quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

A DESGRAÇA DE CAFARNAUM

Mal o Senhor começou o seu ministério, deixou Nazaré e se mudou para a vizinha cidade de Cafarnaum. Ali estabeleceu o centro das suas atividades.
Cafarnaum foi a cidade que mais o teve. Suas ruas o viram passar muitas vezes, já cansado pela viagem exaustiva, já renovado por um merecido descanso. Para os vizinhos da cidade, o rosto de Jesus era familiar, e os seus milagres chegaram a ser assunto cotidiano, tanto, que já não surpreendiam a ninguém.
Cafarnaum foi honrada em tal alto grau máximo, como nenhuma outra cidade antes nem depois. Por isso, o Senhor lhe disse: "É levantada até o céu" (Mat. 11:23). No entanto, a frase do Senhor não termina aí: "Até o Hades será abatida". De um extremo da exaltação baixa ao outro extremo da degradação. Do cume mais alto ao abismo mais espantoso. Por quê?
O Senhor mesmo nos dá a resposta: "Porque se em Sodoma fossem feitos os milagres que foram feitos em ti, teria permanecido até o dia de hoje". Cafarnaum teve uma sorte que Sodoma não teve; mas tem uma responsabilidade que aquela tampouco recebeu.
A responsabilidade é proporcional à honra. E Cafarnaum não foi fiel à honra que lhe foi conferida. Os milagres de Jesus ali não surtiram efeito no coração. Eles deram razão a Abraão, naquela história do rico e Lázaro, quando disse: "Se não ouvem a Moisés e os profetas, tampouco se persuadirão ainda que alguém se levante dos mortos" (Luc. 16:31). Os milagres não podem operar no coração mais do que opera a persuasão pela Palavra de Deus.
Conclui Jesus: "Portanto vos digo que no dia do juízo, será mais passível o castigo para a terra de Sodoma do que para ti". O fim é espantoso, lapidário. O que ficará da honra conferida a Cafarnaum? Só uma fumaça, testemunho dos justos juízos de Deus.
Mas nós não devemos nos espantar tanto com a sorte de Sodoma, como com a nossa própria se não crermos no Filho de Deus. Como escaparemos nós, se além das palavras do Senhor que nos julgarão naquele dia, operar também contra nós o exemplo de Cafarnaum?

Fonte: www.aguasvivas.ws

Nenhum comentário: