As 42 Jornadas no deserto
Introdução - Parte 8
TEXTO:
Nm 33.1-3
Graças
as Deus nós vamos dar continuidade a última palavra, estamos perto de entrar na
primeira estação desta jornada de 40 anos. Nós vamos caminhar por todas as 42
estações aonde o povo de Israel teve durante aquela peregrinação de 40 anos no
deserto. Eu quero ler aqui em Números capítulo 33, versículos do 1 e 3, que dizem:
1 - São estas as
caminhadas dos filhos de Israel que saíram da terra do Egito, segundo os seus
exércitos, sob as ordens de Moisés e Arão.
2 - Escreveu
Moisés as suas saídas, caminhada após caminhada, conforme o mandado do SENHOR;
e são estas as suas caminhadas, segundo as suas saídas:
3 - partiram,
pois, de Ramessés no décimo quinto dia do primeiro mês; no dia seguinte ao da
Páscoa, saíram os filhos de Israel, corajosamente, aos olhos de todos os
egípcios.
Muito bem, aqui nós vemos que
cada jornada é uma saída, saída de algo e também uma entrada numa nova etapa. Todas
essas jornadas significam diversas experiências, as quais se indicam pelo nome
das respectivas estações onde o povo de Israel esteve então essas paradas ou
estações estão intimamente ligadas às experiências espirituais em nossa vida
cada estação tem dois aspectos: chegada e saída. Eu quero ler ainda aqui 1 Corintios
capítulo 10 para que a gente possa seguir na mesma linha da última palavra que foi
compartilhada. Diz assim os versículos 6 e 7:
6 - Ora, estas
coisas se tornaram exemplos para nós, a fim de que não cobicemos as coisas más,
como eles cobiçaram.
7 - Não vos
façais, pois, idólatras, como alguns deles; porquanto está escrito: O povo
assentou-se para comer e beber e levantou-se para divertir-se.
Meus irmãos e irmãs, eu penso
que se você leva uma vida muito tranqüila, faz muito tempo que você está vivendo
o mesmo estilo de vida cristã esse não é um bom sinal para você. Lá em Oséias
vamos recordar um texto que já estudamos. Oséias capítulo 7 verso 8 diz: Efraim
se mistura com os povos e é um pão que não foi virado. Nós sabemos que é preciso
virar o pão, para que cozinhe ambos os lados, o que acontece quando não se vira
o pão? Queima-se um lado e o outro fica cru, isso fala de maturidade
espiritual. O que é maturidade espiritual? É conhecimento espiritual, é experiência
cristã e quando nós vivemos a vida cristã em busca da maturidade nós sabemos
que nunca vamos chegar ao fim desta maturidade, numa única experiência necessitamos
de outras experiências.
Veja aqui em 1 corintios capítulo
10, versículo 6, diz “que estas coisas sucederam
como exemplo, veja que aqui está no plural são muitos exemplos e diz mais afim
de que não cobicemos as coisas más como eles cobiçaram”.
Observe algo aqui, como foi que
eles cobiçaram. Igual nós muitas vezes temos cobiçado com o nosso contexto de
vida. Porque Deus quando Ele deu estas experiências para o povo no deserto Ele
estava pensando em nós quando levou aquele povo caminhar aqueles 40 anos Ele
tinha em vista nós hoje é o que você lê neste capítulo 10 de 1 corintios, é
isso que o Espírito Santo está ministrando a nós há muitas lições ali que
precisamos aprender, aqui neste texto. Diz assim no versículo 7 de 1 corintios
10, que o povo assentou-se para comer e beber e levantou-se para se divertir. Como
foi que eles foram idólatras? Talvez aqui esteja uma referência a êxodo capítulos
32 versos de 4 a
6. Aquele episódio de idolatria deles perante aquele bezerro, mas aqui faz uma
referência do tipo de idolatria, a comer e a beber a divertir-se. Não é errado
comer, não é errado beber, não é errado divertir. Errado é quando essas coisas
se tornam uma prática comum no nosso viver e assim nós perdemos a centralidade
de cristo nestas coisas. Essa idolatria que está em foco aqui é você divertir,
dedicar fazer todas essas coisas sendo que isso não é a centralidade de Cristo.
Como sendo isso a prática do seu viver nós temos que entender que a nossa vida
tem que ser uma vida vivida na experiência de viver Cristo. Talvez essa
distração ou este estilo de distração que Israel viveu no deserto é o que o
Espírito Santo deseja chamar a nossa atenção, esse é o cuidado que o Senhor tem
conosco porque muito da vida Cristão hoje não passa de entretenimentos. Perdemos
a seriedade do estudo sistemático da Palavra de Deus. Estamos vivendo numa
geração aonde o povo não conhece mais a Palavra de Deus. Nossas reuniões têm se
tornado muito em diversões, em entretenimentos. Temos
perdido a profundidade da realidade do falar de Deus e talvez aqui Paulo faça
essa referência, talvez em dois aspectos: primeiro pela realidade contextual. Aquilo
que lhe foi informado pela casa de Cloé acerca da vida dos corintios. Também
porque o Espírito Santo numa visão profética no coração de Paulo trás essas
verdades para os nossos dias porque a vida cristã de muitas tem se resumido a entretenimentos;
tem se resumido à experiências espirituais. É tremendo tudo isso meus irmãos e
irmãs porque Deus deseja nos levar a coisas mais profundas, a coisas mais
eficazes referentes à nossa edificação, então, aqui ele fala de exemplos porque
são muitos exemplos. Observe que o contexto diz isso, porque são muitas provas,
são muitos exemplos. Veja que foram 40 anos. 40 é o número de provas. É bíblico
e também é um número de juízo, é para julgar, para nos tirar do Egito porque
aquele povo lá de Israel você vai perceber que ao longo da jornada eles podem
perceber que eles haviam saído do Egito, mas o Egito não havia saído deles. E
uma das obras impressionantes da Cruz de Cristo é condenar o mundo dentro de
nós. É condenar as nossas aspirações mundanas, por isso é que muitas vezes
temos que passar por provações. Para que nós venhamos experimentar verdadeiramente
o significado da vida Cristã. Nós somos peregrinos e estamos caminhando para
uma terra que mana leite e mel. Estamos caminhando para a era vindoura para a
glória de Cristo. Estamos caminhando para poder experimentar a Cristo Jesus. Se
eu e você não entendemos o significado da nossa experiência Cristã ou o
significado da nossa vida Cristã em experiência, então qual o sentido da vida
Cristã? Que adianta viver a vida Cristã se não conhecemos a sua realidade na
prática!
Veja que o Senhor ele nos tirou
do Egito, essa é a referência a Ramessés. Aqui no versículo 3 de Números 33. Eu
quero chamar a atenção aqui de vocês que estão me ouvindo nesta hora, porque
para poder entender isso, a questão de sair do Egito, é preciso conhecer um
pouco qual era a situação daquela estação onde Israel esteve que aqui nós vemos
que o nome dela é Ramessés. É esta estação que nós precisamos notar aqui. Vamos
nos deter um pouco em Ramessés para entender o que é está debaixo do governo em Ramessés. O que
significa fazer tijolos para faraó. Nós precisamos entender isso. Porque
precisamos saber de onde é que o Senhor está nos tirando, temos que saber aonde
é que o diabo tem-nos muitas vezes privados, presos, enclausurados. Aonde
muitas vezes Satanás tem nos mantidos enclausurados. Precisamos ser claros
quanto a isso.
Vamos a uma passagem que se
encontra em Apocalipse 11. Quero chamar a atenção de todos vocês, para o
versículo 8. Olha o que diz esse texto: e o seu cadáver ficará estirado na
praça da grande cidade que, espiritualmente, se chama Sodoma e Egito, onde
também o seu Senhor foi crucificado. Aqui Apocalipse fala das testemunhas que
testificaram contra a Besta, que logo depois as matam. Ele as mata e repartem
presentes. Neste contexto essa expressão é muito importante que João coloca
aqui: “seus cadáveres”, na praça da grande cidade. Preste atenção para esta
expressão: que em sentido espiritual se chama Sodoma e Egito. Aonde também
nosso Senhor foi crucificado. O Senhor utiliza e unifica três cidades:
Jerusalém a velha, não a nova, Sodoma e Egito, porque são três? Porque são três
aspectos da mesma cidade, porque diz ai aonde o Senhor foi crucificado, é Jerusalém.
Bom, Jerusalém, aquela velha cidade que também é Sodoma e Egito. Numa visão
pictórica tem um sentido espiritual, sim que o Egito tem um sentido espiritual
também, por isso precisamos entender o que é o Egito? Não somente o que é o
Egito, mas também o que é Sodoma? Meus irmãos e irmãs, muitas vezes o Senhor
trata o seu povo de Sodoma, príncipes de Sodoma e as vezes é Jerusalém, observe
que Jerusalém, aquela cidade onde o senhor morreu capital do pacto lá atrás da
história, aqui ele está dizendo que ela é Sodoma. Existe um sentido espiritual
para isso, no entanto se nós prestarmos atenção para essa expressão a essas
conexões, Deus deseja mostrar-nos algo aqui. Veja que o Senhor tem nos tirado
disso, Deus tem nos tirado deste caminho de religiosidade, de perversidade e de
mundanismo. Por isso diz aqui no final do capítulo 8 de Apocalipse versículo 11
em sentido espiritual. Então a grande cidade observe isso; em sentido
espiritual se chama Sodoma, como também se chama Egito, e nós sabemos que esta
cidade onde nosso Senhor foi crucificado é Jerusalém. Aqui nós temos três
aspectos: Jerusalém, Sodoma e Egito. Mas todos estes três são a mesma cidade,
de maneira que o senhor nos tira do Egito, no sentido espiritual, mas resulta que
o Egito também é Sodoma, de modo que o Senhor também nos tira de Sodoma, de
modo que Sodoma também tem um sentido espiritual. E Jerusalém também tem um
sentido espiritual. O Senhor quer nos livrar de tudo isso. Porque Jerusalém
fala de religiosidade, lembra da lei, como aquele povo era religioso. Egito nos
fala do mundo, Sodoma nos fala da carnalidade é destas coisas que o Senhor
deseja nos libertar. Essas são as saídas do povo de Deus, nós fomos libertados
disto, não podemos ser escravo disso, Deus deseja nos tirar completamente. Sair
de Ramessés significa isso. Sair aqui significa que nós estamos livres do
governo do pecado, governo da carne, governo da religiosidade, do governo do
mundo. Esta é a saída. É disso que o Senhor nos livrou quando nos tirou lá do
Egito. Alguns aspectos espirituais que nós temos que nos deter, porque quando
Deus estava para tirar o povo de Israel do Egito, vocês se lembram meus irmãos
e irmãs, que Faraó dobrou o serviço para que o povo não pudesse sair, para que
o povo trabalhasse mais, para que eles ficassem envolvidos naquele trabalho no
Egito de modo que eles não poderiam sair essa é uma realidade que muitos irmãos
e irmãs têm vivido. De modo que o mundo tem ganhado de tal forma que hoje o seu
trabalho tem se tornado um alvo forte na sua vida. A busca pelo poder, a busca
pelo sucesso, a busca pela fama o dinheiro, tem corroído a vida de muitos
cristãos, o mundo os tem sufocado, o mundo os tem mantido em uma prisão
espiritual, eles não percebem o quanto estão perdidos nestas coisas. Aqui nós
precisamos atentar, porque o Senhor deseja nos livrar destas coisas, o senhor
deseja que tenhamos uma vida livre para Ele. O nosso trabalho, o nosso
casamento, os nossos filhos, seja lá o que for não pode ser o foco da nossa
vida a não ser Cristo. O reino dos céus tem que ser prioridade em nossas vidas.
Sair de Ramessés significa isso. Significam o rompimento com todas estas coisas
que não agradam mais a Deus, que atrapalha a nossa vida espiritual, coisas que
estão entre nós e Deus e que estão roubando Deus de nós, estão roubando o nosso
tempo, que estão roubando a nossa consagração, que estão roubando o nosso
serviço a Deus. Sair de Ramessés significa isso.
Que Deus de uma forma gloriosa
e poderosa venha falar ao seu coração venha trazer a você o verdadeiro
significado sobre o que significa sair de Ramessés. Que Deus no poder do seu grande
e poderoso Espírito inunde o seu coração da sua doce e santa e poderosa
Palavra. Amém.
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