sábado, 29 de novembro de 2008

ESTUDO DO LIVRO DE EFÉSIOS - CAPÍTULO 1

ESTUDO DA CARTA AOS EFÉSIOS CAPÍTULO PRIMEIRO


1 - Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus,

1 - Eu, Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, escrevo esta carta ao povo de Deus da cidade de Éfeso, o povo que é fiel por estar unido com Cristo Jesus.

1 - Apóstolo de Cristo Jesus (apóstolos)

Mensageiro, alguém enviado com ordens, embaixador de Cristo.
Este título diz respeito ao grande privilégio, e também da obrigação divina, da comissão posta sobre ele.
· Apóstolo (Ministério quíntuplo de Ef. 4:11).
· Só os 12 foram designados Apóstolos. Paulo posteriormente por Cristo(At 9:4-6).
· A Obra do Ministério – Existem muitas pessoas que realizam as obras de Deus, mas “A OBRA DO MINISTÉRIO” só é confiada a um grupo de pessoas. Tais homens são ministros do Senhor, Obreiros do Senhor, os quais são designados por Ele para realizar a Obra de Deus através desse ministério. Este grupo de homens especiais inclui o seguinte: Os apóstolos, os profetas, os evangelistas, os pastores e mestres.
· Estas classes de pessoas podem ser divididas em duas categorias: os apóstolos e profetas em uma; e na outra os evangelistas, pastores e mestres.Os apóstolos e profetas lançam o fundamento conforme Ef. 2.20, enquanto que os evangelistas, pastores e mestres edificam sobre o fundamento.
· Paulo se diz apóstolo de Jesus Cristo não só no sentido de pertencer a ele, mas também na condição de ser enviado por Ele como embaixador.

2 - Pela Vontade de Deus (thelema)

Do propósito de Deus, do que Deus deseja que seja feito.
Vontade, escolha, inclinação, desejo, prazer, satisfação de Deus.
Deus é soberano na sua vontade – A liberdade absoluta da vontade pode pertencer somente a Deus. Nenhuma lei restringe a vontade de Deus, porque Ele é a sua própria lei. Visto que Deus é soberano, nenhum poder pode sobrepujar Sua Vontade. Ele é onipotente. Ele faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade (Ef 1.11). A vontade de Deus é irresistível, fixa e eterna: “Pois quem resiste à sua vontade”(Rm 9.19).
A vontade de Deus não é sujeita a ninguém, mas a vontade do homem é sujeita a Deus.
Deus não determina salvar os homens sobre a base da vontade deles para serem salvos. Tivesse Ele assim resolvido, a vontade do homem determinaria a vontade de Deus.

Passagens que revelam a vontade de Deus

Mateus 6:10 - venha o teu reino; faça-se a tua vontade , assim na terra como no céu;
Mateus 12:50 - Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe.
Mateus 26:42 - Tornando a retirar-se, orou de novo, dizendo: Meu Pai, se não é possível passar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade.
Lucas 12:47 - Aquele servo, porém, que conheceu a vontade de seu senhor e não se aprontou, nem fez segundo a sua vontade será punido com muitos açoites.
João 1.12 - Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome,13 - os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
João 4:34 - Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.

Paulo conheceu a vontade de Deus.

Atos 22:12 - Um homem, chamado Ananias, piedoso conforme a lei, tendo bom testemunho de todos os judeus que ali moravam, 13 - veio procurar-me e, pondo-se junto a mim, disse: Saulo, irmão, recebe novamente a vista. Nessa mesma hora, recobrei a vista e olhei para ele. 14 - Então, ele disse: O Deus de nossos pais, de antemão, te escolheu para conheceres a sua vontade, veres o Justo e ouvires uma voz da sua própria boca, 15 - porque terás de ser sua testemunha diante de todos os homens, das coisas que tens visto e ouvido.

3 – Aos Santos (hagios) que vive em Éfeso

A primeira coisa a dizer de um cristão é que ele é santo.
Primeiro significa que somos pessoas separadas.(Por Deus). Não significa somente que fomos postos à parte num sentido externo; significa que fomos postos à parte porque fomos purificados internamente. Esse é o real sentido da palavra “santo”.
O santo é alguém que foi purificado da corrupção do pecado.
O santo é alguém que foi purificado daquilo que corrompe a sua mente e o seu coração, as suas ações.
Você não pode ser cristão sem ser santo.Há uma separação que se deu em sua mente, em seu coração, em sua conversação, em seu comportamento.
Significa ser posto de lado.
1 Pedro 1:15 - pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento,
1 Pedro 2:5 - também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo , a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.
1 Pedro 2:9 - Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa , povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
2 Pedro 3:11 - Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade,
Apocalipse 14:12 - Aqui está a perseverança dos santos , os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.

Algumas qualificações do povo de Deus

A Igreja é um agrupamento de santos.
Povo separado de Deus.
A geração eleita.
O Sacerdócio Real.
A Nação Santa.
Povo de propriedade particular e peculiar.
Povo adquirido.Dt 7.6
Menina dos olhos de Deus.
Reino de Sacerdotes Ex 19.5,6


E fiéis

Criam nas verdades a eles apresentadas por Paulo.
Eles não criam superficialmente: sabiam no que criam.
Eles criam que Jesus veio a este mundo para: provar a morte pelo homem, salvar pelo seu sangue, sofreu o castigo por nós, ressuscitou dos mortos, criam na pessoa do Espírito Santo.
Guardavam a fé, mantinham a fé, eram constantes na fé, defendiam a fé, lutavam ardorosamente pela fé.

Em Cristo Jesus

Depois, há esta frase grandiosa.Ela está ligada a “santos” como também a “fiéis”. Eles são santos em Cristo Jesus, são fiéis em Cristo Jesus. Significa que o Cristão é alguém que, não somente crê em Cristo, mas também:
· Está em Cristo.
· Pertence a Cristo.
· Está unido a Cristo.
· Está ligado a Cristo.

Nenhum comentário: