quarta-feira, 8 de julho de 2009

A BASE DA IGREJA

Para que se tenha a vida prática da igreja há dois aspectos básicos e principais. Devemos estar totalmente claros a respeito deles, pois sem eles não temos a realidade da vida da igreja. O primeiro é que o próprio Cristo é a vida, o conteúdo e tudo na igreja. Não é absolutamente uma questão de formas, doutrinas ou certos tipos de expressão.
Os que realmente estão na "vida da igreja" são os que estão experimentando Cristo como a sua própria vida dia a dia. Cristo é tudo para eles, portanto, Cristo é a vida e o conteúdo deles quando se congregam.
A prática da "vida da igreja" é uma vida com Cristo e a vida de Cristo como tudo.
O segundo aspecto principal da vida da igreja é o da posição ou base da igreja. Esse termo, a "base da igreja", foi usada pela primeira vez pelo irmão Watchman Nee em 1937. Antes de 1937, jamais,havíamos ouvido ou visto esse termo; e a questão da base da igreja, tanto quanto fomos capazes de determinar, não era conhecida.
Base da igreja não é a mesma coisa que fundamento da igreja.
O fundamento da igreja é Cristo. "Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo" (1 Co 3:11). A base é completamente diferente do fundamento.
O fundamento é uma parte básica e inseparável da construção de um edifício, ao passo que a base não é. A base é um pedaço de terra, chamado terreno, sobre o qual é lançado o fundamento. Ela não é parte da construção, mas simplesmente um terreno sobre o qual a construção está colocada. Não devemos confundir a base com o fundamento ou vice-versa. São duas entidades vitais para a construção de um edifício, porém distintas.
Embora o fundamento possa estar profundamente alicerçado no solo, é, todavia, distinto e separado deste. A base é o terreno sobre o qual está colocado o fundamento.
Estabelecidas, na cidade de Nova Iguaçu há muitas assim chamadas igrejas. Uma, a Igreja Católica Romana, proclama estar edificada sobre Cristo como seu fundamento. Outra, a Igreja Presbiteriana, também proclama que seu fundamento não é outro senão Cristo. Os batistas, os presbiterianos, os nazarenos e muitos outros proclamam a mesma coisa. Na verdade, não há uma assim chamada igreja cristã que não faça isso. Todas proclamam que Cristo é o fundamento delas, mas têm negligenciado totalmente a questão da base. Quais são as verdadeiras bases sobre as quais tantas dessas assim chamadas igrejas puseram Cristo como seu fundamento?
Qual é a base da Igreja Católica Romana? Sem dúvida, é Roma. A Igreja Católica Romana, que proclama Cristo como sendo seu fundamento, está erguida sobre a base do catolicismo romano.
Sobre que base está erguida a Igreja Presbiteriana? É óbvio que sua base é um certo sistema de governo chamado presbitério. Eles colocaram o fundamento de Cristo sobre a base do presbitério. E com respeito aos batistas? Estes, tendo Cristo como seu fundamento, estão posicionados sobre a base do batismo por imersão. Temos também os luteranos, que puseram seu fundamento sobre a base de Lutero e seus ensinamentos. Veja, todas as "igrejas" reivindicam o mesmo fundamento, que é Cristo, mas todas elas permanecem sobre bases diferentes. São as diferentes bases que criam o problema para a unidade da igreja, não Cristo como fundamento.
Suponhamos que cada grupo de cristãos em Nova Iguaçu estivesse disposto a renunciar sua própria base particular: Os católico-romanos abandonariam a base do catolicismo romano, os presbiterianos abandonariam a base do presbitério os batistas, a base do batismo, etc. Todos os grupos estariam dispostos a abandonar a sua própria base. Qual seria o resultado? Todas as bases sectárias desapareceriam e espontaneamente existiria apenas uma base única e comum, a base da cidade, a base de Nova Iguaçu. Todos os santos em Nova Iguaçu então estariam na única igreja em Nova Iguaçu, sem nenhuma divisão.
Todas as diferentes denominações desapareceriam, e apenas restariam os santos com Cristo. Então, todos os santos aqui, com o único Cristo, formariam a única igreja em Nova Iguaçu. Juntos e edificados sobre Cristo como seu fundamento, eles estariam colocados simplesmente sobre a base de Nova Iguaçu, que é a base local, a única base da unidade genuína. Esta é a única base correta para a igreja em Nova Iguaçu e a única base que pode manter todos os santos nessa cidade em unidade.
Quando Paulo foi a Corinto pregar o evangelho e fazer a obra do Senhor, será que ele estabeleceu uma igreja "Paulina" com Cristo como seu fundamento? E Apolo, que também ministrou em Corinto, estabeleceu uma igreja sobre a base de Apolo tendo Cristo como seu fundamento? Ou ainda Pedro, que possivelmente também tenha ido a Corinto, formou ele uma igreja "Petrina" com Cristo como fundamento? É óbvio que nenhum deles fez isso. Em Corinto não havia uma igreja "Paulina", nem "Apolônica", nem "Petrina". Sendo assim, que fizeram eles?
Quando Paulo foi a Corinto e conduziu as pessoas ao Senhor, ele estabeleceu a igreja em Corinto. Sobre que base? Sobre a base de Corinto. Ele estabeleceu a igreja em Corinto com Cristo como seu fundamento e sobre a base única da cidade. Quando Apolo foi a Corinto, ele não estabeleceu outra igreja, mas edificou os santos sobre o mesmo único fundamento e sobre a mesma única base, a base de Corinto. Paulo plantou-os naquela base e Apolo regou-os sobre a mesma base. Em 1 Coríntios 1:2 diz-se: "À igreja [no singular] de Deus que está em Corinto". Paulo, Apolo e Pedro trouxeram seus diversos ministérios a Corinto, mas eles todos edificaram unia igreja com um fundamento, sobre a única base da unidade. Dessa maneira, enfim, apenas uma única igreja existia em Corinto com um tipo de santos, um fundamento que é Cristo e uma base que era a posição comum na cidade inteira. Uma igreja, um fundamento, única base - é algo muito claro!
O problema hoje não está com o fundamento, mas com a base. É por causa disso que dizemos que, se quisermos ter a vida da igreja, precisamos considerar a base como o segundo ponto essencial que devemos levar em consideração. Sem Cristo como a nossa vida e conteúdo e sem a base da unidade com os santos na cidade na qual vivemos como nossa posição definida não podem praticar a vida da igreja.
Há em Goiânia diversas assim chamadas igrejas e muitos grupos livres. Por que há tanta divisão? O problema, como vimos, não se deve ao fundamento, mas à base. Você pode argumentar que os grupos livres não têm base. Mas é difícil crer que qualquer grupo livre exista sem alguma base. A base pode não estar escrita ou declarada, mas de qualquer modo é percebida. Como poderia haver um grupo sem uma base?
Se assim fosse, estariam flutuando no ar! Até mesmo um homem sozinho precisa de uma base sobre a qual ficar, ainda que seja apenas meio metro quadrado de chão. Em todo grupo livre deve existir algum tipo de base. Não se deixe iludir, não se deixe enganar. Eles não têm nenhuma base declarada ou denominada, mas por certo têm uma base que é percebida.
Irmãos e irmãs, sobre que base vocês estão? Estão sobre alguma base denominacional ou sectária, declarada ou não declarada, escrita ou não escrita? Qualquer base que apóie uma divisão entre o povo de Deus não é correta. Qualquer base sectária não é Justificada pela Palavra de Deus e é contrária ao princípio básico do Corpo de Cristo.
Precisamos desistir de qualquer outra base e congregar-nos tão somente na base da cidade, que é a base da unidade, a única base da igreja. Não importa onde estejamos, nós temos de nos reunir sobre a única base da igreja a fim de preservar a unidade do Corpo de Cristo.
Apenas ao tomarmos a base da unidade é que a unidade do Espírito será preservada (Ef 4:3), e tão-somente deste modo é que teremos uma adequada e genuína expressão local do Corpo de Cristo.
As Escrituras mostram claramente que em cada cidade a expressão do Corpo de Cristo, isto é, a igreja, deve ser uma. Não há lugar na Bíblia que registre mais de uma igreja numa cidade. Se você está vivendo em Nova Iguaçu, você deve ser edificado juntamente com os outros crentes em Nova Iguaçu, como a igreja nessa cidade. Se você estiver em Nilópolis, deverá ser edificado com a igreja naquela cidade, que são os salvos em Nilópolis. Como cristão vivendo numa cidade, você deve ser edificado com os cristãos naquela cidade como a única base local ali, a qual deveria ser chamada a igreja naquele lugar. A igreja edificada em Jerusalém era chamada a igreja em Jerusalém (At 8:1), e a que estava em Antioquia era chamada a igreja em Antioquia (At 13:1). No mesmo princípio, a igreja em Nova Iguaçu deveria ser chamada a igreja em Nova Iguaçu.
Quão simples e singelo é esse modo divino que as Escrituras nos mostram! Onde quer que vivamos, somos a igreja naquele lugar e edificamos a igreja naquele lugar. Se todo o povo de Deus pudesse ver esse princípio e permanecer nele, não haveria divisões. Podemos testificar que vimos essa base da unidade e a vida da igreja praticada sobre ela em muitos lugares, e ainda hoje estamos vendo.
Segundo a nossa observação e a nossa própria experiência, podemos ousadamente declarar que ela de fato funciona e é o caminho mais abençoado. Apesar das bases sobre as quais outros se posicionam, devemos pagar o preço para permanecer sobre essa única base da cidade, a base da unidade, para sermos edificados com os crentes como a igreja correta na cidade onde vivemos.
Precisamos sair das divisões, não para formar outra divisão, e, sim, para retornar à base genuína, a base da unidade. Não há razão para estarmos divididos. Somos todos membros da única igreja. Por que simplesmente não nos ajuntarmos com os crentes, na cidade onde vivemos, para sermos a expressão da igreja? Não sejamos embaraçados nem confundidos pelo cristianismo. É uma coisa vergonhosa perguntar às pessoas a qual igreja elas pertencem. Se crêem, são nossos irmãos - isso é tudo!
Eu pertenço à única igreja, e elas pertencem à mesma única igreja.
Há mais de trinta e cinco anos, em São Paulo, um irmão com uma Bíblia na mão tomava o bonde para ir a uma reunião. No bonde, outro crente distribuía folhetos aos passageiros e, quando viu o irmão com a Bíblia, disse: "Oh! Você deve ser um irmão!" O irmão respondeu que de fato era. Então o outro perguntou: "A que igreja pertence?" O irmão respondeu: "Eu pertenço à mesma igreja que você pertence; à mesma igreja que o apóstolo Paulo, o apóstolo Pedro, o apóstolo João e Martinho Lutero pertenceram, e à mesma igreja que todos os que crêem pertencem”. Quando o outro ouviu isso, disse: "Isto seria maravilhoso!"
De fato, é maravilhoso. Oh! Reunamo-nos sobre a única base da unidade para termos uma genuína expressão dessa única igreja na cidade onde vivemos. Que o Senhor seja misericordioso conosco.

Por: Watchman Nee

Nenhum comentário: