sábado, 29 de novembro de 2008

A PAZ DE DEUS, A VERDADEIRA PAZ

Efésios 1.2 - graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

Paz – (eirene)

· Estado de tranqüilidade nacional.
· Ausência da devastação e destruição da guerra.
· Do cristianismo, o estado tranqüilo de uma alma que tem certeza da sua salvação através de Cristo.
· A Paz é uma Pessoa.


Efésios 2:14 - Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade,


A paz de Deus deve governar todo o corpo de Cristo em todos os tempos, mas especialmente em momentos de tumulto e confusão, de acordo com Colossenses 3.15: "E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos".

2. Quando a paz é retirada de um país, o estilo de vida do povo naquele país muda por completo.

3. Quando Deus ordenou à igreja primitiva que deixassem a paz governar toda sua vida, não era porque seriam protegidos de todo mal que viria sobre o mundo, mas justamente porque passariam por toda espécie de turbulência e provação. Seriam perseguidos, e torturados, perderiam casas e bens, seriam atingidos e martirizados. É por isto que precisariam mais ainda desta paz para poder passar por estas coisas sem ser abalados.


Davis Wilkerson

Breve os cristãos vão parar de pensar em diferenças conjugais, em como escolher o dentista certo, a escola certa, sobre sua conta de cartão de crédito, modelo de penteado, shopping center, férias, ou como "se acertar" psicologicamente. Deixarão de se preocupar com seu psique, seu ego, seu prazer, sua depressão. Em vez disso, vão pensar: "Para onde vou poder mandar os meus filhos para poupá-los deste derramamento de sangue? Será que algum maluco frustrado vai chegar para pôr fogo em nosso prédio? Será que a comida dá para mais uma semana? Deus, por favor o que vou fazer?
Mas é exatamente em relação à essa violência que a Bíblia nos manda preparar! Todo o panorama de nossa vida está prestes a mudar. O jeito de orar, o jeito de pensar tudo vai ser diferente.

TEXTOS QUE REVELAM A PAZ
Colossenses 3.15 - Reine em vossos corações a paz de Cristo, à qual também fostes chamados em um só corpo: e sede agradecidos.

Colossenses 3.15 - Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.
Obs. O Árbitro – atuar como um árbitro; decidir, determinar, dirigir, controlar.

João 14:27 - Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.

Filipenses 4:7 - E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.

2 Ts 3:16 - Ora, o Senhor da paz, ele mesmo, vos dê continuamente a paz em todas as circunstâncias. O Senhor seja com todos vós.

João 16:33 - Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.
Obs. Vemos que nestes textos, o Senhor fala da Paz em meio a perturbações, circunstâncias, temores em nosso coração. Devemos ter bom ânimo.

TEMOS QUE TRANSMITIR ESTA PAZ

Lucas 10:5 - Ao entrardes numa casa, dizei antes de tudo: Paz seja nesta casa!

Lucas 10:6 - Se houver ali um filho da paz , repousará sobre ele a vossa paz; se não houver, ela voltará sobre vós.

Mateus 10.13 - Se, com efeito, a casa for digna, venha sobre ela a vossa paz; se, porém, não o for, torne para vós outros a vossa paz.

Obs. A casa for digna – que vale tanto quanto; conveniente; de alguém que mereceu algo de valor.

Lucas 2:14 - Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.(Eudokia). Fala de desejo ,boa vontade, escolha, bom intento, benevolência, deleite, prazer.

Obs. O Senhor fala isso a nosso respeito, sua Igreja, aqui na terra; seus escolhidos, sua propriedade!

Atos 9:31 - A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número.


FOMOS RECONCILIADOS COM DEUS

Romanos 5:1 - Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;

Obs. Justificados - tornar justo; pronunciar alguém justo, reto; exibir, evidenciar alguém ser justo, tal como é e deseja ser considerado.

Gálatas 5:22 - Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,

Efésios 2:17 - E, vindo, evangelizou paz a vós outros que estáveis longe e paz também aos que estavam perto;

1 Ts 5:23 - O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário: