 8).

Alguns crentes que estão vendo esses fatos come­çando a ocorrer passam dos limites e são tudo, menos sóbrios! Quando vigiamos, precisamos de uma mente equilibrada e sadia. Alguns de nós se tornam profetas malucos, que acabam desmerecendo a palavra profética de Deus por meio das nossas tolices ininteligíveis. Al­guns anos atrás, um irmão escreveu um livro chamado “88 razoes por que o Senhor está voltando no Festival das Trombetas [Rosh Hashanah, o ano-novo judeu] em setembro de 1988”. Por todo lugar que eu ia, os cris­tãos me perguntavam a respeito desse livreto, e eu lhes dizia que entrassem em contato comigo em outubro de 1988. Fiquei grandemente surpreso com alguns que me perguntaram a respeito do livro, pois eram crentes que de fato conheciam a Bíblia. Então, nos últimos meses de 1988, surgiu a notícia de que o irmão percebera que ti­nha errado na sua predição por causa de um erro de cál­culo que cometera. Ele, então, tornou a escrever outro livreto chamado “89 razões porque o Senhor está voltan­do na Festa das Trombetas de setembro de 1989”. Depois disso não ouvimos nada mais a respeito dele. A verdade é simples, e deveria nos guardar de cometer esse tipo de erro. O próprio Senhor nos disse claramente que não sa­beríamos o dia ou a hora do Seu retorno: Mas a respeito daquele dia ou da hora ninguém sabe; nem os anjos no céu, nem o Filho, senão o Pai (Mc 13.32). Daí, então, a vital importância e necessidade de estarmos prontos!

Precisamos de uma mente sóbria e sadia, ao mes­mo tempo que estamos atentos ao cumprimento dessas coisas Sr? Terremotos, tsunamis, erupções vulcânicas, en­chentes imensas, grandes incêndios e mudanças de clima, com a possibilidade de escassez e fome. A isso tudo temos de acrescentar dificuldades econômicas, instabilidade fi­nanceira e a crescente intranquilidade em muitas nações. Todos esses eventos têm o efeito de empolgar e pertur­bar alguns crentes, tanto que a mente deles se torna de­sequilibrada. À medida que vigiamos, precisamos de uma mente sóbria e sadia, para sermos capazes de contemplar esses assuntos com uma mente tranquila. Na verdade, re­cebemos a ordem de erguer a cabeça, e quando o Messias disse isso Ele estava Se referindo à maneira que os judeus adoravam e oravam. Com Fé viva, devemos adorar e orar porque nossa redenção se aproxima.


Nenhum comentário: