quinta-feira, 6 de agosto de 2009

LUTAS ESPIRITUAIS

"E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro
e pela palavra do seu testemunho".
Apocalipse 12.11.

Nas Escrituras encontramos por muitas vezes que o homem é inimigo de Deus, mas não encontramos em nenhum lugar dizendo que Satanás é inimigo de Deus: "Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus" Tiago 4.4.
Mas as Escrituras dizem em muitos lugares que Satanás é o nosso adversário, o inimigo das nossas almas (I Pedro 5.8). Um inimigo que com astúcias e artimanhas enganam e tentam os homens desde o princípio - como aconteceu com os nossos pais no jardim do Éden -, até o último dia, antes do grande trono branco quando será definitivamente lançado no lago de fogo, preparado para ele mesmo e para os seus anjos (Apoc 20.10; Mat. 25.41).
Esse inimigo é mais poderoso que nós, muitas vezes como gigantes, e não podemos vencê-lo por nós mesmos, e muito menos com as nossas armas carnais. Essas lutas são nos lugares celestiais (Efésios 6.12).
Mas encontramos um propósito bendito de Deus nesta luta, e até podemos dizer que o próprio Deus é quem deixou esses inimigos para nos exercitar na batalha: " Estas, pois, são as nações que o Senhor deixou ficar, para por elas provar a Israel, a saber, a todos os que não sabiam de todas as guerras de Canaã. Tão-somente para que as gerações dos filhos de Israel delas soubessem (para lhes ensinar a guerra), pelo menos os que dantes não sabiam delas" Juízes 3.1-2.
As vezes atribuímos à Satanás aquilo que semeamos na carne. Colhemos o que plantamos. Se semeamos na carne colhemos corrupção, mas se semeamos no Espírito, ceifaremos vida eterna.
As lutas espirituais tem como propósito o crescimento espiritual. Como vimos no verso de Juízes 3, é para nos exercitar e ensinar na guerra. Elas são para fazer-nos amadurecer espiritualmente e conhecermos o nosso Senhor Jesus Cristo, aquele que tem escrito no seu manto e na sua coxa: Rei dos reis e Senhor dos Senhores. Aleluia!
Temos aprendido do Senhor que chegou o tempo de deixarmos de sermos meninos e nos tornarmos jovens espirituais. O menino conhece o Pai, mas o jovem é forte e vence o maligno: "Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno" I João 2.14.
Muitas vezes pensamos que apenas com orações vencemos o maligno. As orações são para expor a nossa fraqueza e a esperança em nosso Deus diante dos nossos inimigos, mas a vitória vem pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho. Pelo sangue precioso que nos perdoou, nos comprou e que nos justificou e pela Palavra de Deus.
As orações são para clamarmos para o nosso Deus, o Deus dos Exércitos, que peleja por nós contra os nossos inimigos para nos salvar (Deut. 20.4), mas a fortaleza vem do Senhor, e para isto nos preparou uma armadura para resistirmos o dia mau, e também entramos na batalha (Efésios 6.10-18).
Esta luta e esta vitória não é pessoal, porque esta armadura não cabe em um membro, é para a Igreja, para todo o Corpo. O que é o pé calça as sandálias, o braço empunha o escudo, a mão a espada, os lombos a couraça, e assim por diante.
A vitória também não é pessoal, mas de todo o Corpo: "E eles o venceram". Em todas essas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou, e a alegria do despojo será eterna. Bendito seja o nosso Senhor. Amém!

Por: Edward Burke Junior

Nenhum comentário: