terça-feira, 1 de setembro de 2015

ESTUDO SOBRE ORAÇÃO - CAPÍTULO 19: TENTAÇÃO






Experimentando as Profundezas de Jesus Cristo
Através da Oração


Madame Guyon









Tentações, assim como as distrações, são um problema maior que você encontrará no início de sua aventura para Deus. Seja muito cuidadoso em sua atitude para com elas. Se você tentar lutar diretamente com tais tentações, você somente as fortalecerá; e, no processo desta luta, sua alma será afastada de sua relação íntima com o Senhor.
Veja: uma relação aproximada, íntima, com Cristo, deveria ser sempre o único propósito de sua alma. Portanto, quando você for tentado, no que diz respeito ao pecado ou às distrações exteriores – não importa o tempo, não importa o lugar, nem a provocação – simplesmente afaste-se desse pecado.
E, ao virar as costas ao pecado, chegue mais perto de seu Senhor.
É assim bem simples.
Que faz a criancinha quando vê algo que a atemoriza ou a confunde? Ela não encara nem tenta lutar contra o que a ame­aça. De fato, dificilmente olhará para a coisa que a atemoriza. Antes, correrá rapidamente para os braços de sua mãe. Aí, nesses braços, estará salva.
Exatamente da mesma forma, você deveria dar as costas aos perigos da tentação e correr para seu Deus!
"Deus está no meio dela: jamais será abalada; Deus a ajudará desde antemanhã" (SI 46.5).
Você e eu somos muito fracos. Em nosso melhor, ainda somos muito fracos. Se você, em sua fraqueza, tentar atacar seus inimigos, frequentemente sairá ferido. Também, seguidamente, se encontrará derrotado.
Há outro caminho.
Em ocasiões de tentações e de distrações, permaneça, pela fé, na simples presença de Jesus Cristo. Você encontrará imediato suprimento de força. Este foi o recurso e sustento de Davi:
"O Senhor; tenho-o sempre à minha presença; estando ele à minha direita, não serei abalado. Alegra-se, pois, o meu coração, e o meu espírito exulta; até o meu corpo repousará seguro" (SI 16.8, 9).
E no livro de Êxodo diz:
"O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis" (Êx 14.14).

Nenhum comentário: