segunda-feira, 12 de outubro de 2020

1ª Estação - Ramessés - Parte 04

 

As 42 Jornadas no deserto


1ª Estação - Ramessés - Parte 04

TEXTO: Nm 33: 1-4

 

              No estudo passado, estive compartilhando ainda acerca de Ramessés. Precisamos prestar muita atenção aqui, porque nós, agora, temos que entender como o mundo, de uma forma sutil, de uma forma perversa, muitas e muitas vezes, tem nos seduzido. Quero ler uma passagem que, ontem, foi a nossa passagem texto, onde podemos nos deter um pouco e compartilhar algumas verdades, verdades estas que nos levam para dentro de Ramessés.

              Se você quer estudar sobre Ramessés, tem que estudar os capítulos 1 ao 12, do livro de Êxodo. Então verá que ali o povo de Israel estava debaixo do jugo de escravidão no Egito. Eles estavam construindo as cidades de Ramessés e Piton. A palavra “Piton”, fala de serpente, significa serpente. Ali eles estavam trabalhando para um império perverso. O mundo fala de tudo isso, o mundo fala da nossa escravidão, a escravidão da culpa, do pecado, dos pecados, a escravidão da lei da carne, e de todas essas coisas Cristo nos libertou. E é sobre isso que nós temos que dar a devida atenção, é aqui que temos que ser tão cuidadosos, para não entender a nossa libertação apenas do pecado, dos pecados, da culpa, da lei do pecado, mas a nossa libertação das sutilezas de Satanás em relação ao mundo. Apocalipse capítulo 9, versículos do 1 ao 4, João diz assim:

 

1- O quinto anjo tocou a trombeta, e vi uma estrela caída do céu na terra. E foi-lhe dada a chave do poço do abismo.

2 - Ela abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço como fumaça de grande fornalha, e, com a fumaceira saída do poço, escureceu-se o sol e o ar.

3 - Também da fumaça saíram gafanhotos para a terra; e foi-lhes dado poder como o que têm os escorpiões da terra,

4 - e foi-lhes dito que não causassem dano à erva da terra, nem a qualquer coisa verde, nem a árvore alguma e tão-somente aos homens que não têm o selo de Deus sobre a fronte”.

 

Veja que em Apocalipse, capítulo 7, versículos do 1 ao 4, nós temos a “marca do povo de Deus”, como também no capítulo 14. Mas, no capítulo 13 de Apocalipse, temos a “marca do povo do Anticristo, a marca do mundo”, daqueles que aceitam e aceitará o governo do mundo, o poder do anticristo sobre suas vidas. Em relação a este texto, temos uma linguagem figurativa usada por João. A estrela caída do céu refere-se a Satanás. O abismo é o lugar da sua administração, do seu depósito, do seu governo. Vemos aqui, meus irmão e irmãs, que em muitas coisas Satanás tem nos aprisionado. A Bíblia, a Palavra de Deus, tem nos alertado concernente ao Reino de Deus e ao Reino das Trevas. E nisto precisamos ser cuidadosos. Porque aqui, vemos que a Bíblia dá uma ênfase especial a esse estado de coisas, que muitas vezes tem se tornado anormal nas nossas vidas.

              Em Mateus, capítulo 6, versículo 25, o Senhor diz para não “andarmos ansiosos pela nossa vida”. Em Filipensses, capítulo 4, versículo 6, Paulo diz para “não andarmos ansiosos por coisa alguma”.Então nossa vida precisa ser de total confiança e entrega a Deus. Mesmo aqui neste mundo, mesmo aqui onde temos que vestir comer, beber, viver, mesmo em tudo isso. Precisamos viver uma vida tranqüila e temos visto em muitos aspectos como o inimigo tem nos enganado, no nosso próprio viver, nas coisas cotidianas, como ele tem nos enganado. Veja quanto ao assunto do casamento, como temos tido tantos problemas nesta área. Talvez nunca tivemos tantos problemas nesta área como temos tido hoje. Há uma grande confusão, pois, os jovens têm rompido com as velhas tradições. Os jovens precisam de uma direção nova, de conceitos novos para substituir os antigos. Não é isso que tem acontecido? Este fato não pode ser considerado normal, irmãos e irmãs, isso é sobrenatural. Porque aquilo que a Palavra de Deus sempre tem dito, aquilo que a Palavra de Deus é, os jovens não querem mais, eles têm buscado agora o quê? Novos conceitos para substituir aquilo que a Palavra de Deus sempre disse. Isto é sobrenatural, não é normal!

Casar-se e dar-se em casamento é algo totalmente sadio e normal em qualquer época, mas hoje vemos que um elemento novo tem sido inserido com relação aos jovens no casamento. Nós vemos que há muita libertinagem. Vemos que de uma forma perversa o inimigo tem confundido a mente dos nossos jovens, dos nossos filhos.

              Veja a questão do plantar, do construir, aquilo que a Bíblia diz: vender, comprar, todas essas coisas podem ser perfeitamente legítimas e benéficas. Mas o poder que hoje está por detrás destas coisas, dos homens, levando-os a estarem desnorteados, perdendo o equilíbrio. Vemos que há uma força maligna que move o sistema do mundo e tem precipitado o homem de uma forma a viver em extremos. Podemos ver dois extremos: O primeiro é a total incapacidade de vivermos somente com o que ganhamos, o outro, a incomum capacidade de acumular riquezas. Por um lado muitos cristãos se encontram em dificuldades financeiras sem precedentes, por outro, muitos encontram a capacidade de enriquecer também sem precedentes. Ambas as condições são anormais.

              Entre em qualquer casa nos dias de hoje, veja como as pessoas estão conversando, veja os finais de culto das reuniões da Igreja, veja o que tem ocupado o coração dos cristãos, tem permeado os seus pensamentos, observe no edifício onde você mora, na sua vizinhança. Veja com as pessoas estão sempre falando naquilo que compraram ou naquilo que querem comprar. Irmãos e irmãs, essas coisas tem governado os homens, as pessoas. Se você não tomar cuidado, você vai perceber como os cristãos, hoje, estão de uma forma escandalosa, de uma forma perversa, misturados com os sentimentos do mundo. Nós precisamos ser cuidadosos quanto a isso, porque talvez aqui seja o ponto onde Satanás tem enganado muitos de nossos irmãos. Temos que ter certeza que estamos vivendo no final dos tempos, em uma época que um poder especial foi liberado e está atingindo e dirigindo os homens, quer queiram quer não.

              Então o problema hoje não esta tanto na questão da pecaminosidade, mas no mundanismo. Quem ousaria dizer a você que você está agindo errado, quanto à maneira de você se vestir como a maneira que você procura se alimentar. Quem, hoje, estaria seguro em dizer para você que a maneira como você tem procurado edificar seu casamento está errada, que a maneira como você está procurado um casamento ou com tem visto seu casamento, está errado. Quem questionaria seu direito de adquirir um bem ou de vendê-lo. Tais coisas não são erradas em si mesmas, meus irmãos e irmãs reiteram, mais uma vez, tais coisas não são erradas em si mesmas. Errada é a força espiritual que está por trás de cada uma destas coisas. São as forças espirituais que têm nos pressionado de uma forma implacável, a ponto de tudo isso, em nós, tornar-se uma obsessão controladora. Por isso medite nessa verdade. Que nós venhamos a nos despertar para o fato de que a pesar de tais coisas serem tão simples e comuns, estão sendo usadas por Satanás para nos atrair para a grande rede de sua organização, do seu sistema mundano.

              Olhe Lucas, capítulo 21, versículo 34, que diz “E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia.” Note o termo grego aqui para a palavra “vida”. No novo testamento, em grego, há três palavras que são comumente usadas para “vida”. A primeira palavra é “zoe”, que fala da vida espiritual, a segunda é “psique”, que fala da vida psicológica, e a terceira é “bios”, que fala da vida biológica. Esta última é a palavra aqui usada, aparecendo na sua forma adjetiva “bióticos”, que é dar vida.

              O Senhor está nos alertando para que não sejamos pressionados, excessivamente, com os cuidados desta vida, que pertence ao dia presente, ao dia em que estamos vivendo. Esses dias de ansiedade concernentes aos assuntos do nosso dia a dia, como comer, vestir, comprar, vender, coisas que pertencem a nossa presente existência na terra, amados irmãos e irmãs, foi por causa de uma coisa simples que Adão e Eva caíram, e será por causa de assuntos simples que alguns cristãos estarão negligenciando a sua vocação celestial, a sua vida cristã, o seu amor a Deus. A questão será sempre onde temos colocado o nosso coração. Somos exortados a não sobrecarregarmos o nosso coração ou oprimido com essas coisas, pois, nós mesmos estaremos perdendo Deus, perdendo a nossa comunhão com Deus, a comunhão com a sua palavra, a sua direção, ou seja, não é para nós carregarmos um fardo referente a esses assuntos, porque é pesado demais para suportarmos. Devemos ter um verdadeiro sentimento de desapego a todas essas coisas, mesmo que sejam bens nossos, mas que são coisas que estão neste mundo. Seja o que for não podemos colocar nisto o nosso coração.

              Portanto, meus irmãos e irmãs têm que perceber que somos a IGREJA, a luz do mundo brilhando no meio das trevas. Veja que ouve uma época em que a Igreja do Senhor Jesus rejeitava os costumes do mundo, agora, ela não apenas faz uso deles, mas abusa deles. É claro que todos nós precisamos usar o mundo, pois precisamos dele, porém, que não o queiramos e nem o desejemos. Porque estamos no mundo, temos que comer, comprar, vender, de fato, com certeza, mas o Senhor Jesus diz assim, em Lucas, capítulo 31, versículo 36: “vigiai, pois, em todo o tempo,orando para que sejais ávidos por dignos de evitar todas estas coisas, que hão de acontecer e estar de pé diante do Filho do Homem”.

              Irmãos, Deus está exortando-nos a vigiar, a orar, porque precisamos saber que há uma força espiritual contra nós, precisamos estar prevenidos na oração e na vigilância, não podemos ser descuidados, devemos estar, constantemente, alertas para que, de fato, em espírito, estejamos desembaraçados dos elementos deste mundo. Precisamos ser cuidadosos! Há coisas neste mundo que são essenciais à nossa existência, preocupar com estas coisas é algo legítimo, mas estar subjugados, sobrecarregados  por causa destas coisas é ilegítimo. E estas coisas têm impedido que venhamos a desfrutar o melhor de Deus para nós.

              Que Deus, no poder do seu Espírito Santo, de uma forma tão poderosa e gloriosa, venha falar ao seu coração, venham te conduzir a entender todas estas verdades quanto a sua vida, vida aqui neste mundo.

Que você seja guardado na Palavra de Deus. Somente Deus, no poder do seu Espírito, através desta Palavra, poderá te guardar e te abençoar.

Por: Luiz Fontes

 

             

 

Nenhum comentário: