sábado, 21 de abril de 2012

AS 42 JORNADAS NO DESERTO – CAPÍTULO 144




30ª Estação – Jotbatá (parte 3)

TEXTOS: Nm 33:33; Jo 7:37-39; Tg 3:11; Mt 5:8; Jo 15:3; Jr 17:9; Mt 15:19-20a; Sl 86:11; Jr 3:10; Rm 7:22-23; Sl 23; ICo 12:13


Vamos avançar na sequência dessa série de estudos acerca de Jotbatá, a 30ª estação. Creio que essa estação nos fala claramente acerca do fluir do Espírito Santo. Jotbatá é uma região onde havia águas correntes, águas fluindo para a satisfação do povo de Israel.
Temos estudado sobre esse assunto a partir do que nos falou o Senhor Jesus em Jo 7:37-39:

37 No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. 38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. 39 Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado.”

Estamos agora estudando sobre esse interior, pois aqui há uma chave para entendermos o verdadeiro significado de se ter uma vida cheia do Espírito Santo de Deus – uma vida que verdadeiramente permita o fluir do Espírito Santo. Se esse interior estiver sujo, cheio de coisas que não agradam o Senhor, como o Espírito Santo poderá fluir?
Nós vimos pela Palavra de Deus, de uma forma muito clara, em Tiago 3:11, que de uma mesma fonte não pode jorrar água doce e aquilo que é amargoso. E pela Palavra de Deus temos a certeza de que o Senhor, pelo Seu caráter Santo, não flui de um lugar impuro. Por isso precisamos ter um coração puro. Em Mateus 5:8, ensinando sobre as bem-aventuranças, o Senhor Jesus disse:

8  Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.”

É interessante tudo isso, porque em João 15:3, o Senhor Jesus, olhando para os discípulos, disse:

3  Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado”.

            A única maneira que alguém tem de ter o coração limpo é reconhecer toda a impureza que tem dentro de si e buscar a ajuda do Senhor. E nós precisamos lamentar em face ao nosso próprio coração. Jeremias 17:9 diz:

9  Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?”.

Creio que nesse texto nós precisamos analisar algumas palavras. Amados irmãos, olhando para essas palavras de Jeremias, nós precisamos estar bem atentos ao que o nosso Senhor Jesus nos fala aqui. Precisamos estar certos de que o nosso Senhor Jesus está nos conduzindo de uma forma preciosa. Vamos atentar para essas palavras de Jeremias:

·        Enganosofala de algo astucioso, traiçoeiro;
·        Desesperadamenteno hebraico significa mergulhado em desespero; extremamente aflito, atormentado, sem esperança;
·        Corruptosignifica estar fraco, doente, frágil; ser incurável.

Então é isso que ele fala do nosso coração. Ele é enganoso, traiçoeiro, astucioso; um coração mergulhado em desespero, extremamente aflito, atormentado. Não há esperança para esse coração caído, adâmico, porque ele é corrupto, fraco, doente, frágil.
Irmãos, nosso coração é desesperadamente perverso. Como disse o irmão Mackintosh, “é um inferno em miniatura”. E quando você estuda a Palavra de Deus, vê que essa palavra “coração” define “o homem interior”. Na tradição judaico-cristã, essa palavra coração refere-se à fonte de todas as energias físicas, emocionais, intelectuais, volitivas e morais. Do coração originam-se impulsos impenetráveis, além de sentimentos, disposições e desejos inconscientes. O coração também tem suas raízes e é o centro da concepção do entendimento; é a sede da vontade; é o órgão central e unificador da nossa vida pessoal; é o centro da personalidade humana. Mas quando você vai para a Palavra de Deus, vê que o Evangelho começa com a seguinte pergunta: “Qual é a condição do seu coração diante de Deus?”.
O coração é sempre o manancial de todas as nossas dificuldades. Veja o que o Senhor Jesus disse em Mateus 15:19-20a:

19 Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. 20  São estas as coisas que contaminam o homem (...)”.

Amados, a terrível e trágica falácia que muitos têm proclamado é que o homem está como está por causa do seu ambiente. Dizem que o homem só poderá melhorar se seu ambiente for melhorado. Isso não passa de uma trágica mentira, de uma trágica falácia. O primeiro erro do homem ocorreu em um ambiente perfeito, agradável, de paz, harmonia, onde o amor de Deus predominava sobre ele. Foi no paraíso que o homem agiu em rebelião a Deus. Então, olhe para esse texto de Mateus 15:1-20. Vemos nitidamente que o problema do homem está no seu coração. As dificuldades do homem encontram-se no âmago do seu ser.
Agora quero que você volte a Mateus 5:8, nas palavras do nosso Senhor:

8  Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.”

            É interessante que essa palavra, limpos, no grego é “katharos”: puro, livre de desejo corrupto, de pecado e culpa; livre de qualquer mistura com o que é falso”.
Uma das melhores definições para esse termo no aspecto espiritual é aquela que podemos encontrar no Salmo 86:11:

11 Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e andarei na tua verdade; dispõe-me o coração para só temer o teu nome.”

Amados, nossa grande dificuldade é o nosso coração dúplice. Quando estudamos o livro do profeta Jeremias, descobrimos que a causa do cativeiro de Judá foi um coração dividido. Jeremias 3:10 diz assim:

10 Apesar de tudo isso, não voltou de todo o coração para mim a sua falsa irmã Judá, mas fingidamente, diz o SENHOR.”

Ao estudar o Livro de Jeremias, você vê que o coração do povo de Judá era o coração de quem tinha Deus e mais algumas coisas. Eles estavam possuídos pela idolatria. Idolatria significa viver de substitutos. Em Romanos 7:22-23 Paulo diz:

22 Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; 23 mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros.”

Um coração limpo é um coração destituído de contaminação, de impureza. E para que tenhamos um coração limpo, um coração puro, temos que permitir que a Palavra de Deus trabalhe em nós. Somente a Palavra de Deus poderá limpar o nosso coração. O texto que vimos em João 15:3 diz:

“Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado”.

A Palavra de Deus é o instrumento do Espírito Santo para poder nos limpar, para nos vivificar, para nos transformar. A Palavra vem nos limpando de toda impureza, de toda iniquidade.
Amados irmãos, como necessitamos ser trabalhados pela Palavra de Deus, como necessitamos ser limpos por ela. Se desejamos ter uma vida onde o Espírito Santo flui com toda liberdade, com toda intensidade; se queremos ter em nós uma fonte a jorrar para a vida eterna, precisamos ter em nós o falar de Deus, Sua Palavra vivificadora, Sua Palavra que nos transforma. Nós necessitamos do falar de Deus dia após dia, porque o falar de Deus é o Seu trabalhar. Quanto mais ouvimos a Palavra de Deus, mais Deus está trabalhando em nós. Por causa deste coração, por causa desta vida que vivemos na terra, necessitamos de uma profunda comunhão com Deus e com Sua Palavra. Somente através da Palavra é que poderemos estar limpos, é que poderemos ser conduzidos por Deus a uma experiência profunda com Seu Espírito. Por essa razão lemos no Salmo 23:4, onde Davi diz:

“(...) a tua vara e o teu cajado me consolam”.

Há algo muito especial aqui, porque a figura do cajado e a figura da vara falam daquilo que vemos da própria Palavra de Deus. A Palavra de Deus é uma vara, tem o aspecto da vara e do cajado. Isso é maravilhoso. De uma forma e de outra, tanto a vara, como o cajado, simbolizam a Palavra de Deus. Como vara, ela tem o propósito de nos corrigir, de nos tratar e de nos disciplinar. Como cajado, ela tem a finalidade de nos conduzir. E você pode ver isso. É o que o Senhor diz aqui, pelo Seu Espírito, através desse cântico de Davi, no Salmo 23.
Ele diz assim:

1 O SENHOR é o meu pastor; nada [nada!] me faltará. 2 Ele me faz repousar em pastos verdejantes [olhem o alimento]. Leva-me para junto das águas de descanso [olhem o fluir do Espírito]; 3 refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. 4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão [a tua vara] e o teu cajado me consolam.

Gostaria que você notasse esta palavra: me consolam. Aqui ela tem o sentido de compaixão, de aliviar, de confortar, de consolar. A Palavra de Deus tem essa finalidade, porque o propósito dela, mesmo disciplinando, é sempre de corrigir, de nos conduzir. E conduzir a quê? Ao descanso, à satisfação de Deus. Deus não tem prazer no nosso coração impuro, Ele deseja ganhar o nosso coração. E eu e você precisamos estar cientes disso, pois se não entendemos o que significa ser cheio do Espírito Santo, ter o fluir do Espírito Santo, jamais vamos entender o verdadeiro significado da vida cristã. E Deus deseja mostrar isso para nós.
Amados, quando olhamos para a Palavra de Deus, vemos tanto a questão do batismo, como a questão do enchimento do Espírito. Tanto o batismo no Espírito Santo, como o enchimento. O batismo significa ser colocado dentro de alguma coisa. Mas o enchimento significa que algum elemento está dentro de você. No batismo diz que você foi colocado dentro de algo, emergido em algo. Mas o enchimento indica que um elemento está dentro de você. Quando nós pronunciamos que bebemos do Espírito, significa que nós estamos desfrutando, estamos bebendo aquilo que é espiritual. O batismo significa que você é colocado dentro da água. O beber significa que a água está dentro de você.
Essas metáforas nos são apresentadas para nos introduzir na pericorese espiritual, onde o Pai, o Filho e o Espírito Santo vivem em plena comunhão de amor, de glória e santidade em nós. Creio que o propósito de Deus é nos levar a uma profundidade espiritual. Se nós entendermos isso, vamos compreender verdadeiramente o significado de viver uma vida cheia do Espírito Santo.
Em I Coríntios 12:13 Paulo diz:

13 Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito.”

Podemos ver aqui: batizados e beber. Batizados, no Novo Testamento, ocorre sessenta e três vezes, e seu significado é mergulhar repetidas vezes; e, beber, ocorre quinze vezes em todo o Novo Testamento, e seu significado é receber na alma o que serve para refrescar, fortalecer, nutrir para a vida.
Amados irmãos e irmãs, Paulo diz nesse texto que todos fomos batizados em um corpo no dia do Pentecostes. Foi aí que aconteceu o batismo. Na última frase, no entanto, vemos a conjunção e, que apresenta algo muito importante dentro da gramática grega. Diz: E a todos foi dado beber de um só Espírito”. Irmãos, em certa ocasião o Senhor comparou o Espírito Santo à água viva. E quando foi isso? Vocês se lembram, pois estamos estudando sobre isso, lá em João 7:37-39. Após a Sua ascensão, o nosso Senhor derramou dos céus a água viva. Isso foi o batismo. Assim, todos os cristãos da terra foram batizados, porque o Espírito Santo foi derramado sobre eles. Mas aqui em I Coríntios 12:13 diz que hoje todos nós temos que beber de um só Espírito.
Aquilo que o Senhor nos deu em Pentecostes é um fato, uma realidade. Assim como a Cruz foi um fato, um fundamento, algo que ocorreu, o Pentecostes também. E a Igreja, desde esse tempo, vive essa experiência, essa realidade. E ela precisa conhecer isso na prática, experimentar isso na prática. Nós não podemos viver na periferia dessas verdades. Todos nós, salvos em Cristo Jesus, temos essa bênção.
Então, nós temos que entender. E para que o Espírito Santo possa fluir em nossa vida, continuadamente, é necessário que o nosso interior esteja sendo limpo pelo falar do Senhor, pela Sua Palavra.
Que Deus, mais uma vez, venha lhe abençoar em Cristo Jesus.

Nenhum comentário: