terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Oração corporativa – Continuação – Cap. 1



Esse é o material de apoio para o estudo do reunir de hoje (28/01).  
Temos pedido ao SENHOR que nos ajude a aprender a orar.Que possamos buscar a presença do SENHOR, meditar em Sua Palavra para que no reunir o SENHOR possa falar e edificarmos uns aos outros em Cristo.

A intercessão é a chave para neutralizar o inimigo
e progredir no reino de Deus

E então, o que significa lutar com essas forças? É evidente que significa que em algum lugar deve haver um ministério de intercessão. Antes que alguma comunidade se abra para o poder e a obra de Deus, alguns crentes precisam ficar nos bastidores e neutralizar o inimigo. Nosso Senhor Jesus disse: “Ou como pode alguém entrar na casa do valente e roubar-lhe os bens sem primeiro amarrá-lo? E, então, lhe saqueará a casa” (Mt 12.29).

Nossa tendência é pensar que, se tivermos uma boa pregação ou uma cruzada evangelística bem-organizada, as pessoas automaticamente serão libertas e salvas. Mas é possível ter tudo isso e descobrir que nos encontramos face a face com uma parede intransponível. Quanto mais uma obra é espiritualmente vital, mais provável será que o inimigo tente infiltrar-se, atrasá-la e neutralizá-la. Ele não ficará parado, deixando que você aja livremente, se houver alguma chance de que você o vencerá de uma forma forte e permanente. As várias vezes que o Espírito de Deus agiu poderosamente na história das nações são evidência suficiente desse fato.

Por essa razão, temos de entender este simples fato: não há assunto mais estrategicamente vital para a verdadeira Igreja e para a obra de Deus do que o da oração corporativa. Nos dias vindouros, durante a última fase da história mundial, precisamos saber como orar em conjunto. Além do mais, se a real perseguição vier nas décadas vindouras e se perdermos a liberdade, então precisamos saber como podemos avançar juntos e ver o cumprimento do propósito de Deus mesmo em tempos de grandes dificuldades.

Aprender as lições da oração corporativa

Precisamos aprender as lições da oração e da intercessão corporativas agora, enquanto temos tempo. Seremos achados em falta no dia da crise, a não ser que o Espírito de Deus imprima em nós essas lições. Por isso, é preciso que os cristãos mais novos, bem como aqueles que são mais maduros no Senhor, aprendam essas lições, por mais duras ou custosas que sejam. Alguns de nós, que somos mais velhos, adquirimos maus hábitos de oração a ponto de terem se tornado uma segunda natureza para nós. Se percebemos estar nessa condição, muitas vezes pensamos que é impossível aprender a forma correta de orar juntos. Apesar disso, o Senhor pode conservar tudo o que há de melhor e valioso em nossa experiência e pode vencer todos os maus hábitos se apenas confiarmos n’Ele e estivermos abertos à correção do Espírito Santo. O fundamento de todo aprendizado é ser manso. No momento em que um crente diz que não precisa de correção ou aperfeiçoamento, ele para de aprender.

Não é que eu queira que você engula tudo o que escrevo, mas que avalie o que lê e o apresente ao Senhor, perguntando o que serve para você. Permita que Ele faça uma seleção em seu coração. Meu desejo é simples! Precisamos aprender como usar essa arma colossal e efetiva que Deus pôs nas mãos da Sua Igreja.

A pequena tenda (Adição)

Durante a campanha histórica de evangelização em Los Ângeles (EUA), em 1949, a “grande tenda” que comportava mais de 6.000 pessoas ficou superlotada todas as noites por oito semanas seguidas. Perto, havia uma “tenda menor” montada para oração e aconselhamento. Os irmãos davam testemunho com freqüência de que o trabalho de verdade acontecia na “pequena tenda”, onde os irmãos se reuniam para orar de joelhos antes e durante toda a Jornada Evangelística.

Na carta do apóstolo Paulo aos irmãos em Colossos, ele lhes garantiu que ele próprio e seus cooperadores estavam sempre orando pelos colossenses (1:3,9). Ao encerrar, Paulo mencionou Epafras, um cooperador em Colossos que “... se esforça sobremaneira (lutando, batalhando, combatendo), continuamente, por vós nas orações, para que vos conserveis maduros e plenamente convictos em toda a vontade de Deus”.

Algumas pessoas recebem a tarefa de grande exposição pregando o evangelho na “grande tenda”. Mas Deus estendeu a todos nós, assim como ele fez a Epafras, o grande privilégio de ajoelharmo-nos na “pequena tenda” e trazer outros diante do trono de Deus.


Senhor ensina-nos a orar e a perseverar na oração e intercessão


Nenhum comentário: