domingo, 21 de março de 2010

O RESPEITO DEVIDO

Não obstante, vós, cada um de per si, também ame a sua própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite o seu marido” (Ef 5: 33)

Deus exige que o marido ame a sua esposa, mas também exige que a mulher tenha respeito pelo marido. Creio que não é muito comum que uma mulher case com um homem que não ame, mas é bem comum que a mulher perca o respeito pelo marido depois de estarem casados há algum tempo. A perda de respeito pode ser o início da perca do amor, e uma vez perdido o respeito a relação sofre danos gravíssimos.
Na Bíblia temos dois exemplos clássicos da perda do respeito por parte da esposa em relação ao seu marido. No primeiro caso quero falar de Mical filha do rei Saul e esposa do rei Davi, ela viu o seu marido dançando, expressando a sua alegria perante o Senhor na frente do povo, Davi estava sem as suas vestes reais, ele se despojou e usava apenas as roupas de baixo, este fato ocorreu quando a arca da aliança estava entrando na cidade. Mical, além de não participar da alegria do seu marido, desprezou-o, veja nos versículo 16, 20 e 23 de II Samuel capítulo 6 as atitudes de Mical e as suas conseqüências: “Quando entrava a arca do Senhor na cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei Davi saltando e dançando diante do Senhor, o desprezou no seu coração”... V. 20 Então Davi voltou para abençoar a sua casa; e Mical, filha de Saul, saiu a encontrar-se com Davi, e disse: Quão honrado foi o rei de Israel, descobrindo-se hoje aos olhos das servas de seus servos, como sem pejo se descobre um indivíduo qualquer... V. 23 E Mical, filha de Saul não teve filhos, até o dia de sua morte. Sugiro a leitura dos versos 16 a 23.
Ela criticou o marido ao invés de compreender a situação sob a perspectiva de Deus. Mical cometeu um grave erro, a conseqüência da sua falta de respeito para com o seu marido foi que não pode ter filhos, o juízo de Deus pesou sobre ela.
A mulher que não respeita o seu marido traz para si mesmo e para seu casamento e família infelicidade, além de fechar a porta para que uma nova vida saia de dentro dela.
O outro exemplo o qual quero compartilhar é o da rainha Vasti, esposa do rei Assuero, rei da Pérsia. O rei Assuero estava dando um banquete para os seus amigos e quis exibir sua linda rainha. Ele pediu que os eunucos chamasse a rainha Vasti a fim de mostrá-la aos seus convidados, mas para sua surpresa a rainha não o atendeu e mandou um recado dizendo que não iria, fato que envergonhou o rei perante todos os convidados, o ato da esposa Vasti humilhou o marido Assuero. “A rainha Vasti, porém, recusou atender à ordem do rei dada por intermédio dos eunucos; pelo que o rei muito se enfureceu, e se inflamou de ira. (Ester 1:12)
O resultado foi que Vasti perdeu a sua posição de rainha. Ela não só fez mal ao marido, o rei, mas também ao povo. A não ser que a mulher queira perder a posição de rainha no coração do marido, ela não deve desonrá-lo, não deve humilhar o esposo por mais que pense que ele o mereça, o preço é alto demais.
Reflita agora amada leitora, se isso já lhe aconteceu e você está ciente de ter desrespeitado o seu marido, confesse isso a Deus neste momento, diga ao Senhor que reconhece que não estima o seu marido da maneira que a Palavra de Deus requer de você, clame a Deus que venha colocar em seu coração mansidão e amor incondicional.
Orar dessa forma irá ajudá-la a mudar as suas atitudes. O amor diminui se fixarmos o nosso olhar para o lado negativo das coisas e o amor cresce se focarmos nos aspectos positivos. Haverá momentos em que você não conseguirá saber de onde seu marido vem, o que ele está sentindo e por que está fazendo as coisas que faz, a não ser que tenha o discernimento de Deus, peça ao Senhor que o dê a você.
Quando estiver orando por si mesma, lembre-se do modelo de esposa virtuosa da Bíblia. A passagem diz que ela cuida da sua casa e faz isso muito bem. Sabe comprar e vender, e faz bons investimentos. Mantém-se saudável e forte e se veste de maneira atraente. Trabalha com diligência e possui habilidades lucrativas. É generosa e se prepara conscientemente para o futuro. Contribui para a boa reputação do marido. É forte, íntegra, honrada e não teme envelhecer. Fala com sabedoria e bondade. Não permanece ociosa, mas observa cuidadosamente o que se passa em sua casa. Seus filhos e marido a louvam. Ela não confia na beleza exterior, mas sabe que o temor do Senhor é seu maior atrativo. Apóia o marido e mantém uma vida pessoal proveitosa que fala por si mesma. (Leia Provérbios 31)

Nenhum comentário: