domingo, 17 de maio de 2009

Mateus 8:1-4, Marcos 1:40-46, Lucas 5:12-16.
Nesta passagem se descreve a forma em que o Senhor curou um homem leproso. Este homem provavelmente se apresentou de improviso, já que os leprosos eram fortemente discriminados naquela época, porque a enfermidade era associada com o pecado. Com o avanço da medicina sabe-se que a lepra é causada por um agente etiológico específico que pode ser tratado na forma medicamentosa.
Este leproso se apresentou diante do Senhor fazendo uma afirmação: "Se quiseres, podes me limpar", o qual é claramente um indicador de fé. Ele não questionou o poder curador do Senhor, mas apelou para a vontade de Jesus. Em outras palavras, o leproso disse o seguinte: "Você tem o poder de me curar; só precisa querê-lo". Talvez tivesse sido diferente se a pergunta fosse: "Poderia me limpar?".
Outro aspecto importante é o que se refere à atitude do leproso diante do Senhor e sua humilhação. Os três evangelhos o citam. Lucas inclusive diz "prostrou-se com o rosto em terra e rogou-lhe". Ao ver isto, e conhecendo a fé do leproso, o Senhor "tocou-o", conforme relatam Mateus, Marcos e Lucas. O que significa isto? Que o Senhor não sentiu asco da miséria, do mau cheiro, da inferioridade social e do aspecto físico do leproso. Em sua grande misericórdia, o Senhor Jesus não discriminou este homem.
Marcos diz: "E Jesus, tendo misericórdia dele". Então se conjugaram humilhação, fé e misericórdia. Só nesse momento veio a resposta do Senhor: "Quero, sê limpo". Marcos diz: "E assim que falou, imediatamente a lepra se foi dele, e ficou limpo" (v. 42)
Na atualidade a lepra não existe como na antigüidade, em que era uma epidemia culpada da morte de milhões ao redor do mundo. No entanto, existe de outra forma, como uma alegoria do pecado, que afeta toda a humanidade. Biblicamente, a lepra foi associada ao pecado, portanto é possível entender o pecado como a lepra do ser humano.
Tal como os leprosos eram segregados, o pecado fez separação entre o homem e o nosso Pai. Mas bendito seja o nosso Senhor que ao ver-nos doentes, pecadores e destituídos da glória de Deus, amou-nos e deu a sua vida para limpar os nossos pecados.
Devemos notar a expressão do leproso: "Se quiseres, podes me limpar". Ele não pediu cura, mas limpeza. O que ocorrerá então com os atuais leprosos? Sabemos que a resposta do Senhor foi: "Quero, sê limpo". Podemos deduzir que o Senhor quer limpar os leprosos de hoje.
Mas devemos ter em conta que a limpeza ou cura deste leproso e a limpeza dos nossos pecados tiveram preços muito diferentes. Para o Senhor curar o leproso só lhe bastou querer. No entanto, o custo de limpar os pecados de toda a humanidade foi a própria vida do nosso Senhor. Bendito seja nosso precioso Senhor Jesus Cristo!

Fonte: www.aguasvivas.ws

Nenhum comentário: