terça-feira, 25 de novembro de 2014

A MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO





1 Co 12:4-11; Rm 8:26,27. Rm 12:6-8

OS DONS DO ESPÍRITO

OS OUTROS QUATRO DONS

Os outros quatro dons - curas, operação de mila­gres, variedade de línguas e a interpretação de línguas - às vezes tem participação importante na oração corpo­rativa, embora essa manifestação do Espírito tenha mais a ver com outras reuniões do povo de Deus. Por exemplo, variedade de línguas e a sua interpretação em uma reu­nião de oração corporativa pode ser uma declaração pro­fética, ou uma palavra de conhecimento, ou uma palavra de sabedoria. O Senhor pode destacar um assunto dessa forma diferente. Os dons de curar e de operar milagres também podem manifestar-se em uma reunião de oração corporativa.

O SENHOR USA A SUA PALAVRA PARA NOS DAR DIREÇÃO

Muitas vezes a manifestação do Espírito se expressa pelo uso da Palavra de Deus. Em uma reunião de oração corporativa o Espírito Santo dirige algum crente a um texto bíblico que ele já conhece, e esse texto torna-se para todos a revelação da mente e da vontade do Senhor. Esse tipo de auxílio das Escrituras, sob a dire­ção do Espírito, pode tornar-se uma palavra de conhe­cimento, ou uma palavra de sabedoria, ou uma palavra de profecia, e deveria ser recebida pelos outros, e os participantes da reunião de oração deveriam deixar-se influenciar por essa Palavra. Muitas vezes, na minha ex­periência, o Senhor tem usado algum membro do corpo para nos mostrar o caminho adiante; às vezes o Senhor nos tem direcionado ao cumprimento da Sua vontade por meio desse tipo de auxílio. Alguém tinha uma pala­vra das Escrituras no coração, lia essa palavra e deixava que os outros a julgassem. Quando era aceita por todos, muitas vezes chegávamos à conclusão de qual era a Sua mente e coração. O uso da Palavra de Deus na oração corporativa é do mais alto valor.


A ORAÇÃO INAUDÍVEL E INEXPRIMÍVEL

O apóstolo Paulo escreve sobre um ministério de oração que é inaudível. Esse ministério do Espírito Santo em nosso espírito e mais profundo do que palavras, mais profundo mesmo do que uma língua e mais profundo ain­da do que uma declaração. É uma intercessão que não pode ser expressa em nenhuma linguagem ou forma audível. O Espírito Santo intercede em nós em favor dos santos, e sem­pre o faz de acordo com a vontade de Deus. Esse ministério de dores de parto é um agonizar do Espírito Santo em nosso espírito; ele está preso, sem expressão audível, dentro do filho de Deus, e sempre produz resultado.
Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como con­vém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobrema­neira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segun­do a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos” (Rm 8.26-27). Isso também é uma manifestação do Espírito. O mistério mais profundo e que a expressão em palavras audíveis e compreensíveis na oração é a menor parte do assunto! Ela é como o topo de um iceberg; a maior parte dele está escondida sob a superfície da água. Esse tipo de intercessão acontece em nosso espírito e é obra do Espírito Santo dentro de nós.
Ela só ocorre naqueles que estão totalmente de­votados ao Senhor e estão inteiramente comprometidos com Ele. Esses filhos de Deus têm um ministério em seu espírito, que só o Senhor pode ler, receber e entender. É um ministério incessante de intercessão, É colocar em pratica a palavra de 1 Tessalonicenses 5:17: “Orai sem cessar”.





Nenhum comentário: