sexta-feira, 29 de julho de 2016

CAPÍTULO 4: A IGREJA EM ANTIOQUIA





PROPÓSITO DE CORAÇÃO

Leitura: At 11:19-30; Dn 1:1-8; Cl 2:6,7; Pv 23:36

Quem eram aqueles cristãos em Antioquia? Qual era a condição espiritual deles? Primeiramente, vimos que eles se converteram ao Senhor, o que claramente é a primeira coisa. Antes, eles eram adoradores de ídolos, mas posteriormente se converteram ao Senhor de todo o coração. Eles creram no evangelho de Jesus Cristo, aceitaram o Senhor como Seu Salvador, como Seu Senhor, se converteram ao Senhor. Eles não apenas se converteram ao Senhor, mas foram exortados por Barnabé para que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor. Converter-se ao Senhor é importante, mas é apenas o começo. Converter-se ao Senhor não é a mesma coisa que habitar no Senhor. Qual o sentido de nos convertermos ao Senhor se não habitarmos Nele, se não continuarmos no Senhor, se não crescermos no Senhor, se não formos arraigados e alicerçados em Cristo Jesus? Para isso, é necessário firmeza de coração.
Muitas vezes encontramos o povo de Deus, que, por Sua graça é salvo, mas notamos que não possui firmeza de coração. São cristãos que não se propõem no coração a habitar no Senhor. Em outras palavras, muitos são salvos, mas não procuram o Senhor de coração, e esta é a razão de encontrarmos tanta fraqueza entre o povo de Deus.
Você se lembra como, no Antigo Testamento, Daniel propôs no coração de não se contaminar com os manjares do rei, com a comida e o vinho? Ele preferiu viver uma vida pura, simples e comum a se contaminar com qualquer luxo, qualquer coisa da realeza, qualquer coisa grande aos olhos humanos. Isso demanda firmeza de coração.
Será que temos tal firmeza? Uma vez que somos do Senhor, será que temos nos proposto a segui-Lo por todo o caminho? Temos permanecido em Cristo Jesus? Deus nos colocou em Cristo Jesus, mas será que temos feito de Cristo Jesus nosso lar, nossa habitação? Nós permanecemos Nele ou simplesmente nos deixamos levar para dentro e para fora Dele? Nós não temos propósito de coração, não colocamos nosso coração na direção do Senhor. A Bíblia diz: “Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos” (Pv 23:36). Muitas vezes o povo de Deus não se deleita no caminho de Deus, pois pensa que o caminho de Deus é muito difícil, muito duro, bastante irracional. A razão disso é que não deram o coração ao Senhor. Se dermos nosso coração ao Senhor, com certeza nos deleitaremos em Seu caminho, pois veremos que Seu caminho é perfeito, aceitável e bom.

Nenhum comentário: