segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

CAPÍTULO 6: A VIDA DA IGREJA, O CORPO DE CRISTO (PARTE 6)






DORES DE PARTO E SOFRIMENTO


Leitura: Atos 16:6-40; Filipenses 1:29


A igreja em Filipos nasceu das dores de parto de Paulo e de Silas. No nascimento há sempre dores de parto. Hoje, as pessoas tentam ter um parto sem dor, mas, via de regra, o nascimento é sempre com dor. O nascimento de uma igreja vem mediante dores de parto – não apenas por causa das dores de parto de nosso Senhor Jesus na cruz, mas também por meio do sofrimento dos servos de Deus. Não apenas Paulo e Silas sofreram por causa da fé; se lermos a carta aos filipenses, vemos que a igreja também sofreu por causa da fé. Paulo escreveu: “Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo, e não somente de crerdes nele” (Fp 1:29).
Se realmente cremos, se realmente somos fiéis à fé em nosso Senhor Jesus, haverá circunstâncias de conflito. Em outras palavras, o mundo irá se levantar e tentará nos perseguir, porque a Igreja é separada dele. De todas as nações, povos, línguas e tribos, Deus chamou um povo para Si mesmo. Somos separados do mundo pela fé do evangelho e estamos num conflito. O inimigo de Deus não vai permitir que as coisas aconteçam de maneira suave; haverá muitos conflitos em andamento. Não apenas Paulo e Silas sofreram pela fé, mas mesmo À igreja em Filipos foi dada a graça de não apenas crer, mas também de sofrer. Crer no Senhor Jesus e sofrer pelo Senhor – isso é graça. Será que temos sofrido pelo nome de nosso Senhor Jesus?
Os sofrimentos podem ser de muitas maneiras. Podemos não sofrer fisicamente pela perseguição, tal como sermos lançados na prisão ou açoitados. Mas se, cremos de fato no Senhor e somos fiéis em nossa fé, iremos sofrer, porque é com muita tribulação que entraremos no reino de Deus. Os sofrimentos nos amadurecem, fortalecem-nos.
A igreja em Filipos não estava passando por bons tempos. Os cristãos ali sofriam pelo nome de Cristo, e, com aquele sofrimento, a igreja era fortalecida. Essa é outra lição que precisamos aprender. Será que temos desejo de sofrer? Estamos dispostos a desistir de nós mesmos? Estamos dispostos a abandonar o mundo? Somos fiéis ao Senhor em segui-Lo por toda a vida?
Paulo ficou em Filipos por apenas um período curto de tempo, porque foi expulso, mas, quando partiu, deixou alguns para trás. Ele, Silas e Timóteo continuaram o caminho, mas deixaram Lucas, o médico amado. Quando pensamos em um médico, pensamos em alguém muito técnico e que não possui emoções, mas o médico Lucas era o médico amado, era cheio de amor. Lucas foi deixado para trás para auxiliar aquela igreja jovem, e ficou ali com eles alguns anos. Ele não se uniu a Paulo novamente até o fim da terceira viagem missionária de Paulo em 58 d.C. (veja Atos 20:5). Portanto, com Lucas entre eles para os ajudar, não é de se admirar que a igreja em Filipos fosse uma igreja de amor. Era cheia somente de amor.

Nenhum comentário: