domingo, 19 de maio de 2013

OS IDOLOS MAIS PERIGOSOS!




Existem ídolos mais perigosos do que outros? Vamos examinar.
Primeiro - O que é que a Bíblia diz sobre ídolos em geral?
Ex 20:3-4; Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que ha em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Deut 16:22;  Nem levantes imagem para ti, coisas que o Senhor teu Deus odeia.
Deut 27:15;  Maldito seja o homem que fizer imagem esculpida, ou fundida, coisa abominável ao Senhor, obra da mão do artífice, e a puser em oculto. E todo o provo dirá amém.
Salmo 115:4-8 Seus ídolos são prata e ouro, obra das mãos do homem. Tem boca, mas não falam; tem olhos, mas não vêem, Tem ouvidos mas não ouvem; tem nariz, mas não cheiram; Tem mãos mas não apalpam; tem pés mas não andam; Não podem emitir som de sua garganta.  Aqueles que os fazem sejam semelhantes a eles, e todos os que neles confiam.
Ídolos são uma abominação ao criador, que deseja ter todo nosso coração, toda nossa adoração, sem dividir com ninguém... Isto é claro. MAS, esses ídolos, tão comum quanto são, não são os perigosos! Tem outros ídolos que Deus diz que são muito, muito mais perigosos.
Ezequiel 14 fala deles:
Vs 5 b- eles afastam a gente de Deus.
Vs. 3, 4 e 7  Eles fazem agente tropeçar.
Vs. 3,4, e 6  Eles são plural - ou seja cada pessoa tem MAIS de um.
Vs. 3,4, e 7  Eles são poderosos!
Vs. 1  até os lideres religiosos (incluindo nós pastores) não são sem estes ídolos...
Eles chamam de (vs. 3) Ídolos nos nossos corações. Este artigo é para falar de ídolos do coração.
Deveríamos levar isso muito sério pois Deus leva a sério. Veja vs. 8 nos diz que se não tirarmos esses ídolos da nossa vida, “...Eu dirigirei meu rosto contra esse homem, e farei um sinal e um exemplo...”  Poderíamos imaginar como é viver a vida tendo Deus virado o rosto contra a gente?  Você poderia imaginar como seria viver esta vida com Deus trabalhando CONTRA tudo que você faz?  (pois Ele diz que “resiste ao orgulhoso”...)
Opa!  Se isso é tão mal, me explica, o que é este negócio de ídolos no coração?
Vamos dar uma definição bem simples, ok??

Primeiro o que não é. Esse tipo de ídolo não é em si um pecado - por exemplo, o pecado da ira, do ciúme, de xingar, de beber, do adultério, da murmuração, etc. Nenhum desses pecados é um “ídolo do coração”. São pecados sim, mais não é o que Ezequiel refere como Ídolos do coração.
O que é então?    UM IDOLO DO CORAÇAO: tem haver com que nós desejamos.
É uma coisa que eu desejo tanto que eu pecaria para obter.  (ou que eu pecaria se não obtiver)
Por favor, me deixar explicar de outra maneira e depois darei alguns exemplos:
Por que é que a gente peca? Não é culpa do diabo - a gente peca porque quer pecar. Tiago 4:1 deixa isto bem claro: “De onde vem as guerras e contendas que há entre vós? (crentes da igreja)  não surgem dos prazeres que lutam dentro de vós?”
Ou seja, nossas concupiscências (como diz muitas bíblias neste versículo), nossos desejos fortes são culpados. Nós queremos e por causa de querer, pecamos.
Exemplos:
Estou com fome (isto não é pecado). Quero desejo comer (isto também não é pecado), porém, eu tanto quero comer que eu vou à loja e roubo. Nosso desejo (que não era pecado em si) era tão forte que pequei para obter.
Eu quero paz em casa (isto com certeza não é pecado), mas chegando em casa, as crianças estão fazendo muito barulho, e eu grito “CALA BOCA!”  Bom, querer paz não é pecado, e eu consegui ter paz depois de gritar, mas o gritar foi pecado não e’?  Mesma coisa!.

Mais um exemplo - Quero sexo. Isto em si não é pecado, Deus nos criou com o desejo de fazer sexo. Deus criou o sexo, é coisa linda (dentro das normas de Deus ou seja o casamento) Querer fazer sexo não é pecado, mas se eu cometo a fornicação, o adultério, a masturbação para sentir o prazer de sexo, eu pequei...
Então, qualquer desejo que eu deseje tanto que pecaria para obter, é um ídolo do coração.
Agora volta pro inicio e veja tudo que Ezequiel diz sobre esses ídolos.
Somente tem UMA saída: Ezequiel 14: 6  Arrependimento! E não mais seguir esses ídolos (desejos), pois são abominações para Deus.
A próxima vez que você pecar, então faça isso.
1- Arrependa-se do pecado peça perdão a Deus e peça perdão a pessoa que você feriu.
Mas não para ai!
2- Procure ver se há um ídolo em seu coração que está lhe levando a pecar.
O que você está desejando tanto que até mesmo pecaria para obter?  Assim podemos identificar e mortificar esse ídolo e com isso poderemos nunca mais praticar esse pecado de novo - ISTO meu amado se chama de vitória. Isto se chama de livramento!
Que Deus ricamente te abençoe enquanto com amor tente obedecer tudo que se encontra na preciosa palavra de Deus!
Estamos orando por vocês - se tiver qualquer pergunta escreva pra mim.
Pastor Alan Caixa Postal 22,  São Paulo de Olivença, Amazonas,  CEP - 69600-000
Esse artigo foi escrito pelo missionário americano Allen Yoder que serve ao SENHOR no Amazonas.

Nenhum comentário: