sexta-feira, 4 de setembro de 2009

AS 42 JORNADAS NO DESERTO - CAPÍTULO 52

TEXTO: Êxodo 17: 8-16 – 11ª Estação – REFIDIM

Graças ao Senhor que nos permite mais uma vez continuar estudando mais uma maravilhosa estação por onde o povo de Israel esteve durante aquela peregrinação de 40 anos pelo deserto. Vamos estudar a 11ª estação – Refidim –, esta estação que nós já temos estudado em algumas lições passadas. Hoje, mais uma vez, pela graça do Senhor, nós vamos dar continuidade. Por isso temos que ler Êxodo, capítulo 17, versículos do 8 ao 16, que vai nos mostrar outro aspecto de Refidim:

8 - Então, veio Amaleque e pelejou contra Israel em Refidim.
9 - Com isso, ordenou Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, e peleja contra Amaleque; amanhã, estarei eu no cimo do outeiro, e o bordão de Deus estará na minha mão. (aqui fala de Autoridade espiritual).
10 - Fez Josué como Moisés lhe dissera e pelejou contra Amaleque; Moisés, porém, Arão e Hur subiram ao cimo do outeiro.
11 - Quando Moisés levantava a mão, Israel prevalecia; quando, porém, ele abaixava a mão, prevalecia Amaleque.
12 - Ora, as mãos de Moisés eram pesadas; por isso, tomaram uma pedra e a puseram por baixo dele, e ele nela se assentou; Arão e Hur sustentavam-lhe as mãos, um, de um lado, e o outro, do outro; assim lhe ficaram as mãos firmes até ao pôr-do-sol.
13 - E Josué desbaratou a Amaleque e a seu povo a fio de espada.
14 - Então, disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro e repete-o a Josué; porque eu hei de riscar totalmente a memória de Amaleque de debaixo do céu.
15 - E Moisés edificou um altar e lhe chamou: O SENHOR É Minha Bandeira.
16 - E disse: Porquanto o SENHOR jurou, haverá guerra do SENHOR contra Amaleque de geração em geração.

Aqui nós vemos que, num momento de crise espiritual, Satanás, usando Amaleque, aproveitou daquele ambiente de provocação, de tentação, daquela situação difícil quando Deus estava provando Israel. A Bíblia diz: “Então, veio Amaleque e pelejou contra Israel em Refidim”. Aqui, amados irmãos e irmãs, quero que vocês notem onde Satanás escolhe pelejar. Em outra passagem da Bíblia diz: “veio para agarrar os mais fracos”, os que estavam ficando para trás. Esse é o momento em que Satanás começa o seu ataque. Ali, quando parece que o Senhor não está, quando o povo está desconfiando da presença de Deus, onde existe todo este ambiente de crise espiritual. Mas também nós podemos ver algumas coisas interessantes. Primeiro temos que considerar que, espiritualmente falando, no aspecto bíblico “Amaleque é uma figura da carne”. Mas aqui também nós temos uma extraordinária e grandiosa “figura da cruz de Cristo”. A Bíblia diz que enquanto Moisés esteve com as mãos estendidas – aqui nós temos uma “figura de Cristo na cruz”, uma figura “da cruz de Cristo” –, “Israel prevalecia”. Então, logo abaixava as mãos e “prevalecia Amaleque”. Isto é, se não estivéssemos com este grande exemplo aqui nós não poderíamos trazer tamanha lição para nós hoje. E graças ao Senhor por este episódio, porque aqui nós temos uma luta da nossa carne, de acordo com o fundamento da cruz. “Amaleque fala da nossa carne”. Mas aqui mostra que nós devemos “olhar para a cruz”. Porque se não for pela obra da cruz, se não olharmos para a obra da cruz, nós seremos derrotados. Nós temos que ter os nossos olhos fixos na cruz de Cristo, isto é, na “obra do Senhor Jesus” por nós. Só assim nós poderemos prevalecer contra a carne. Quando a cruz não estava prevalecendo, Amaleque, ou seja, a carne prevalecia.

Então a Bíblia diz que o Senhor falou a Moisés: “Hei de riscar totalmente a memória de Amaleque de debaixo do céu”. É o versículo 14. Veja que neste incidente no qual Deus está interessado, Ele quer que isso esteja escrito para “memória”. Deus quer que nós tenhamos uma atenção especial quanto a este episódio, porque isso fala hoje ao nosso coração. Quando nós entendermos isso, que existe uma luta contra a nossa carne, uma luta que o Diabo sempre impôs com propósito de nos enfraquecer, e geralmente é em momentos de dúvida, é em momentos em que nós estamos sendo provados que ele aproveita. Quando Deus estava provando seu povo, Satanás aproveitou. Muitas vezes é num momento de luta, de tribulação, de prova onde Deus nos coloca, que o inimigo aparece para poder agir na nossa carne, para poder nos enfraquecer mais e mais.

E a Bíblia diz outro detalhe que nós temos que notar no versículo 15: “E Moisés edificou um altar e lhe chamou: O SENHOR É Minha Bandeira”, isto é, o Senhor é o nosso estandarte, ou seja, é Ele que vai adiante de nós. Ele é a nossa vanguarda, a nossa bandeira. Foi o Senhor que conduziu o povo de Israel a esta experiência, que quis ensinar a Israel nessa prova. Aqui nós vemos que, se nós cremos, “a Rocha flui”. Essa foi a experiência anterior à experiência de Amaleque, quando eles não tinham água para beber e Moisés tocou a Rocha e dali fluiu água. Agora, se nós olharmos para a cruz, veremos que iremos prevalecer. Não basta apenas que nós tenhamos um desfrute da “Pessoa de Cristo” como nossa vida hoje, como as águas que fluíram daquela Rocha em Horebe, mas também precisamos olhar para a cruz, para que nós possamos experimentar a “Obra de Cristo”.

Amados irmãos e irmãs, aqui nós temos duas grandiosas experiências: a “Pessoa de Cristo” e a “Obra de Cristo”. A Pessoa de Cristo é aquilo que Ele é para nós como desfrute, experiência, vida, ensinamento. Mas também nós temos que notar a Obra de Cristo, aquilo que Ele fez contra tudo que Satanás tinha em nós, era em nós, deseja fazer em nós. Aqui nós temos um ponto positivo e um negativo na nossa experiência cristã. O ponto positivo é aquilo que Cristo é. Mas o aspecto negativo é aquilo que Ele fez, porque trata do lado negativo da nossa própria vida, trata com a nossa carne, com as nossas fraquezas, com aquilo que éramos em Adão – filhos da ira, como diz Efésios, capitulo 2. Estávamos destinados à condenação eterna, debaixo de um governo maldito e satânico, do qual Deus em Cristo nos libertou com a Obra da Cruz. Ele nos declarou e operou em nós a liberdade, Ele nos fez livres, perdoou os nossos pecados, nos tirou das mãos de Satanás, nos libertou do pavor da morte. Todas essas coisas revelam o lado negativo da experiência da nossa vida cristã, quanto àquilo que nós vivíamos outrora nas garras e no domínio de Satanás, no reino das trevas. Mas Ele fez isso, é a Obra de Cristo. Mas também Ele é o nosso desfrute hoje, a nossa Vida, a nossa Paz, a nossa Santidade, a nossa Justiça. Cristo é tudo o que nós necessitamos hoje.

Aqui em Refidim nós podemos ver dois aspectos gloriosos da vida cristã relacionados a Cristo – a “Pessoa de Cristo” e a “Obra de Cristo”. Se nós entendermos isso, veremos que justamente neste ponto é que Deus, pelo Seu Espírito, está nos falando agora. Nós precisamos ver isso! Ver aquilo que Cristo é para nós hoje. Será que nós temos visto? Será que nós conseguimos entender a sublimidade, a riqueza, a excelência do conhecimento de Cristo?

Irmãos, quando nós lemos Filipenses, podemos ver no capítulo 3, a partir do versículo 8, quando Paulo diz assim:

8 – Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo.

Ele queria ganhar a Cristo. Aqui ele não está falando da Obra de Cristo. Ele está falando da Pessoa de Cristo. Ele queria ter Cristo como seu desfrute. Diz assim os versículos 9 e 10:

9 – e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé;
10 – para conhecê-lo, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me (ou conformado) com ele na sua morte.

Aqui ele já não está falando da Pessoa. Está falando de quê? Da Obra de Cristo. Olhe agora o versículo 14: “prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. Então nós podemos ver aqui duas coisas: o desfrute de Cristo e o desfrute da Obra de Cristo. Em muitas passagens nós vamos encontrar Paulo falando sobre isso – o desfrute de Cristo e o desfrute da Obra de Cristo. Isso foi o que Deus nos deu, o que Deus fez em Cristo e é isso que o Espírito Santo quer aplicar em nossa vida, é isso que Ele quer aplicar em mim e em você. Se nós estudarmos a Bíblia nós vamos ver essas verdades em nós, verdades estupendas, para nos libertar de vivermos num cristianismo cheio de obsessão, de engano, de mentiras. Um cristianismo onde cada dia as pessoas se tornam mais medíocres em relação ao Evangelho, a Palavra de Deus, à conduta, à fé. Amados irmãos e irmãs, precisamos ser ajudados pelo Senhor na Sua Palavra, ser conduzidos pelo Senhor na Sua palavra. Essas são as verdades de Refidim. É isso que o Senhor deseja ministrar a nós aqui, deseja tocar o nosso coração.

Vamos voltar aqui para o episódio de Refidim. Lendo Deuteronômio, capítulo 25, versículos do 17 ao 19, o Senhor diz:

17 - Lembra-te do que te fez Amaleque no caminho, quando saías do Egito;
18 - como te veio ao encontro no caminho e te atacou na retaguarda todos os desfalecidos que iam após ti, quando estavas abatido e afadigado; e não temeu a Deus.
19 - Quando, pois, o SENHOR, teu Deus, te houver dado sossego de todos os teus inimigos em redor, na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá por herança, para a possuíres, apagarás a memória de Amaleque de debaixo do céu; não te esqueças.

Então amados, neste texto de Deuteronômio, o que vemos é que o Senhor vai tratar com a carne. Mas vamos olhar primeiro o natural para depois olharmos o espiritual.

Em 1º Samuel, no capítulo 15, a Bíblia diz que Deus mandou “eliminar a Amaleque da face da terra”. Neste texto aqui de 1º Samuel, capítulo 15, a ordem de Deus era que Saul apagasse a memória de Amaleque na terra. Mas nós sabemos que Saul foi tolerante com Amaleque. A Bíblia diz que Saul e o povo perdoaram a Agague, que era o “rei dos amalequitas”, e o melhor das ovelhas e das vacas. É interessante que isso é o que eles fizeram, está em 1 Sm 15:9. Isso é muito sério! No versículo 13, a Bíblia diz que Samuel veio para poder tratar com Saul: “Veio, pois, Samuel a Saul, e este lhe disse: Bendito sejas tu do SENHOR; executei as palavras do SENHOR”. Ele diz que executou, que obedeceu, que fez tudo conforme a Palavra do Senhor. Ele não fez, porque não eliminou, não extinguiu Agague, não extinguiu o melhor das ovelhas, das vacas. Ele foi tolerante com a carne. É isso que espiritualmente significa. Amados, quantos de nós somos assim, que fazemos provisão para a carne, que somos tolerantes com o nosso próprio pecado, com aquelas coisas que estão escondidas dentro de nós. O Senhor não se agrada disso, não deseja isso.
Veja o que Paulo diz em Romanos, capítulo 13, versículo14: “mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências”. Veja o quanto isso é sério! Foi justamente aqui que Saul pecou. Foi na sua tolerância, na sua complacência. Amados irmãos e irmãs, nós não podemos ser tolerantes com a nossa carne, como diz Paulo no capitulo 7, de Romanos, versículo 18: “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo”. Não podemos ser tolerantes, não podemos ser complacentes, não podemos brincar com o pecado. Essa é uma verdade que nós podemos aprender. A descrença de Saul cauterizou a sua consciência, tornando-o distraído quanto ao pecado. Repentinamente o pecado começa a seduzir aquele que um dia foi um homem de Deus. Veja que Samuel ordenou a Saul que aniquilasse os amalequitas. O profeta deu a Saul instruções, dera para ele a Palavra de Deus. Mas ele não foi obediente. Contudo, quando a batalha terminou, Saul manteve o rei Agague, como um troféu vivo, também guardou alguns dos despojos, o melhor do gado das ovelhas. Saul teve até a audácia de erguer um monumento a si próprio, em memória da sua vitória. Uma vez mais vemos na vida de Saul como ele foi infiel quanto a Palavra de Deus.

Quando Samuel chegou, talvez (eu penso), que não acreditou naquilo que viu. O campo de batalha havia se transformado num verdadeiro campo de promiscuidade, de rebelião a Deus. As pessoas ali comercializando gado, cada um obtendo o melhor dos despojos para si. Irmãos e irmãs, nós precisamos ser cautelosos, cuidadosos, não podemos ter uma vida cristã misturada com a nossa carne. Nós precisamos viver uma vida cristã séria com Deus, precisamos ser cautelosos quanto ao testemunho da vida de Deus em nós. Nós não podemos permitir que o inimigo nos engane desse modo, como Saul foi enganado. A nossa carne é algo com o qual não podemos brincar.

Alguns cristãos hoje em dia estão como Saul, estão entregues a toda espécie de desobediência. Muitos não têm compreendido o verdadeiro significado de viver uma vida separada para Deus. Muitos chegam a uma situação como esta de Saul, porque não são diligentes, não são cuidadosos, são levianos. De acordo com a Palavra de Deus, é aqui que o “ocultismo”, é aqui que as “obras das trevas” têm raízes. É quando nós não somos sérios quanto a nossa carne, é quando nós fazemos provisão para a carne. Veja o que Samuel diz para Saul: “obedecer é melhor do que sacrificar”. E aquela rebelião, aquela desobediência a Palavra de Deus, aquela provisão para a carne, era como um pecado de “feitiçaria”, isto é ocultismo. Muitas vezes, muitas vezes essa artimanha satânica, essa feitiçaria, essa ilusão maligna, começa a apropriar-se da nossa carne, porque nós não temos andado de conformidade com a Palavra de Deus. Como disse Samuel a Saul, em 1 Sl 15:23: “Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria”.

Que sejamos cuidadosos, tementes a Deus, que nós nunca venhamos brincar com a carne. Que sejamos circunspectos com relação ao testemunho de Deus, tementes a Palavra de Deus, cuidadosos quanto ao operar do Espírito Santo na nossa vida nos convencendo do “pecado, da justiça e do juízo”. Que estas lições de Refidim falem alto ao nosso coração, que Cristo e a Obra de Cristo sejam evidentes no nosso viver a vida cristã dia após dia. Se nós deixarmos Cristo e se nós tirarmos os nossos olhos da Obra de Cristo em nós, com certeza faremos provisão para a carne e estaremos derrotados.

Que Deus nos guarde pelo Seu falar ao nosso coração.

Por: Irmão Luiz Fontes

Nenhum comentário: